Shares

Cacau, o rei dos antioxidantes, e os seus benefícios

 

 

Todos nós conhecemos o delicioso cacau, mas será que sabe que este superalimento  é considerado por muitos o rei dos antioxidantes?  É verdade, os grãos de cacau são produzidos através da planta “Theobroma cacao”, traduzida à letra significa “alimento dos deuses”.  Isto diz tudo, não é?

E, para além de ser presença obrigatória na composição dos chocolates, este alimento dos deuses tem inúmeros benefícios para a nossa saúde. É rico em flavonoides, vitaminas e minerais como o potássio e o cobre, que fortalecem a saúde do nosso coração. Contém também uma boa quantidade de cálcio e magnésio, que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Mas conheça melhor todos os benefícios deste superalimento que tanto agrada a pequenos e graúdos.

 

 

1- Melhora o nosso humor

O cacau faz aumentar a produção de serotonina, isto é, a hormona da boa disposição graças ao triptofano que está na sua composição. Os seus grãos contêm também dopamina, que melhora a nossa saúde mental e o nosso humor. Razões suficientes para o cacau ser considerado um superalimento antidepressivo, já que comprovadamente ajuda a combater a depressão e a ansiedade.

Cacau, o rei dos antioxidantes e os seus benefícios- Bom humor

Cacau, o rei dos antioxidantes, e os seus benefícios – Melhora o nosso humor | Foto: you.co.za

 

 

2- Protege o nosso coração

Os especialistas afirmam que o cacau é um excelente aliado do nosso coração e que os seus polifenóis ajudam a reduzir a tensão arterial. Por ser uma rica fonte de magnésio, este alimento fortalece e melhora as funções cardiovasculares e reduz a formação de coágulos sanguíneos, ataques cardíacos e derrames.

Cacau, o rei dos antioxidantes e os seus benefícios -Grãos de cacau

Cacau, o rei dos antioxidantes, e os seus benefícios – Protege o nosso coração | Foto: verdeanis

 

 

3- É um aliado do nosso cérebro

Que boa notícia! O cacau é um excelente aliado do nosso cérebro, já que os seus flavonoides aumentam o fluxo sanguíneo e promovem uma melhor oxigenação do cérebro. E estudos dão conta que o cacau é uma óptima opção para combater doenças relacionadas com demência.

Cacau, o rei dos antioxidantes e os seus benefícios- Cérebro

Cacau, o rei dos antioxidantes, e os seus benefícios – É um aliado do nosso cérebro | Foto: herbworks

 

 

4- É muito rico em antioxidantes

O cacau é um poderoso antioxidante que faz verdadeiros milagres pela nossa saúde! Ao veja: melhora o nosso sistema imunitário, previne várias doenças e faz ainda aquilo que todas nós, mulheres, desejamos, retarda o processo de envelhecimento. Como? Devido à forte acção dos seus antioxidantes que fazem do cacau um excelente anti-inflamatório.

Cacau, o rei dos antioxidantes e os seus benefícios -Cacau

Cacau, o rei dos antioxidantes, e os seus benefícios – É muito rico em antioxidantes | Foto: adesg

 

 

5- É uma poderosa fonte de ferro

Este alimento é uma poderosa fonte de energia graças à grande quantidade de ferro que contém. Ao consumirmos o cacau, ficamos mais alerta e há até quem diga que nos fornece tanta energia como uma chávena de café. O cacau ajuda por isso a prevenir as anemias, que mais não são do que falta de ferro no sangue.

Cacau, o rei dos antioxidantes e os seus benefícios- Cacau em pó

Cacau, o rei dos antioxidantes, e os seus benefícios – É uma poderosa fonte de ferro | Foto: awsli

 

 

6- Ajuda a perder peso

Ficou intrigado com este benefício?  Saiba que há estudos que dizem que os polifenóis presentes no cacau ajudam a melhorar a resistência à insulina. E, por ter propriedades antidepressivas, este alimento pode ser um aliado da sua dieta já que reduz o desejos compulsivos por comida e reduz a produção da hormona do stress, um dos principais factores do ganho de peso. O chocolate negro é uma óptima opção para quando lhe apetece comer um doce.

Cacau, o rei dos antioxidantes e os seus benefícios -Balança

Cacau, o rei dos antioxidantes, e os seus benefícios – Ajuda a perder peso | Foto: slodive

 

 

7- Um conselheiro de beleza

O cacau já conquistou fãs em vários campos, nomeadamente na área da estética! Por conter retinol, ácido ascórbico, vitamina A, Vitamina B1, B2 e B3, a polpa do cacau tem sido usada na indústria da beleza em máscaras faciais hidratantes, oxigenantes e esfoliantes. Fazia ideia que o ácido presente no cacau ajuda a eliminar as células mortas e suaviza as linhas de expressão? Estamos sempre a aprender.

Cacau, o rei dos antioxidantes e os seus benefícios -máscara de cacau

Cacau, o rei dos antioxidantes, e os seus benefícios – Um conselheiro de beleza | Foto: aryzauq

 

E agora que já conhece todos os benefícios do cacau, saiba que produtos é que a Girassol tem ao seu dispor.

Clique sobre cada uma das imagens para ficar a conhecer as características de cada um destes produtos.

Se gostou de descobrir os benefícios do cacau, conheça também os benefícios da cenoura, da banana e da cúrcuma. Conheça ainda alternativas saudáveis ao sal, à carne e aos lacticínios. Tenha hábitos saudáveis!

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest