7 alimentos que não devem ser reaquecidos

 

Não é nada boa ideia desperdiçar comida. Quando sobra, temos por hábito guardar as sobras no frigorífico e aproveitá-las para a refeição ou refeições seguintes. Mas muita atenção: há alguns alimentos que não podem voltar a ser aquecidos porque, nalguns casos, podem tornar-se tóxicos. Tome nota de sete alimentos que não devem ser reaquecidos.

Por vezes, cometemos alguns erros que podem causar danos à nossa saúde por causa da maneira como voltamos a aquecer a comida. É preciso ter muito cuidado. Ora veja.

 

 

1- Frango

O frango é um dos alimentos que é comum guardarmos no frigorífico, depois de confeccionado, porque não se estraga facilmente e, ao ser reaquecido, não perde o sabor original. Contudo, este alimento deve ser consumido recém-preparado, ou então frio, nas horas que se seguem após a sua confecção. Quando é reaquecido, a sua composição de proteínas altera-se e pode causar problemas digestivos. Tome nota: no caso de não ser consumido no tempo recomendado, o frango pode ser aquecido mas uma temperatura baixa.

7 alimentos que não devem ser reaquecidos - Calor altera o frango

7 alimentos que não devem ser reaquecidos - Calor altera o frango | Foto:  pinimg

 

 

2- Cogumelos

Os cogumelos podem ser preparados de várias formas e o ideal é serem comidos logo após a sua confecção, para que conservem todas as vitaminas e benefícios para a saúde. Se sobrar, coma-os frios. Os cogumelos sofrem mudanças ao serem reaquecidos a altas temperaturas, as vitaminas ficam deterioradas e podem causar dores de estômago e inchaço.

7 alimentos que não devem ser reaquecidos - Não coma cogumelos requentados

7 alimentos que não devem ser reaquecidos - Não coma cogumelos requentados | Foto:  muitofixe

 

 

3- Batatas

Trata-se de um alimento muito nutritivo, que até pode ser guardado no frigorífico durante vários dias, mas não deve ser reaquecido. Ao requentar as batatas o sabor muda, as propriedades ficam diminuídas e podem, até, tornarem-se tóxicas. A melhor solução para aproveitar as sobras de batata é fazer um puré ou uma salada fria. Este tubérculo, cuja base é de água, parece inofensivo mas depois de reaquecido pode causar botulismo, uma doença bacteriana que ataca o organismo e que levar à morte. As batatas, quando aquecidas a uma temperatura mais elevada, podem causar dores no estômago.

7 alimentos que não devem ser reaquecidos - Batatas podem ir ao frio

7 alimentos que não devem ser reaquecidos - Batatas | Foto:  blogspot

 

 

4- Arroz

O arroz reaquecido pode tornar-se um problema para a saúde pois pode provocar uma intoxicação alimentar. Não tanto devido ao facto de voltar a ser aquecido mas à forma como é guardado após a confecção. Quando o arroz começa a arrefecer, um conjunto de bactérias podem crescer rapidamente e alastrarem-se nos grãos. Se deixar o arroz muito tempo fora do frigorífico depois de cozido, o melhor é deitá-lo fora porque se comê-lo pode ficar com dores no estômago e sofrer uma intoxicação.

7 alimentos que não devem ser reaquecidos - Atenção ao arroz

7 alimentos que não devem ser reaquecidos - Atenção ao arroz | Foto:  pinimg

 

 

5- Espinafre

Esta verdura nunca deve voltar a ser aquecida depois de cozinhada. O espinafre contém uma elevada percentagem de nitrato, que ao ser submetido a altas temperaturas, converte-se em nitrito. Este composto não é nada saudável e pode causar sérios problemas de saúde. Por isso, coma espinafre sempre fresco.

7 alimentos que não devem ser reaquecidos - Coma espinafre fresco

7 alimentos que não devem ser reaquecidos - Coma espinafre fresco | Foto:  ltmcdn

 

 

6- Beterraba

A beterraba também contêm nitratos, que ao serem reaquecidos transformam-se em nitritos. Por esta razão, este é outro dos alimentos que não deve ser comido depois de reaquecido. Para aproveitar ao máximo as propriedades da beterraba, o ideal é que seja consumida em saladas e batidos.

7 alimentos que não devem ser reaquecidos - Beterraba requentada nunca

7 alimentos que não devem ser reaquecidos - Beterraba requentada nunca | Foto:  spjornal

 

 

7- Ovos

Normalmente, não há muito o hábito de reaquecer os ovos, porque é um alimento que costuma mudar de aroma e sabor quando é guardado, depois de cozinhado. Contudo, se é daquelas pessoas que ainda acha que não há problema nenhum em comer os ovos requentados, saiba que esta atitude pode ser prejudicial para a sua saúde, porque os compostos deste alimento podem tornar-se tóxicos quando submetidos a altas temperaturas. O ideal é consumir os ovos logo após a sua preparação. O ovo frito já pode ser comido esquentado, neste caso, não há riscos para a saúde.

7 alimentos que não devem ser reaquecidos - Atenção aos ovos

7 alimentos que não devem ser reaquecidos - Atenção aos ovos | Foto:  ovoscaldas

 

 

Agora que leu a opinião de especialistas, tenha mais atenção aos alimentos que não deve reaquecer. Não desperdice comida, mas também não ponha a sua vida em risco.

 

Se gostou de saber quais são os 7 alimentos que não devem ser reaquecidos, saiba também quais são as quantidades ideais de cada alimento e quais são as melhores combinações de alimentos. Saiba como nunca mais perder as suas meias e como evitar ter olheiras. E espante-se com as mais belas pontes e escadas do mundo.

E já agora veja também...