Shares

7 alimentos que ajudam a combater o frio

O frio veio para ficar e, por isso, hoje mostro-lhe 7 alimentos deliciosos que o vão ajudar a resistir às baixas temperaturas dos próximos dias. E, para além de nos aquecerem, ainda nos podem ajudar a emagrecer, o que é fantástico. Eis os 7 alimentos que ajudam a combater o frio:

 

1- Canela
A canela é um alimento termogénico que ajuda a aquecer o nosso organismo, previne constipações, faz o corpo produzir mais insulina após as refeições e ainda aumenta a sensação de saciedade durante mais tempo. Pode utilizá-la em forma de pauzinhos ou em pó. Rica em cálcio, magnésio e fibras, a canela tem propriedades medicinais comprovadas que fazem desta especiaria um “must have” da sua cozinha. Aproveite agora estes dias frios para consumi-la de formas variadas. Pode aromatizar doces, cafés ou pastéis de nata pois esta especiaria fantástica tem um sem fim de benefícios: desde ajudar a perder peso até tornar os cabelos mais fortes, passando pelo alívio de dores musculares.

7 alimentos que ajudam a combater o frio - Canela

7 alimentos que ajudam a combater o frio – Canela | Foto: historiadigital

 

 

2- Gengibre
Em chá, em óleo, cru ou seco, às lascas ou em pó, os poderes do gengibre são inegáveis e variados. É um verdadeiro tesouro para a nossa saúde. Tal como a canela, o gengibre é um alimento termogénico, ou seja, tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal e, consequentemente acelera o metabolismo, permitindo queimar mais gordura. Este tesouro da natureza é um antioxidante natural para o nosso corpo, logo tem uma acção de prevenção contra doenças como gripes e resfriados tão comuns agora nestes dias frios.

7 alimentos que ajudam a combater o frio - Gengibre

7 alimentos que ajudam a combater o frio – Gengibre | Foto: wordreference.

 

 

3- Pimenta
Esta especiaria dos deuses é rica em vitamina A, B6 e C. É composta também por magnésio, ferro e potássio. Nela está presente a capsaicina, que é responsável pelo calor que a pimenta fornece ao nosso organismo. Para além de nos aquecer, é um excelente tempero para os nossos pratos já que acelera o nosso metabolismo e ajuda-nos a emagrecer se seguirmos uma alimentação saudável e uma prática regular de exercício físico.

7 alimentos que ajudam a combater o frio - Pimenta

7 alimentos que ajudam a combater o frio – Pimenta | Foto: ptganesha

 

 

4- Oleaginosas
As oleaginosas têm zinco e magnésio que auxiliam a formação de músculos. Estes são sem dúvida os meus alimentos favoritos! São uma excelente opção para os dias frios, pois são ricas em arginina que estimula a vasodilatação, aumenta a circulação sanguínea e a sensação de calor. E ainda combatem os radicais livres ajudando a evitar o envelhecimento precoce. As gorduras saudáveis que nelas estão presentes fazem maravilhas ao nosso coração. E, como são muito práticas, pode levá-las consigo para todo o lado.

7 alimentos que ajudam a combater o frio - Oleaginosas

7 alimentos que ajudam a combater o frio – Oleaginosas

 

 

5- Chá de hibisco
Este chá delicioso é uma óptima opção para os dias frios. Sabia que o chá de hibisco aumenta a nossa temperatura corporal durante a digestão? Assim, acelera o nosso metabolismo e ainda ajuda a “desinchar” o nosso organismo caso tenha tendência a reter líquidos. Este chá é uma fonte de nutrientes, pois é rico em vitaminas, minerais e fibras. Pode encontrá-lo facilmente em qualquer supermercado. Experimente e diga-me se gostou.

7 alimentos que ajudam a combater o frio - Chá de hibisco

7 alimentos que ajudam a combater o frio – Chá de hibisco | Foto: viverbem

 

 

6- Vinho
Este néctar dos deuses proporciona uma sensação de calor no nosso corpo e é rico em flavonoides que aceleram o nosso metabolismo. O vinho tem efeitos antioxidantes que previnem doenças cardíacas. Um copinho desta iguaria às refeições pode ajudar a estabilizar os níveis de colesterol e triglicéridos. Os seus flavonoides contribuem também para a perda de peso. Mas tenha em atenção pois, por ser uma bebida alcoólica, deve ser consumido de forma moderada para não prejudicar a sua saúde.

7 alimentos que ajudam a combater o frio - Vinho

7 alimentos que ajudam a combater o frio – Vinho | Foto: paulomatias

 

 

7- Café
Se não passa sem esta bebida quente, saiba que é uma óptima escolha para os dias frios. O café é um excelente descongestionante que acelera o processo de recuperação em caso de constipações. No entanto, deve consumi-lo com moderação pois em excesso pode aumentar a tensão arterial e causar problemas de fígado.

7 alimentos que ajudam a combater o frio - Café

7 alimentos que ajudam a combater o frio – Café | Foto: clickriomafra

Agora que já sabe quais são os melhores alimentos para o deixar quentinho nestes dias frios, agasalhe-se bem e inclua-os com moderação e sensatez nos seus hábitos diários.

 

Se gostou de conhecer estes 7 alimentos que ajudam a combater o frio, conheça este chá e esta sopa para aquecer o seu inverno. Descubra ainda as mais belas lareiras para sua casa.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest