Folar da Páscoa – uma receita simples e rápida
A Páscoa está a chegar e gostamos de rechear as nossas mesas com sabores tradicionais. Sabores de sempre que nos lembram a infância. E nada melhor que um folar delicioso! É verdade, pedi a uma amiga e hoje trago-lhe uma receita rápida e simples de folar de Páscoa. Afinal de contas, se for feito pelas suas mãos, terá ainda mais valor na hora de partilhá-lo à mesa com os seus amigos e familiares. É fã desta iguaria? Então experimente este folar delicioso.
Conheça agora esta receita e faça você mesmo o folar lá para casa este ano!
Ingredientes:
2 colheres de chá de fermento
100 ml de leite
1 pitada de sal
Raspas de limão
Erva doce (opcional)
1 ou 2 ovos cozidos
3 ovos inteiros
1 ovo batido para envolver o folar
80 gramas de açúcar
850 gramas de farinha
120 gramas de margarina
2 colheres de chá de canela (opcional)
Modo de preparação:
Comece por aquecer o leite. De seguida junte-lhe 100 g de farinha e de fermento. Deixe repousar a massa durante algum tempo para fermentar. Depois acrescente o açúcar e o resto da farinha, um bocadinho de sal e as raspas da casca de limão. Para um folar ficar delicioso e saboroso, deve colocar a canela e a erva-doce triturada. Caso não seja fã de um deles pode optar por utilizar apenas um destes ou nenhum deles. No entanto, não obterá o mesmo sabor do folar tradicional.
Quando a massa já estiver bem levedada, junte-lhe três ovos, previamente batidos, com a manteiga derretida e coloque literalmente as mãos na massa para a amassar e até se descolar facilmente das mãos. Caso a massa esteja muito liquida e não descole facilmente das mãos, pode acrescentar-lhe mais um pouco de farinha. Com um pano tape o recipiente da massa e deixe-o repousar durante o tempo necessário até que a massa aumente de volume.
Quando a massa já tiver o dobro do volume, separe-a em duas partes e molde-a. Depois acrescente os ovos cozidos e molde a massa à sua maneira ou se não quiser fugir à tradição, dê-lhe a forma tradicional do folar. Pré-aqueça o forno à temperatura máxima, pincele o ovo batido na massa do folar e leve-o ao forno.
Quando a massa estiver fofinha e bem douradinha retire do forno, sirva e delicie-se!
Se gostou de conhecer a receita deste folar da Páscoa, conheça também a receita de mais doces tradicionais: malassadas e bolo do caco. Aproveite mais estas sugestões de bolos ABSOLUTAMENTE irresistíveis: bolo húmido de cacau, bolo húmido de limão e coco e pão de ló húmido de chocolate.
E, a propósito da Páscoa, descubra as mais belas igrejas e estes 12 lugares santos em Portugal.