Receita de peru de Natal recheado com bacon e castanhas

 

 

Hoje trago-lhe uma receita fabulosa para servir nos dias entre o Natal e o ano novo. Se ainda não sabe como cozinhar o seu peru de natal, experimente esta receita de peru recheado com bacon e castanhas.

É daquelas pessoas que gosta de cumprir tradições? Não dispensa o bacalhau na noite de 24 e o peru no dia de Natal? Então tome nota desta receita:

 

 

Receita de peru de Natal recheado com bacon e castanhas (para 8 pessoas)

 

 

Ingredientes:

 

1 peru de 6kg

Manjericão q.b

Tomilho q.b

Alecrim q.b

Sal q.b

Pimenta q.b

oregãos q.b

500g de bacon

1 Cebola

Miúdos de peru desfiados

1 kg de castanhas

5 Limões

Azeite q.b

3 dentes de alho

1 Litro de Vinho branco

1 Embalagem de vinha d’alhos

 

 

Modo de preparação

 

Comece por descongelar o peru. Coza as castanhas e, quando estiverem prontas, descasque-as. Triture-as e reserve. Entretanto, faça um refogado com azeite, cebola e alho e deite o bacon, os miúdos do peru e o puré das castanhas. Retire os ossos ao peru e recheie-o.

Coloque o peru num tabuleiro e prepare o molho num recipiente com o sumo e as raspas dos limões,  o vinho branco, azeite e vinha d’alhos. Tempere o molho com sal, pimenta, oregãos e com as ervas aromáticas que mais gostar, por exemplo alecrim, manjericão e tomilho. De seguida, unte bem o peru com o molho para que apure bem o sabor dos ingredientes.

Regue um tabuleiro com azeite e, se desejar, coloque mais umas rodelas de cebola e o restante molho que usou para temperar o peru. Tape-o com papel de alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 2 horas. Após, estas 2 horas retire o papel de alumínio e deixe o peru mais 30 minutos no forno a dourar. Quando estiver bem cozido e a pele dourada, pode retirar do forno e está pronto a servir.

Perú de natal recheado com bacon e castanhas- Perú de natal recheado com bacon e castanhas

Peru de Natal recheado com bacon e castanhas – Feliz Natal! | Foto: cloudfront

 

Agradecimento:  Joana Mealha

Se gostou de descobrir a receita de peru recheado com bacon e castanhas, descubra a receita de bacalhau com broa, bacalhau à lagareiro e polvo à lagareiro.

E já agora veja também...