Shares

Jardins interiores – tudo o que precisa de saber

Um local ajardinado em sua casa é sempre uma boa ideia, mas recentemente tenho reparado mais em jardins de inverno! Já conhece o conceito? São uma excelente alternativa para quem gosta de rodear-se de plantas em casa, mas não quer ou não pode ter um jardim a céu aberto.

Estes jardins de inverno são lindos e não é difícil de manter se escolher as plantas certas. O ambiente torna-se muito acolhedor e convidativo para fins de dia descansados! Saiba tudo e se também tiver um, mostre-me! Vou adorar ver!

 

Comecemos pelo início: para fazer um jardim de inverno não necessita de ter uma divisória vaga em casa… pode facilmente adaptar uma e torná-la num bonito jardim interior. Apenas tem que garantir que é das divisões que mais luz recebem. As plantas adoram!

 

Comece a pensar quais as plantas que quer incluir no seu jardim. Há plantas que se dão melhor em espaços fechados. Se não sabe por onde começar considere estas:

– Espada de São Jorge: Uma curiosidade sobre esta planta é que é frequentemente utilizada para afastar o mau olhado. É um dois em um, já que também se dá lindamente em espaços interiores e nem precisa de grande manutenção. É um descanso!

Jardins interiores - Espada de São Jorge

Jardins interiores – Espada de São Jorge | Foto: detalhesmagicos

 

– Lírio da Paz: Também é uma planta perfeita para jardins de inverno, uma vez que não se dá muito bem ao sol. Precisa somente de um pouco de luz para estar linda!

Jardins interiores - Lírio da Paz

Jardins interiores – Lírio da Paz | Foto: culturamix

 

– Bromélias: É uma excelente opção caso queira adicionar um toque de cor ao espaço!

Jardins interiores - Bromélias

Jardins interiores – Bromélias | Foto: verdecora

 

– Jiboia: Esta é uma das poucas trepadeiras que adoram estar dentro de casa. As folhas em tons de amarelo e verde são lindas, mas para se manterem assim precisam de ser regadas todos os dias.

Jardins interiores - Jiboia

Jardins interiores – Jiboia | Foto: mlstatic

 

– Begónias: Não só se dão bem no interior como precisam mesmo de estar no interior. Devem ser resguardadas da luz direta do sol e também do vento.

Jardins interiores - Begónias

Jardins interiores – Begónias | Foto: hgtvhome

 

– Violetas: Não há quem não adore estas flores! E funcionam perfeitamente para jardins de inverno. Uma dica: regue duas vezes por semana, sem molhar as folhas e as flores. São muito frágeis.

Jardins interiores - Violetas

Jardins interiores – Violetas | Foto: doutissima

 

– Areca: Um espanto esta palmeira! Faz um vistaço em qualquer lugar e a boa notícia é que adora espaços interiores!

Jardins interiores - Areca

Jardins interiores – Areca | Foto: timgriffinenterprises

 

O passo seguinte é decidir onde quer fazer o seu jardim de inverno. Será que quer colocá-lo apenas num cantinho da sua casa? Ou inundar toda uma divisão com lindas plantas? Na sala, na cozinha, ou no escritório? Será que fica mais bonito no corredor? Se não faz ideia, não se preocupe. Eu ajudo-o! Inspire-se nestas dicas:

A: Para ter um jardim de inverno, pode optar por levar para dentro de casa o mobiliário do exterior, habitualmente mais rústico… mas sem nunca esquecer o conforto que é necessário dentro do seu lar. Também os acessórios de jardim são uma boa!

Jardins interiores - use mobiliário de exterior no interior

Jardins interiores – use mobiliário de exterior no interior | Foto: mostbeautifulthings

 

B: Fazer um jardim de inverno numa divisória como esta, toda envidraçada, é uma excelente ideia… Quanto maior a quantidade de plantas que se tem no interior, de mais luminosidade necessita e é claro que um teto ou paredes em vidro resolvem o problema. Por isso, se tem um espaço destes, faça já o seu jardim de inverno!

Jardins interiores - estufa envidraçada

Jardins interiores – estufa envidraçada | Foto: ofdesign

 

C: Também num cantinho em sua casa com mais sombra, há espaço para um pequeno jardim de inverno muito mimoso. Reserve um espacinho com gramite e coloque alguns vasos. Para dar mais graça pode até iluminar as plantas no final do dia com luz indireta. Fica muito bonito!

Jardins interiores - canto com mais sombra

Jardins interiores – canto com mais sombra | Foto: pinimg

 

D: Os corredores também são excelentes locais para fazer um jardim de inverno. Coloque vasos dos dois lados e tenha uma passadeira, não vermelha, mas verde! J Valoriza e muito uma parte da casa que habitualmente não tem muito encanto!

Jardins interiores - corredores

Jardins interiores – corredores | Foto: blogspot

 

E: Uma ideia linda é usar o espaço por debaixo das escadas para fazer um jardim. Não rouba espaço à casa e cumpre o seu desejo de ter um pedaço de verde.  J

Jardins interiores - debaixo das escadas

Jardins interiores – debaixo das escadas | Foto: decorsalteadopro

 

F: Para um jardim de inverno mais clássico, o truque é utilizar mobiliário mais chique, fazer uma pintura florida nas paredes e adicionar aqui e acolá as suas plantas preferidas. Opte por cores terra, o verdes escuro, bem como pelo grená e os castanhos, que dão um ar bem luxuoso e mega confortável.

Jardins interiores - jardim de inverno clássico

Jardins interiores – jardim de inverno clássico | Foto: shelterness

 

G: Plantas penduradas funcionam lindamente se quer dar um ar mais rústico ao espaço. Além disso poupa espaço no chão para outro mobiliário.

Jardins interiores - plantas penduradas

Jardins interiores – plantas penduradas | Foto: interiorflat

 

São ou não são dicas maravilhosas? Se gostou destes jardins de inverno descubra mais dicas de decoração: saiba como usar a seu favor os aparadores, os espelhos e as placas de arrumação.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest