Shares

Este jardim vertical é um quadro vivo que vai ficar encantador durante todo o ano e fará uma fantástica decoração de parede num pátio ou numa varanda de cidade. Pode comprar molduras baratas em vendas de rua ou lojas de velharias e os restantes materiais podem ser facilmente encontrados em lojas de artigos para a casa.

Material necessário:

  • 1 moldura (tenha em conta que quanto maior for a moldura mais pesada será a tapeçaria final)
  • 1 serra de madeira
  • Tábua de madeira para a moldura. O comprimento depende do tamanho da moldura. Para uma moldura grande, escolha uma tábua de 5 x 3 cm; para uma moldura mais pequena de 3 x 1 cm.
  • 1 fita métrica
  • 1 berbequim
  • 1m2 de tela de sombreamento de hortícolas (pode comprar ao metro em qualquer loja de artigos de jardinagem), ou se não conseguir encontrá-la use tela de chão anti ervas
  • Cola de madeira para exterior
  • Pesos (tijolos, por exemplo)
  • 1 saco de musgo de turfa (o que é usado para forrar cestos pendurados)
  • 1 saco de composto à base de terra
  • 1 pedaço de contraplacado para exterior, para formar a parte de trás da moldura do jardim vertical (pode obtê-lo cortado à medida nas principais lojas de bricolagem)
  • Tesoura
  • Sempre-vivas (perpétuas) em número suficiente para preencher a moldura, em várias cores
  • Regador com um adaptador

Como fazer o jardim vertical:

Vire a moldura ao contrário e disponha-a diretamente no chão. Com a serra, corte a tábua de madeira em quatro peças que se encaixem nos quatro lados da parte de trás da moldura, para criar uma caixa. Faz sentido encaixá-las à parte interior da moldura e não à exterior, para tornar a tapeçaria final menos pesada. Pouse a parte mais estreita da tábua de madeira na moldura, com a extremidade mais funda na vertical, de modo a dar mais profundidade à caixa para as plantas do jardim vertical crescerem.

De seguida, pegue no pedaço de tela de sombreamento e pouse-o na parte de trás da moldura. Estique-o bem. Não importa se ficar de fora. Aplique cola de madeira a toda a volta das extremidades da moldura, no material de sombra e também na parte de baixo dos lados das quatro tábuas de madeira. Cole as tábuas na tela de sombreamento para criar a caixa e coloque sobre elas qualquer coisa pesada (tijolos, por exemplo) até que as superfícies estejam seguramente coladas. Deixe colar completamente. Faça três orifícios na extremidade inferior da moldura, cada um com cerca de 2 mm de diâmetro. Estes últimos vão servir de orifícios de escoamento para que o composto não fique alagado.

  1. Corte a sua tábua de madeira em quatro peças, para fazer uma caixa que se encaixe na parte de trás da moldura.
  2. Cole a tela de sombreamento na moldura.
  3. Cole as tábuas por cima da tela de sombreamento para fazer uma caixa.
  4. Faça orifícios para escoamento na parte de baixo da moldura.
  5. Misture o musgo e o composto e deite na moldura.
  6. Corte o contraplacado para encaixar na parte de trás da moldura.
  7. Com a tesoura, corte cruzes na tela de sombreamento.
  8. Empurre as suas plantas para dentro.

Misture o musgo de turfa e o composto em quantidades iguais e, de seguida, pressione-o de encontro à caixa. Encaixe-o a cada canto e certifique-se de que toda a caixa está cheia, caso contrário o composto cairá para o fundo quando puser a moldura de pé.

Quando lhe parecer que já está cheia, corte o pedaço de contraplacado à medida da caixa e cole-o às tábuas. Se não o quiser cortar, as boas lojas de bricolagem têm serviço de corte quando for comprar o contraplacado. Se for pendurar a moldura numa parede, faça um buraco na parte de cima do contraplacado para a pendurar. Ponha pesos sobre o contraplacado como pedras, ou vasos, ou qualquer coisa que garanta que a junção é segura.

Quando a cola estiver seca e as partes estiverem unidas, vire a moldura – está agora preparada para plantar. Usando uma tesoura, corte cruzes na tela de sombreamento e empurre as suas plantas com o objetivo de obter uma combinação de cores e texturas variadas. A tela vai impedir que as plantas e a terra caiam.

Tente encher a moldura por completo, mas se ainda conseguir ver alguma tela, não se preocupe: as plantas em breve vão crescer e ocultá-la. Regue a moldura por cima usando um regador com um adaptador. Deixe a moldura pousada no chão durante uma semana para deixar assentar as plantas e enraizá-las no composto. Depois monte-a numa parede ou mantenha-a direita num peitoril onde possa ser admirada.

Para cuidar da sua tapeçaria suculenta, deixe-a deitada de duas em duas semanas e regue-a. Deixe escoar durante cerca de meia hora antes de a pendurar de novo. O seu jardim vertical vai estar sempre espetacular!

Jardim vertical feito com molduras

Encontre este e outros conteúdos no livro Jardinagem com quase nada,  de Alex Mitchell

Saiba mais em:  http://www.presenca.pt/livro/jardinagem-com-quase-nada/

 

Psst, psst.. Viu o fim de semana fabuloso que estou a oferecer esta semana? Concorra! Veja aqui

Se gostou deste artigo, veja também esta galeria de jardins verticais, leia mais sobre flores de interior e de exterior  e saiba o que diz o Feng Shui sobre flores. Espreite ainda estes closets, estas mesas de jantar e estes aparadores para todas as carteiras.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest