Shares

Cuidados a ter com o cabelo todos os dias

 

 

Há cabelos que são naturalmente bonitos, mas até esses precisam de cuidados básicos para se manterem assim ou para ficarem ainda mais bonitos. Independentemente da estação do ano, o nosso cabelo tende a desgastar-se quer seja pelo calor quer seja pelo frio. Assim, para que tenha um cabelo sempre saudável e com brilho sugiro-lhe alguns cuidados essenciais para aplicar diariamente. Espreite aqui estes conselhos para que todos os dias os seus cabelos estejam sempre hidratados e com vida.

 

 

1- Cuide do cabelo enquanto está a lavá-lo

Para que o seu cabelo fique bem cuidado, é importante utilizar produtos para o seu tipo de cabelo. Existem linhas de champôs e condicionadores específicos para cabelos lisos, oleosos, secos, pintados e ondulados.

Na hora de lavar o cabelo, deve molhá-lo completamente, colocar o champô entre as mãos e esfregar um pouco antes de colocar na cabeça. Faça uma massagem relaxante no couro cabeludo e depois remova bastante bem o champô e o condicionador. Muito importante: prefira água morna ou fria, pois ajuda a fechar as cutículas e evita um aspecto descamado do cabelo. Evite lavar o cabelo todos os dias (tente lavar dia sim e dia não).

Cuidados a ter com o cabelo todos os dias

Cuidados a ter com o cabelo todos os dias – Cuide do cabelo enquanto está a lavá-lo | Foto: equilibrioemvida

 

 

2- Corte o cabelo a cada três meses

Para ter o cabelo bonito, deve cortá-lo periodicamente, ou seja, de três em três meses. Tal contribui para retirar as pontas estragadas. Saiba que esta é uma das melhores formas de manter os cabelos saudáveis e belos.

Cuidados a ter com o cabelo todos os dias

Cuidados a ter com o cabelo todos os dias – Corte o cabelo a cada três meses | Foto: mundodastribos

 

 

3- Tenha uma alimentação equilibrada

Esta é uma das chaves para ter um cabelo bonito, pois quando temos uma alimentação deficiente isso reflecte-se na saúde do cabelo. Por isso, tenha uma alimentação rica em legumes, verduras e cereais, evitando alimentos artificiais, enlatados e refinados. Uma alimentação deficiente causa queda de cabelo, problemas com o crescimento e enfraquecimento. A água é também um grande aliado pois é responsável pela hidratação da pele e do cabelo.

Cuidados a ter com o cabelo todos os dias

Cuidados a ter com o cabelo todos os dias – Tenha uma alimentação equilibrada | Foto: unimedfortaleza

 

 

4- Utilize produtos com factor protecção solar

No verão o nosso cabelo tende a ficar com as pontas espigadas e bastante seco devido ao sol e à água da piscina, que contém grandes quantidades de cloro que enfraquecem o cabelo. Além disso, o couro cabeludo sofre com a acção do sol e a caspa pode aparecer, deixando o cabelo sujo e oleoso. Por isso, tente utilizar champôs com factor de protecção solar, especialmente após o contacto com a água. Lave-os bem e hidrate o cabelo para que o cloro não o danifique.

Cuidados a ter com o cabelo todos os dias

Cuidados a ter com o cabelo todos os dias – Champô com factor protecção solar | Foto: tuasaude

 

 

5- Pentes de madeira para os cabelos

O pente de madeira permite a neutralização estática do cabelo e faz com que este fique mais forte. Portanto, invista em pentes de madeira para cuidar dos seus cabelos. Uma dica: evite desembaraçar o cabelo quando estiver molhado, pois ao passar um pente pelo cabelo entrelaçado, este corre o risco de ficar danificado.

Cuidados a ter com o cabelo todos os dias

Cuidados a ter com o cabelo todos os dias – Use um pente de madeira | Foto: simplusmedia

 

 

6- Faça uma hidratação periódica no seu cabelo

Todos os cabelos necessitam de uma hidratação a cada 15 dias. Esta hidratação irá devolver aos cabelos uma nova vida. Se possui o cabelo pintado ou se já fez algum alisamento permanente, a hidratação precisa de ser feita num período mais frequente. Para uma hidratação deve lavar bem o cabelo e remover de seguida o champô. Depois aplique a máscara ao longo do cabelo, massaje e espere 15 minutos. Retire totalmente a máscara e o seu cabelo estará bonito e pronto a ser secado.

Se o seu cabelo for seco, deve utilizar a máscara duas vezes por semana para se obter a hidratação necessária.

Cuidados a ter com o cabelo todos os dias

Cuidados a ter com o cabelo todos os dias – Faça uma hidratação periódica | Foto: cabelosderainha

 

 

7- Evite o uso excessivo dos secadores e dos alisadores

Utilizar demasiadas vezes o secador e o alisador contribui para o ressecamento do cabelo e para o aparecimento de pontas espigadas, ganhando assim uma aparência opaca e sem vida. Tente adoptar um estilo de corte que lhe permita usá-lo de forma natural e sem o recurso a alisadores.

Se usar secador tente colocá-lo a, pelo menos, 15cm da sua cabeça, para que o calor não incida diretamente na raiz do cabelo. Muito importante: antes de passar o secador seque o cabelo com uma toalha, pois isso ajuda a evitar que os cabelos se danifiquem devido ao calor.

Cuidados a ter com o cabelo todos os dias

Cuidados a ter com o cabelo todos os dias – Não utilize excessivamente o secador | Foto: demandstudios

 

 

8- Troque de champô de tempos a tempos

Troque o seu champô periodicamente, pois o cabelo acaba por se acostumar com um determinado produto, fazendo com que este perca o efeito que tem no cabelo. Por isso aconselhe-se primeiro sobre o champô indicado para o seu cabelo e escolha o champô certo.

Cuidados a ter com o cabelo todos os dias

Cuidados a ter com o cabelo todos os dias – Troque de champô de tempos a tempos | Foto: odyssey

 

 

9- Atenção à oleosidade

Nunca passe o condicionador perto da raiz do cabelo para não aumentar a oleosidade nessa região. DICA: para saber onde aplicar o produto meça quatro dedos a partir da raiz.

Cuidados a ter com o cabelo todos os dias

Cuidados a ter com o cabelo todos os dias – Atenção à oleosidade | Foto: mulher

 

Se gostou de ler este guia com os cuidados a ter com os cabelos todos os dias, leia mais sobre este assunto: quais os 7 pecados capilares que deve evitar e que cuidados deve ter com o cabelo no inverno. Saiba ainda qual o corte de cabelo indicado para o seu rosto e qual a maquilhagem certa para si.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest