Shares

7 alimentos que combatem as alergias da Primavera

 

Com a chegada da Primavera, os dias começam a crescer, a temperatura a subir e fica tudo mais alegre. Mas, como não há bela sem senão, com a Primavera chega também o pólen e com ele os sintomas das alergias, como o corrimento nasal, espirros e comichão nos olhos.
Bem sabemos que a alimentação é a base da nossa saúde, por isso, reveja a sua, porque há produtos que podem agravar as alergias. Dependendo do nível de irritação recorra, sempre que puder, a soluções naturais. Conheça estes sete alimentos que combatem as alergias de Primavera. Tome nota:

 

 

1) Hortelã

A hortelã é excelente para descongestionar o nariz e a garganta, proporcionando alívio aos pulmões e aos brônquios. No caso da rinite e das alergias, esta erva medicinal ajuda a diminuir as irritações. Tenha hortelã sempre em casa, de preferência fresca. Faça um chá com esta erva medicinal e beba para aliviar os sintomas de alergia ao pólen ou a poeira, nomeadamente os espirros e o corrimento nasal. Ao aplicar umas gotas de óleo de hortelã no nariz também ajuda a abrir as vias respiratórias e a descongestionar. Ao cheirar a planta também pode funcionar como um expectorante.

7 alimentos que combatem as alergias da Primavera - Hortelã

7 alimentos que combatem as alergias da Primavera – Hortelã | Foto:  blogspot

 

 

2) Mel

As pessoas que são alérgicas ao pólen devem ingerir uma colher (de sopa) de mel por dia. O mel tem partículas de pólen, devido à polinização, e ao consumi-lo faz com que o corpo se habitue e pare de encará-lo como uma ameaça. Desta forma, irá ter menos reacções alérgicas. Tome uma colher de mel todos os dias para aumentar a imunidade. É importante que utilize o mel produzido na região onde se encontra, porque contém vestígios do pólen local, aquele ao qual é alérgico. Para obter melhores resultados, deve tomar uma colher de mel durante todo o ano, e não apenas durante a época crítica.

7 alimentos que combatem as alergias da Primavera - Mel

7 alimentos que combatem as alergias da Primavera – Mel | Foto:  apiariopadreassis

 

 

3) Fruta e verduras

Diariamente consuma fruta e verduras porque ajudam a manter um bom nível de antioxidantes. Os alimentos ricos em vitamina C, como kiwi, bagas, pimentões, laranjas, toranjas, limões e limas são os grandes aliados. O mesmo acontece com as couves. Este alimento ataca as alergias, assim como os brócolos. A cebola e o alho também são recomendados para quem tem alergias. Também a salsa e as maçãs são uma grande ajuda que pode usar neste combate.

 alimentos que combatem as alergias da Primavera - Fruta e verduras

7 alimentos que combatem as alergias da Primavera – Fruta e verduras | Foto:  rgbimg

 

 

4) Ómega-3

Deve incluir na sua alimentação alimentos ricos em ómega-3, que podem ser encontrados no óleo de peixe. Isto porque está comprovado que têm um efeito anti-inflamatório e reduzem os sintomas de alergia e asma. O salmão é um peixe de água fria rico em ómega-3, que ajuda a combater a inflamação e a prevenir as alergias. Além disso, o consumo deste peixe pode melhorar a função pulmonar, o que reduz a intensidade dos sintomas alérgicos como a asma, a congestão e os sintomas gripais. A cavala, truta e sardinha são outras boas opções.

7 alimentos que combatem as alergias da Primavera - Liberte-se das alergias

7 alimentos que combatem as alergias da Primavera – Liberte-se dos sintomas alérgicos | Foto:  eaitche

 

 

5) Água

Com tantas lágrimas e muco, não se esqueça de se hidratar ao máximo e beber mais de dois litros de água por dia. O corpo é composto por cerca de 70% de água, daí a importância de manter o organismo hidratado. Com a chegada do tempo mais quente é preciso continuar a ter cuidado porque todas as células, tecidos e órgãos do corpo estão dependentes da água para funcionarem bem. Tenha atenção aos sinais de desidratação: boca seca, sonolência ou fadiga, sede extrema, dores de cabeça e alteração na cor da urina. Não espere até notar os sintomas para tomar medidas, beba água. A mim não me apanham sem a minha garrafa! 

7 alimentos que combatem as alergias da Primavera - Beba água

7 alimentos que combatem as alergias da Primavera – Beba água | Foto:  blogspot

 

 

6) Alimentos com vitamina B5

Os alimentos ricos em vitamina B5 têm efeitos anti-inflamatórios e reduzem o congestionamento. Experimente a levedura de cerveja, farelo, gérmen de trigo, cereais, frutos secos, fígado, queijo, carnes frescas, ovos e leite. Como a vitamina B5 se encontra facilmente em diversos alimentos, normalmente todas as pessoas que fazem uma alimentação saudável têm um consumo adequado deste nutriente.

7 alimentos que combatem as alergias da Primavera - Coma cereais

7 alimentos que combatem as alergias da Primavera – Coma cereais | Foto:  deborahcbflore

 

 

7) Vinagre de maçã

A pessoa que sofre de sinusite sente grande pressão no rosto, nariz e olhos. Também sofre com dores de cabeça, congestão e secreção nasal e, às vezes, febre ou tosse. Os medicamentos podem aliviar mas o melhor é usar as soluções caseiras, como o vinagre de maçã, porque elimina os agentes que causam doenças como vírus, fungos e bactérias. O vinagre de maçã também tem nutrientes como o cálcio e magnésio, que ajudam a reduzir a infecção. Num copo com água, adicione duas colheres (de chá) de vinagre de maçã e beba. Repita três vezes por dia durante quatro dias seguidos.

7 alimentos que combatem as alergias da Primavera - Vinagre de maçã

7 alimentos que combatem as alergias da Primavera – Vinagre de maçã | Foto:  exercicioemagrecer

 

Espero que as minhas dicas sejam úteis para que aliviar as suas alergias de Primavera e poder aproveitar ao máximo esta estação maravilhosa. Cuide-se. Comece já.

 

Mas caso precise de uma ajuda extra, a par de uma alimentação saudável, conheça os produtos que a Girassol tem ao seu dispor para combater as alergias da Primavera. Eu recomendo-os.

 

Se gostou de conhecer estas dicas para combater as alergias de Primavera, conheça também os alimentos parecidos com os orgãos que curam e os alimentos que ajudam a secar a barriga. E, se gosta de decoração, veja truques para a sua casa parecer muito maior e como ter uma garagem limpa e organizada.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest