10 dicas para se libertar de pensamentos tóxicos,  por Rute Caldeira

 A melhor forma de nos libertarmos de pensamentos tóxicos e do stress que nos intoxicam o organismo é através do auto-amor. Quando cuidamos de nós, tornamo-nos muito mais pacientes. E como praticamos o auto-amor? É simples: introduzimos na rotina práticas simples que nos trazem confiança, e práticas prazerosas que nos trazem a sensação de bem-estar. Essas práticas vão alimentar novos comportamentos, novas formas de pensar e de comunicar, o que é excelente para criar uma nova assinatura cerebral mais positiva. Temos de reeducar o nosso cérebro para esta mudança e, com persistência e repetição, ele próprio fará esse papel – passa a ser automático, criámos uma nova identidade, bem mais leve e feliz.

 

1 – Começa o dia com um agradecimento

Dicas para se libertar de pensamentos tóxicos - Começa o dia com um agradecimento

Dicas para se libertar de pensamentos tóxicos – Começa o dia com um agradecimento

Antes de iniciares a tua rotina, faz um exercício de agradecimento: senta-te por 5/10 minutos e agradece todas as coisas boas que compõem a tua vida, sejam elas grandes ou pequenas: o trabalho, a tua casa, as tuas conquistas, as pessoas que tens na tua vida, os desafios superados, ou o simples facto de estares vivo e teres a oportunidade de fazer diferente. Agradece o dia maravilhoso que tens pela frente.

 

2- Usa sempre frases positivas

Liberta-te das frases que representam convicções limitadoras eque travam a tua caminhada e as tuas conquistas. Com um treino, conseguirás passar a usar sempre frases positivas, o que vai reduzir as tuas limitações na ação. Coloca um elástico discreto no pulso e, de todas as vezes que usares a negativa, puxa e solta o elástico para te lembrares de a substituir pela positiva. Por exemplo: em vez das formas negativas das frases, dizes: vou tentar, estou certo de que consigo; vale sempre a pena tentar; vamos a isso; vou avançar, eu quero isto!

Dicas para se libertar de pensamentos tóxicos - Usa sempre frases positivas

Dicas para se libertar de pensamentos tóxicos – Usa sempre frases positivas

Com o tempo, o teu cérebro vai criar uma assinatura positiva, o que te abrirá novos caminhos e possibilidades.

 

3- Assume que és um profissional confiante

Dicas para se libertar de pensamentos tóxicos - Assume que és um profissional confiante

Dicas para se libertar de pensamentos tóxicos – Assume que és um profissional confiante

No caminho para o trabalho, repete o maior número de vezes possível: “eu sou um profissional extraordinário, o meu trabalho é um excelente contributo para a empresa onde estou”. E assim que te sentares na tua cadeira relembras estas palavras e inicias a tua rotina com um sorriso. Desta forma, estás a criar maior disposição e motivação para o dia que se segue, e darás com certeza o teu melhor.

 

4- Usa as filas de trânsito para descontrair.

Dicas para se libertar de pensamentos tóxicos - Usa as filas de trânsito para descontrair

Dicas para se libertar de pensamentos tóxicos – Usa as filas de trânsito para descontrair

Temos a tendência para criar algum nervosismo quando estamos no trânsito, mas podemos usar esses momentos precisamente para nos libertarmos de stress. Coloca uma música de que gostes a tocar e de seguida foca-te na tua respiração.  Inspira, guarda o ar e deita fora 7 vezes seguidas. Respira, ouve a música e sorri. Este tempo é teu, por isso pensa: “vou desfrutar deste tempo que tenho só para mim”.

 

5- Sê objetivo para resolver problemas

Dicas para se libertar de pensamentos tóxicos - Sê objetivo para resolver problemas

Dicas para se libertar de pensamentos tóxicos – Sê objetivo para resolver problemas

Sempre que um desafio te aparece, faz a seguinte pergunta: de que recursos disponho para resolver isto? Que qualidades minhas já resolveram desafios anteriores? Como posso simplificar? Automaticamente, a nossa mente subconsciente apresenta-nos as respostas e os recursos de que dispomos. Resultado? Matutamos menos nos desafios e somos mais práticos a resolvê-los, o que nos permite aliviar um desgaste emocional. Tornamo-nos mais descontraídos, mais leves e mais positivos.

 

 6- Para, Escuta e Olha.

Dicas para se libertar de pensamentos tóxicos - Para, Escuta e Olha

Dicas para se libertar de pensamentos tóxicos – Para, Escuta e Olha

Quando a mente estiver num ritmo acelerado, para tudo que estás a fazer!  Por breves instantes, coloca toda a tua atenção na audição…Que sons tens à tua volta? O que é que a tua audição é capaz de alcançar? Consegues ouvir o teu coração? Coloca a atenção no ritmo cardíaco, escuta se está calmo ou acelerado. Depois observa: quem está à tua volta? O que é que tens à tua volta? Que cores podes observar? O que tens vestido? O que gostas de observar? Nos minutos em que exploraste os teus sentidos, saíste da repetição de pensamentos que te estavam a desgastar, desviaste a tua atenção para outras coisas. Quando fazemos este tipo de exercícios abrimos a nossa clarividência, dissociamo-nos das questões que causam preocupação e esse distanciamento permite que as possamos ver tudo com muito mais clareza e tranquilidade.

7- Faz exercício físico.

Dicas para se libertar de pensamentos tóxicos - Faz exercício físico

Dicas para se libertar de pensamentos tóxicos – Faz exercício físico

O exercício físico é uma excelente ferramenta para libertar o que intoxica o nosso corpo, seja a nível alimentar, seja a nível emocional. Enquanto moves o teu corpo através do exercício, ativas a produção de neurotransmissores que irão combater a hormona do stress (cortisol). Ao limpares essa hormona, aumentas a tua imunidade, expulsas a irritabilidade, expulsas a tensão, ganhas saúde e alegria. As caminhadas são uma excelente aposta, ou 30 minutos de ginásio por dia são o suficiente para notarmos resultados.

 

8 – Reserva uns minutos do dia para praticares meditação        

Dicas para se libertar de pensamentos tóxicos - Reserva uns minutos do dia para praticares meditação

Dicas para se libertar de pensamentos tóxicos – Reserva uns minutos do dia para praticares meditação

A meditação faz milagres! Ela varre os fantasmas que acumulamos e liberta-nos de medos e preocupações. Escolhe o início da manhã ou da noite para esta prática. Desliga-te do mundo exterior e liga-te ao teu mundo interior, ouve-te. O que se passa dentro de ti? O que sentes? Existem sonhos aos quais precisas de dar atenção? Que sonhos são esses? Como podes realizá-los? Habitua-te a estabelecer esta ligação contigo próprio por minutos. Fica só contigo, com o teu corpo, a tua mente e as tuas emoções. Esta prática liberta também os neurotransmissores certos para que possamos sentir tranquilidade, paz e equilíbrio. Enquanto meditas, libertas por exemplo a serotonina, um antidepressivo produzido pelo nosso corpo, e tambémmelatonina, que ajuda a regular os ciclos de sono e protege o nossos sistema nervoso central.

 

9 – Respira de forma profunda

Dicas para se libertar de pensamentos tóxicos - Respira de forma profunda

Dicas para se libertar de pensamentos tóxicos – Respira de forma profunda

Se soubéssemos respirar, o stress seria algo que desconheceríamos. Quando respiramos de forma profunda e vagarosa, abrandamos o ritmo cardíaco, reduzimos a atividade mental e os níveis de adrenalina no corpo, o que é excelente para evitar reações, nervosismos, ataques de pânico e discussões. Todos os dias de manhã e à noite faz 7 respirações profundas (sempre a partir do nariz) de olhos fechados (para reduzir a atividade mental), inspira calma e profundamente, guarda o ar cerca de 5/7segundos, depois expira de forma ainda mais prolongada. Repete este ciclo de respirações 7 vezes. Quando abrires os olhos, a sensação é de uma pacificidade incrível.

 

10  Lê uma frase positiva antes de adormeceres

Dicas para se libertar de pensamentos tóxicos - Lê uma frase positiva antes de adormeceres

Dicas para se libertar de pensamentos tóxicos – Lê uma frase positiva antes de adormeceres

Antes de dormir, foca-te sempre em coisas boas. Lê e ouve relatos positivos, alegres e construtivos. Escolhe um livro positivo para leres antes de adormeceres, ou uma frase que te inspire a fazer melhor amanhã, que te inspire a começar algo novo, a mudar alguma coisa que deixou de fazer sentido. Desta forma, irás adormecer tranquilamente e essa tranquilidade irá fazer-te acordar de bem com a vida.

 

Rute Caldeira é mestre em Reiki, instrutora de Ioga, facilitadora de meditação e organizadora de retiros espirituais. É autora do livro Liberta-te de Pensamentos Tóxicos (Manuscrito)

Capa do livro "Liberta-te de pensamentos tóxicos - 7 passos para uma dieta espiritual", de Rute Caldeira

Capa do livro “Liberta-te de pensamentos tóxicos – 7 passos para uma dieta espiritual”, de Rute Caldeira

 

 

E já agora veja também...