10 Alimentos que ajudam a secar a barriga
Hoje falo-lhe de um tema que interessa a muitos de nós: sabia que a gordura abdominal é a mais perigosa de todas, já que se aloja nos orgãos internos? É verdade. Mas há alguns alimentos podem ser óptimos aliados no combate às gordurinhas abdominais, que alem de perigosas, nos incomodam, já que são inestéticas. Conheça agora de que forma é que estes 10 alimentos podem ajudar a diminuir a gordura abdominal localizada.
1- Coco
O coco pode ser consumido de várias formas: seco, ralado, ao natural, cozinhado, em óleo, em farinha e, nem mesmo a sua água, fica de fora. Além de delicioso é super nutritivo e faz maravilhas pelo nosso corpo. O consumo de coco nas suas diferentes formas ajuda a controlar o apetite e, para além disso, este fruto é ainda rico em ácido láurico que faz com que o gasto energético aumente, com que o metabolismo acelere e não se acumulem gorduras indesejadas. Uma dica: a farinha de coco sacia muito.
2- Chá verde
Esta fantástica bebida oriunda da China melhora a nossa flora intestinal, acelera o nosso metabolismo e dá-nos uma sensação de saciedade. Para além dos seus maravilhosos benefícios na perda de peso e gordura localizada, este chá melhora o nosso humor e bem-estar. E ajuda ainda a reduzir os níveis de mau colesterol.
3- Abacaxi
O abacaxi é uma rica fonte de vitamina A e tem muitas propriedades antioxidantes que ajudam a atrasar o envelhecimento da pele. Por ser rico em água, vitamina C e Brolemina, uma enzima digestiva fantástica que ajuda a regular o funcionamento dos intestinos e a eliminar gordura localizada, o abacaxi é um óptimo aliado no combate à retenção de líquidos.
4- Linhaça
A linhaça ajuda a emagrecer. Sabia que esta semente ajuda a diminuir o apetite por ser rica em fibra? Além disso, contém outras substâncias que nos deixam saciados durante mais tempo. Há quem diga que a hora ideal para consumir esta semente é ao pequeno-almoço para não termos muita fome ao longo do dia e assim, conseguirmos comer em quantidades mais reduzidas.
5- Abacate
Tenho a sorte de adorar quase todos os frutos, mas é sempre bom sabermos em que quantidades é que deve comê-los. O abacate é um dos frutos que procuro ter sempre em casa. Incluo-o em snacks muito saborosos e mega nutritivos, ótimos para quem, como eu, faz bastante desporto. É sempre mais apetitoso comer sem culpa! Mesmo quando estamos a controlar o peso, há alimentos muito saborosos que não precisamos de evitar, antes pelo contrário! O abacate é um deles. É riquíssimo em fibras, que promovem o bom funcionamento dos intestinos (sim, o abacate acaba com a prisão de ventre); ajuda a reduzir a gordura abdominal e ainda ajuda a controlar o apetite. Experimente começar a comer meio abacate por dia! É ÓPTIMO!
6- Aveia
A aveia é um alimento fantástico! Pode encontrá-la em flocos, farelo e farinha em qualquer supermercado a preços acessíveis para todas as carteiras. É um alimento rico em fibras muito saciante que ajuda a diminuir os níveis de colesterol “mau” e favorece a flora intestinal. É uma excelente opção para os pequenos-almoços já que nos deixa sem fome durante mais tempo.
7- Agrião
Saiba que o agrião é um alimento rico em cálcio? E bem mais saudável que as fontes de cálcio de origem animal! A somar a tudo isto é um amigo da barriga lisa.
8- Azeite
De certeza que já ouviu falar na dieta mediterrânica! O que esta nos diz é que devemos consumir produtos vindos da terra! O azeite é a gordura mais saudável que pode consumir. Usamo-lo em praticamente todos os nossos cozinhados. No meu caso, apenas o substituo por óleo de coco algumas vezes, que também é óptimo. O azeite é de facto uma gordura muito saudável, quando não o aquecemos a altas temperaturas, e mais que isso, pode ajudar-nos a emagrecer.
9- Gengibre
Em chá, em óleo, cru ou seco, às lascas ou em pó, os poderes do gengibre são inegáveis e variados. É um verdadeiro tesouro para a nossa saúde. Este alimento é uma excelente escolha para quem quer emagrecer pois é um anti-inflamatório natural e um poderoso antioxidante. Este alimento termogénico ajuda-o a perder peso, acelera-lhe o metabolismo e melhora o sistema gastrointestinal.
10- Canela
Estes pauzinhos que habitualmente utilizamos para aromatizar doces ou sangrias, cafés ou pastéis de nata também são termogénicos! Assim, aceleram-nos o metabolismo e consequentemente, ajudam-nos a perder peso. E têm um sabor tão agradável… Não é fantástico? Experimente a utilizar canela, em vez de açúcar, nos seus chás ou cafés. Vai ver que fica uma delícia.
Agora que já conhece os alimentos que podem dar um empurrãozinho nos resultados da sua dieta consuma os que mais gostar com moderação. Ah e não se esqueça, estes alimentos só fazem efeito se forem conciliados com uma alimentação equilibrada, sono de qualidade e com a prática exercício físico.
Se gostou de conhecer os 10 alimentos que ajudam a secar a barriga, conheça também os 10 frutos menos calóricos e os 10 frutos mais hidratantes. Saiba ainda quais as quantidades de cada alimento que deve consumir.