Shares

Semana Santa – 5 locais para visitar esta Páscoa

 

 

Com dias de sol a fazer-nos lembrar o verão, a Páscoa é uma excelente altura para visitar vários sítios em Portugal. Pode passear na praia ou “mergulhar” na natureza que se renova na primavera numa explosão de cores e aromas, mas na Semana Santa existem vários locais com tradições históricas e católicas. Se deseja descobrir algumas das mais belas tradições pascais portuguesas, apresento-lhe hoje alguns sítios para passar a Páscoa em família:

 

 

1- Braga

A Páscoa é uma quadra de profundo significado católico que, em Portugal, se celebra por todo país. Em Braga, a semana Santa vive-se com toda a solenidade da igreja e tem como momentos altos a 5ª Feira Santa onde decorre a Procissão do Senhor “Ecce Homo”. Esta procissão evoca o julgamento de Jesus, ao mesmo tempo que celebra a misericórdia por Ele ensinada. Na 6ª feira Santa, também se assinala o dia da Crucificação e Morte de Jesus Cristo com uma Procissão do Enterro do Senhor. Esta imponente procissão ― de todas a mais solene e comovente ― leva pelas ruas da Cidade o esquife do Senhor morto. É precedido por um andor com a cruz despida e seguido pelo da Senhora das Dores.

Sítios para passar a Páscoa em família

Semana Santa – 5 locais para visitar esta Páscoa – Páscoa em Braga | Foto: maisnorte

 

 

2- Óbidos

Já em Óbidos, a semana Santa decorre de 9 a 16 de abril. Todos os anos, as cerimónias religiosas e culturais atraem milhares de pessoas nesta época do ano à vila de Óbidos. Recorde-se que estas cerimónias são das mais antigas do País, tendo a procissão dos Passos mais de 400 anos de existência. A Semana Santa é, por isso, o ponto alto do calendário litúrgico e cultural de Óbidos, sendo um acontecimento religioso importante para a comunidade local, assim como para os vários milhares de peregrinos e turistas que assistem às cerimónias.

Sítios para passar a Páscoa em família

Semana Santa – 5 locais para visitar esta Páscoa – Páscoa em Óbidos | Foto: comercioenoticias

 

 

3- Castelo de Vide

Viajamos de Óbidos até Castelo Vide, onde a Páscoa é vivida intensamente e as tradições judaicas enriquecem as celebrações. A maioria dos locais e dos turistas integram-se nas actividades pascais, que são sobretudo de carácter religioso. Por isso, caso esteja a pensar passar o fim-de-semana da Páscoa em Castelo de Vide, conheça algumas das tradições emblemáticas deste local. Na 6ª feira Santa, pode visitar a igreja do Calvário, uma vez que apenas se encontra aberta ao culto durante esta altura do ano. No domingo de Páscoa, em Castelo de Vide existe a Festa das Flores. No âmbito desta festa, ocorre a mais imponente de todas as procissões do concelho: a Procissão da Ressurreição, que tem lugar às 11h30.

Sítios para passar a Páscoa em família

Semana Santa – 5 locais para visitar esta Páscoa – Páscoa em Castelo de Vide | Foto: castelodevide

 

 

4- Constância

Noutros pontos do país também há motivos para festejar. Em Constância, as coloridas procissões de barcos nas Festas da Senhora da Boa Viagem atraem muitos visitantes. A devoção da Nossa Senhora da Boa Viagem em Constância está associada ao intenso tráfego fluvial de mercadorias que se fez durante séculos entre o porto desta vila e a capital. Nos últimos 30 anos, a Festa vive uma nova fase da sua história, iniciada quando a Câmara Municipal decidiu intervir com o objectivo de a revitalizar e revalorizar, associando-lhe um vasto conjunto de actividades culturais, recreativas e de lazer.

Sítios para passar a Páscoa em família

Semana Santa – 5 locais para visitar esta Páscoa – Páscoa em Constância | Foto: visitportugal

 

 

5- Festa da amendoeira em flor

Para terminar em grande e com muita beleza, poderá ir até aos montes e vales do Nordeste Transmontano e Douro Superior que ganham uma nova cor quando as amendoeiras brotam. Quando as amendoeiras florescem assemelham-se a um manto de neve que cobre o horizonte, com a vantagem de aromatizarem o ar com o doce perfume que anuncia a Primavera. Uma árvore tão bonita deu o mote para a existência das festas da amendoeira em flor. Estas festas animam Figueira de Castelo Rodrigo, Mogadouro, Vila Nova de Foz Coa, Vila Flor, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo. A melhor forma de apreciar esta maravilha da natureza, privar com os locais e desfrutar de um dia em plena natureza é utilizar um carro para percorrer à vontade esta zona de Trás-os-Montes e o Alto Douro e da Beira Alta. Mas, com já vem sendo hábito, a CP – Comboios de Portugal organizou, este ano, mais uma edição dos passeios às Amendoeiras em Flor, com excursões programadas e bem organizadas.

Semana Santa - 5 locais para visitar esta Páscoa - Festas da amendoeira em flor

Semana Santa – 5 locais para visitar esta Páscoa – Festas da amendoeira em flor | Foto: pinimg

 

Se gostou de descobrir estes  5 locais para visitar esta Páscoa descubra também 12 locais santos e as mais belas igrejas de Portugal.
Portugal é lindíssimo! Descubra onde pode ver os mais belos pores do sol, bem como estes 7 destinos românticos para conhecer a dois. Aventure-se!

 

 

 

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest