Receita de tarde de maçã sem açúcar e sem culpa

 

Hoje trago-lhe a receita de uma tarte de maçã sem açúcar. É uma sobremesa deliciosa e com menos calorias do que a versão tradicional, mas como em tudo, não deve exagerar. E saiba desde já que é fácil de fazer, se quiser optar por comprar a massa já feita está à vontade, mas eu dou-lhe a receita da massa caseira, tendo assim também menos calorias e gorduras.

 

Ingredientes (para cerca de 8 fatias):

 

        Massa

– 275 gramas de farinha

– 130 gramas de manteiga fria em cubos

– 1 ovo grande

– Sal q.b.

 

        Recheio

– 4 maçãs

– 2 colheres de sopa de farinha

– 1 ovo

– 1 colher de sopa de mel

– 2 colheres de sopa de farinha

– Sumo e raspas de 1 laranja

– 1 colher de chá e meia de extracto de baunilha

– 1 colher de chá de noz moscada

 

 

Preparação:

 

– Vamos começar esta receita com a preparação da massa da tarte. Coloque a manteiga, a farinha e o sal num processador de alimentos e misture todos os ingredientes. Bata o ovo e junte-o à mistura anterior. (Se não tiver processador de alimentos, aconselho a fazer a massa com a ajuda das mãos).

– Quando a massa estiver consistente, tire-a do recipiente, forme uma bola e envolva-a em película aderente. Meta a bola dentro do frigorífico durante pelo menos 30 minutos.

– Pré-aqueça o forno a 180º C.

– Enquanto a massa fica a “descansar”, vamos preparar o recheio. Para tal, descasque as maçãs e corte-as em fatias finas. Corte a laranja ao meio e faça sumo dela, retire também as raspas. Coloque o sumo e as raspas numa tigela e passe as fatias de maçã nessa mistura. Coloque as fatias de maçã num recipiente médio.

– Junte o mel, a canela, a noz moscada, a farinha e a baunilha às fatias de maçã. Misture bem todos os ingredientes.

– Unte com manteiga uma torteira. Divida a massa em 2 partes, uma maior do que a outra. Estenda a parte maior numa mesa peneirada com farinha. Quando estiver bem esticada, forre a torteira com a massa. Com a ajuda de um garfo, faça furos no fundo.

– Coloque a mistura das fatias de maçã. Estenda a outra parte da massa e corte-a em rectângulos.

– Coloque os rectângulos de massa em cima do recheio, de maneira a deixar apenas pequenos espaços entre eles. Una os rectângulos à outra parte da massa.

– Pincele os triângulos com o ovo batido e leve a tarte a cozer durante cerca de 45 minutos a 180º C.

– Sirva a tarte enquanto ainda estiver morna. Pode decorá-la com um pouco de canela em pó por cima.

Receita de tarde de maçã sem açúcar e sem culpa- Tarte de maçã sem açúcar

Receita de tarde de maçã sem açúcar e sem culpa- Tarte de maçã sem açúcar | Foto: earthfoodandfire

 

Como viu, não é difícil fazer esta tarte e vai ver que a sua família vai ficar admiradíssima quando lhes disser que é sem açúcar, é tão saborosa que nem vão acreditar

Se gostou de descobrir a receita de tarte de maçã sem açúcar e sem culpa, descubra também a receita de tarte de frutos vermelhos sem açúcar e descobrir quais as melhores dicas para perder gordura abdominal.

E já agora veja também...