Shares

Receita de bolo húmido de chocolate com cobertura de caramelo

 

 

Hoje trago-lhe mais uma receita de uma sobremesa irresistível, que vai conquistar toda a gente, desde os mais novos até aos mais graúdos. Se gosta de chocolate e é um apreciador de caramelo, experimente esta receita de bolo húmido de chocolate com cobertura de caramelo.

Esta é uma excelente sobremesa para presentear os seus familiares à mesa ou até para acompanharem com um chazinho bem quentinho, em família. Mas não se esqueça, por ser uma verdadeira bomba de calorias, é aconselhado para dias especiais ou de festa.

Conheça agora a receita do bolo húmido de chocolate com cobertura de caramelo. Experimente e partilhe com aqueles que mais gosta.

 Receita de Bolo húmido de chocolate com cobertura de caramelo- Receita de Bolo húmido de chocolate com cobertura de caramelo

Receita de Bolo húmido de chocolate com cobertura de caramelo – Caramelo | Foto: static01

 

 

 

Bolo húmido de chocolate com cobertura de caramelo (para 6 pessoas)

 

 

Ingredientes:

 

1 lata de leite condensado

1 embalagem de caramelo líquido

5 Ovos

1 Copo cheio de óleo de girassol

1 colher de sobremesa de fermento em pó

150 gramas  chocolate em pó de culinária

80 gramas de chocolate negro em tabelete

100 gramas de açúcar

200 gramas de farinha

125 gramas de leite fervido

60 gramas de manteiga

 

 

Modo de preparação

 

Comece por ferver o leite ao lume e misture o chocolate em pó. De seguida adicione-lhe o chocolate negro já partido aos pedacinhos. Esteja sempre a mexer o leite com uma colher.

Bata os ovos até obterem espuma. Junte o leite com o chocolate e o óleo e bata tudo novamente. De seguida adicione o fermento e a farinha e continue a bater mais uns minutos. Se a massa estiver demasiado líquida pode acrescentar mais um pouco de chocolate em pó e farinha, mas não em demais, para que assim fique com aquele aspecto húmido delicioso.

Cubra uma forma redonda com papel vegetal, untado com manteiga, e adicione a massa do bolo. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 a 35 minutos, dependendo do forno. Antes de retirar do forno pode utilizar o palito para ter a certeza de que o bolo está bem cozido. Quando estiver cozido, retire-o do forno e deixe arrefecer enquanto prepara a cobertura.

 

 

Cobertura

 

Num tacho coloque uma lata de leite condensado + leite meio gordo na mesma quantidade do leite condensado (pode utilizar a lata do leite condensado para o leite normal), as 60 gramas de manteiga e cerca de 8 colheres de sopa de caramelo líquido. Dica: pode aumentar a quantidade caso deseje uma cobertura mais escura.

Deixe engrossar em lume brando durante alguns minutos mexendo sempre com uma colher para não agarrar ou queimar. Quando tiver uma cobertura bem consistente, espalhe-a de forma uniforme sobre o bolo já arrefecido e desenformado.

 Receita de Bolo húmido de chocolate com cobertura de caramelo- Bolo de chocolate com cobertura de caramelo- Receita de Bolo húmido de chocolate com cobertura de caramelo

Receita de Bolo húmido de chocolate com cobertura de caramelo – Delicie-se | Foto: cdn

 

Agradecimento: Joana Mealha

Se gostou de conhecer a receita do bolo húmido de chocolate com cobertura de caramelo, descubra também o pão de ló húmido de chocolate e o pudim de pão. Saiba ainda como se faz o tradicional bolo do caco.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest