Pau D’Arco – um chá que vai querer conhecer

 

Já ouviu falar no chá de Pau D’Arco? Não?! Então esta é uma belíssima oportunidade para conhecer os muitos benefícios desta infusão. A planta do Pau D’Arco, conhecida como ipê amarelo, tem sido usada no tratamento de várias doenças como a anemia, gripe ou até a presença de fungos nas unhas.

É a partir da casca interna desta árvore que poderemos melhorar a nossa saúde. A casca produz um chá de agradável aroma e cor avermelhada. Por causa dos dois fitoquímicos lapachol e beta-lapachona que existem nesta casca, o chá ajuda a combater várias doenças.

 

1- Trata fungos
O Pau D’Arco é usado, sobretudo, para infecções fúngicas. Os fitoquímicos que existem na casca têm uma acção semelhante a alguns medicamentos. Para tratar uma infecção por fungos pode beber o chá de Pau D’Arco, ou juntar a casca em pó a uma pomada, ou cozinhar uma determinada quantidade concentrada e aplicar várias vezes. Pode também usar estes tratamentos para micoses, pé de atleta, ou fungos nas unhas.

Pau D'Arco - um chá que vai querer conhecer - Planta Pau D'Arco

Pau D’Arco – um chá que vai querer conhecer – Planta Pau D’Arco | Foto: altervista

 

2- É anti-inflamatório
As baixas doses de formulações isoladas dos dois fitoquímicos, lapachol e beta-lapachona, impulsionam o sistema imunológico do corpo. Esta situação, a par das suas propriedades anti-virais, torna o Pau D’Arco adequado para o tratamento do vírus da gripe, vírus de Epstein-Barr, síndrome de fadiga crónica e mononucleose.
A quercetina é outro componente activo do Pau D’Arco. É um flavonóide derivado de plantas que tem propriedades anti-inflamatórias. Ajuda a reduzir problemas inflamatórios, sobretudo no estômago e intestinos, o que faz com que seja eficaz para a colite e síndrome do intestino irritável. Também é usado no tratamento da fibromialgia e reumatismo.

Pau D'Arco - um chá que vai querer conhecer - Chávena de chá

Pau D’Arco – um chá que vai querer conhecer – Chávena de chá | Foto: greentara

 

3- Outros benefícios
Esta planta também funciona como um cicatrizante para feridas internas e externas. Isto porque o seu consumo aumenta a produção dos glóbulos vermelhos e da hemoglobina pelo estímulo na medula óssea.
O Pau D’Arco é usado com regularidade como complemento no tratamento quimioterápico contra o cancro porque diminui os efeitos deste e estimula o sistema imunológico no combate da doença.

Pau D'Arco - um chá que vai querer conhecer - Fortalece as nossas defesas

Pau D’Arco – um chá que vai querer conhecer – Fortalece as nossas defesas | Foto: vix

 

Saiba agora como preparar o chá Pau D’Arco

A planta de Pau D’Arco é consumida sob a forma de chá feito a partir da casca.
O que é necessário para preparar o chá:

 

Ingredientes:
– ½ colher de sopa de Pau D’Arco
– 1 chávena de água a ferver

Preparação:
Coloque água num recipiente e leve ao lume. Quando a água estiver a ferver, desligue. Numa chávena disponha a erva do Pau D’Arco e cubra com a água a ferver. Tape a chávena e deixe repousar mais ou menos dez minutos. Depois coe e saboreie o seu chá quentinho.

Muita atenção: a dose recomendada é de duas chávenas por dia, bebidas alternadamente. Se tem alguns dos problemas para os quais este chá é recomendado, vá lá, experimente, e cuide da sua saúde! E já agora, rápidas melhoras, se for esse o caso.

Ficou com vontade de provar o chá de Pau D’Arco? Pode beber em infusão ou então tomar 3 colheres/ dia. Clique na imagem abaixo e saiba tudo!

Se gostou de conhecer os benefícios do chá de Pau D’Arco, conheça ainda os benefícios do abacate e do coco. Saiba ainda que chá faz bem a quê.

E já agora veja também...