Shares

Benefícios do feijão + receita feijoada saudável

 

Os benefícios do feijão são imensos. Posso desde já adiantar alguns: é rico em fibra, uma excelente fonte de proteína, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B. Ajuda a baixar os níveis de colesterol e os níveis de açúcar no sangue. Este superalimento tem um baixo teor de gordura e sódio. É também uma excelente escolha para os vegetarianos, já que é um óptimo substituto dos produtos de origem animal. É ainda perfeito para tratar anemias e problemas de osteoporose.

 

Conheça agora melhor os benefícios do feijão e qual o tipo de feijão indicado para cada problema.

Os benefícios de cada tipo de feijão

Benefícios do feijão + receita feijoada saudável – Conheça os benefícios | Foto: food-finders

 

 

1- É amigo do nosso cérebro

O feijão é um grande aliado do nosso cérebro, pois é rico em vitamina K, benéfica para o nosso sistema nervoso. É também uma fonte de tiamina, essencial para as células do nosso cérebro e para as funções cognitivas. É portanto um alimento que auxilia a nossa memória.

Os beneficios de cada tipo de feijão

Benefícios do feijão + receita feijoada saudável – É amigo do nosso cérebro | Foto: rareseeds

 

 

2- Controla o açúcar no sangue

Por ser rico em fibra e proteína, este alimento controla os níveis de açúcar no nosso sangue principalmente após as refeições. O feijão é um hidrato de carbono bastante saudável e pode ser um bom substituto das massas e do arroz.

 Os benefícios de cada tipo de feijão

Benefícios do feijão + receita feijoada saudável – Controla o açúcar no sangue | Foto: boldsky

 

 

3- Desintoxica o organismo

Por conter muita fibra, o feijão ajuda a desintoxicar o nosso corpo e a eliminar aquelas gordurinhas inestéticas que tanto nos incomodam. Há quem diga também que este alimento ajuda a aliviar os sintomas de dores de cabeça.

Os benefícios de cada tipo de feijão

Benefícios do feijão + receita feijoada saudável – Desintoxica o organismo | Foto: pearlofthegospel

 

 

4- Boa fonte de energia

O feijão é rico em ferro e um óptimo alimento para as grávidas e para as mulheres na fase da menstruação, altura em que precisamente perdem ferro. Por outro lado, o feijão ajuda a produzir energia e facilita o transporte do oxigénio por todo o nosso corpo. A juntar a todos estes benefícios, também ajuda a prevenir a anemia.

Os benefícios de cada tipo de feijão

Benefícios do feijão + receita feijoada saudável – Boa fonte de energia | Foto: rareseeds

 

 

5- Melhora a saúde do nosso aparelho digestivo

A fibra do feijão ajuda a regular a flora intestinal e facilita a libertação de toxinas. E ainda melhora a saúde das bactérias “boas” do nosso trato digestivo.

 

 

6- Fortalece o nosso coração

O feijão ajuda a baixar os níveis de colesterol graças às suas fibras. Há quem diga que este alimento ajuda a prevenir acidentes vascular cerebral e ataques cardíacos. O seu alto teor de magnésio melhora o nosso sistema cardiovascular.

 

 

7- É um óptimo substituto da carne e do leite

Sabia que alguns especialistas defendem que o feijão tem mais proteína que os produtos lácteos e que as carnes vermelhas? E este alimento ajuda a emagrecer e tem vários nutrientes necessários para o nosso organismo.

 

 

 Eis uma tabela para guardar com os benefícios pormenorizados de cada tipo de feijão:

 

Feijão vermelho Fonte de fibra, vitaminas, magnésio, ferro e cobre. Ajuda no tratamento de doenças de pele, combate a prisão de ventre e a anemia, baixa a tensão arterial e o colesterol.
Feijão branco Rico em fibras e vitaminas. Previne a diabetes, melhora a circulação sanguínea, fortalece os ossos, melhora o nosso sistema imunitário, dá-nos energia e melhora o nosso humor.
Feijão-verde Tem um baixo teor de gordura e poucas calorias. São ricos em fibra e vitaminas. Regula o trânsito intestinal, reduz a retenção de líquidos, combate o envelhecimento precoce e reduz a probabilidade de doenças cardíacas.
Feijão-frade Previne doenças cardíacas, diabetes, depressão e ajuda a perder peso. É rico em zinco, que melhora a saúde dos nossos olhos e em potássio, que regula a nossa pressão arterial.
Feijão preto É rico em fibra, ferro, cálcio, fósforo, cálcio, ácido fólico e antioxidantes! Reduz o colesterol e a tensão arterial. Limpa o sistema digestivo e baixa os níveis de açúcar no sangue.

 

 

 

E, por fim,  aqui tem a receita de feijoada de choco para 5 pessoas:

Os benefícios de cada tipo de feijão

Benefícios do feijão + receita de uma feijoada saudável – Conheça a receita | Foto: mymenupal

 

 

Ingredientes:

500 gramas de choco

300 gramas de feijão branco

1dl de azeite

1 cebola média

300 gramas de tomate (bem maduro)

2 cenouras

1 raminho de salsa

Metade de 1 chouriço (preferencialmente de soja)

 

 

Preparação:

Demolhe o feijão durante algumas horas ou passe-o apenas por água caso prefira usar o feijão enlatado. De seguida coloque-o em água, sal, meia cebola e um fio de azeite.

Num tacho à parte, faça um refogado com a cebola picadinha, o tomate picado e sem pele, duas folhas de louro e azeite. Quando o refogado estiver bem douradinho, acrescente-lhe o choco limpo, cortado aos pedacinhos, a cenoura e o chouriço às rodelas e deixe cozinhar com o tacho tapado. Depois junte o feijão e deixe apurar.

No final, verifique os temperos e sirva com umas folhinhas de salsa!

Dica: para esta receita é importante que use tomate em vez de polpa de tomate, pois é mais saudável e não tem corantes nem conservantes. A opção do chouriço de soja também é mais saudável do que o tradicional chouriço de carne.

 

 

Eu não resisto a uma boa feijoada! Esta é mais saudável e pode comê-la, de vez em quando, sem sentir culpa!

 

 

Se gostou de conhecer os benefícios do feijão e esta receita de uma feijoada saudável, conheça também as receitas de uma canja portuguesa e de uma canja búlgara. Saiba ainda como preparar um chá detox e proteja-se com estes acessórios de inverno mesmo giros.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest