Shares

10 alimentos para combater a fadiga

 

De certeza que sabe reconhecer o estado de fadiga. É quando nos sentimos fracos e cansados, fisicamente ou mentalmente. Isto acontece por muitas razões, desde alimentação deficiente, excesso de trabalho ou poucas horas de sono. E também quando somos postos à prova, seja num novo trabalho, na época de exames ou até pela ansiedade e stress do dia-a-dia. Para combater este problema, indico-lhe aqui 10 alimentos para combater a fadiga:

 

1 – Banana

As bananas contêm uma boa quantidade de potássio que o corpo precisa para converter o açúcar em energia. Além disso, os açúcares naturais, como sacarose, frutose e glicose das bananas são essenciais para aumentar a energia rapidamente.

Pode comer 1 a 2 bananas diariamente ou então saborear um smoothie de banana para manter o seu corpo hidratado e com uma dose extra de energia.

10 alimentos para combater a fadiga

10 alimentos para combater a fadiga – Banana | Foto: womanitely

 

 

2 – Chá verde

Beber chá verde ajuda também a combater a fadiga, especialmente o stress e o cansaço do trabalho. O chá verde contém polifenóis, que ajudam a reduzir o stress e que aumentam a energia, melhorando o foco mental.

Caso não saiba fazer chá verde faça o que lhe sugiro: coloque 1 colher de chá de chá de verde (folhas) numa chávena de água quente por 5 minutos. Coe, adicione mel e beba este chá 2 ou 3 vezes por dia. Em vez de folhas de chá verde pode usar saquinhos de chá verde. Diga nos comentários se gostou!

10 alimentos para combater a fadiga

10 alimentos para combater a fadiga – Chá verde | Foto: revistasaboresdosul

 

 

3 – Sementes de abóbora

As sementes de abóbora são um lanche ideal para combater a fadiga. Isto porque contêm proteínas de alta qualidade, ómega 3, vitaminas B1, B2, B5 e B6, bem como minerais, tais como magnésio, fósforo, ferro e cobre. Saiba que todos estes nutrientes impulsionam o seu sistema imunitário, fornecendo energia e combatendo os sintomas de fadiga. É verdade, basta tomar um punhado de sementes de abóbora para ter mais energia!

10 alimentos para combater a fadiga

10 alimentos para combater a fadiga – Sementes de abóbora | | Foto: greenme

 

 

4 – Aveia

Outro alimento óptimo para combater a fadiga é a aveia. Contém carboidratos de qualidade que são armazenados no corpo e fornecem combustível para o cérebro e para os músculos ao longo do dia. Além disso, tem muitos nutrientes como proteínas, magnésio, fósforo e vitamina B1, que ajudam a aumentar a sua energia.

10 alimentos para combater a fadiga

10 alimentos para combater a fadiga – Aveia | Foto: dicasdieta

 

 

5 – Iogurte

As várias componentes do iogurte (alta qualidade de proteínas e hidratos de carbono) cuidam da sua saúde intestinal e combatem os sintomas de fadiga. O nosso corpo processa os iogurtes mais rapidamente do que qualquer alimento sólido e estes funcionam como uma grande fonte de energia.

10 alimentos para combater a fadiga

10 alimentos para combater a fadiga – Iogurte | Foto: emagrecerefacil

 

 

6 – Melancia

Se se está a sentir mais cansado e precisa de energia extra pode optar por uma fatia de melancia. A melancia é rica em água e eletrólitos, que hidratam e ajudam a mantê-lo activo e sem sintomas de fadiga. Além disso, é rico em nutrientes, como potássio, vitamina C e ferro, que também ajudam a erradicar a fadiga.

Pode, em vez de comer uma fatia de melancia, fazer uma bebida saudável com melancia, mel, sumo de limão e água. Pode beber este sumo depois de um treino para se sentir com mais força e energia!

10 alimentos para combater a fadiga

10 alimentos para combater a fadiga – Melancia | Foto: dicasdieta

 

 

7 – Nozes

As nozes são outro alimento que ajuda a combater a fadiga, pois são ricas em ómega 3, que aliviam os sintomas de depressão. Contém ainda proteína, fibra, magnésio, fósforo, ferro e vitaminas, que ajuda a impulsionar energia depois de um treino.

Pode incluir ¼ de uma chávena de nozes sem casca na sua alimentação diária, como comer nozes assadas ao meio da manhã ou ao meio da tarde. Além disso, pode incluir nozes em cereais, batidos, sopas e saladas.

10 alimentos para combater a fadiga

10 alimentos para combater a fadiga – Nozes | Foto: dicasdieta

 

 

8 – Feijão

O feijão tem inúmeros benefícios para a nossa saúde e para combater a fadiga. O feijão é rico em fibra e contém uma boa proporção de carboidratos, proteínas e minerais, como potássio, magnésio, fósforo, cobre e ferro. A composição do feijão fornece-nos energia de longa duração que nos impede de nos sentirmos cansados. E não pense que se comer feijão vai engordar. Na verdade, o feijão tem um baixo índice glicémico.

Pode comer feijão em várias refeições durante todo o dia, como ao almoço, na sopa, ou ao jantar numa deliciosa salada de feijão preto.

10 alimentos para combater a fadiga

10 alimentos para combater a fadiga – Feijão | Foto: blogspot

 

 

9 – Pimento vermelho

O pimento vermelho é um antioxidante que aumenta o seu sistema imunitário e ajuda a reduzir o colesterol. É rico em vitamina C, que é essencial para uma vida saudável e ajuda a prevenir a fadiga do stress físico ou emocional.

Apenas 1 chávena de um pimento vermelho diariamente será suficiente para manter a sua energia e o seu metabolismo elevado. Pode até incluir este alimento na sua dieta e prepará-lo cru, cozido, assado, grelhado ou recheado.

10 alimentos para combater a fadiga

10 alimentos para combater a fadiga – Pimento vermelho | Foto: ltmcdn

 

 

10 – Espinafres

Os espinafres são outro grande alimento que combate a fadiga. É dos alimentos mais ricos em ferro, que ajuda a oxigenar o sangue para as células do nosso corpo. Ajuda ainda a produzir energia e a combater o cansaço, isto porque contém magnésio, potássio e vitaminas B e C.

Pode adicionar este alimento a sandes, sopas ou em outros lanches saudáveis. Pode inclui-los em refogados, cozidos e batidos. Um copo de sumo de espinafre é outra opção fácil e bastante saudável que ajuda a combater a fadiga.

10 alimentos para combater a fadiga

10 alimentos para combater a fadiga – Espinafres | Foto: dicasdieta

 

 

Nota: na hora de eliminar a fadiga e de melhorar o ânimo, o chocolate também pode ser uma opção, mas atenção, escolha sempre a versão mais amarga, porque tem mais propriedades antioxidantes.

 

Para além destes super alimentos para se ver livre da fadiga dou-lhe também alguns conselhos:

– Dormir entre seis e oito horas por dia
– Alimentar-se de maneira equilibrada
– Beber muitos líquidos
– Realizar actividade física moderada de duas a três vezes por semana
– Meditar
– Evitar o consumo excessivo de álcool
– Não sair de casa pela manhã sem tomar o pequeno-almoço
– Comer a cada três horas
– Evitar a cafeína
– Não consumir bebidas energéticas nem combiná-las com álcool
– Faça pausas para descansar os olhos
– Tente distrair-se com uma actividade de que gosta
– E claro, ame muito e conviva com os amigos.

 

Se gostou de conhecer estes 10 alimentos para combater a fadiga, conheça também as razões para dever comer castanhas, bacalhau e feijão.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest