Shares

Dicas saudáveis – Benefícios das sementes de sésamo

 

 

As sementes de sésamo, além de possuírem um sabor muito agradável, parecido com noz, são uma óptima fonte de nutrientes, e logo de benefícios para nossa vida e saúde. É por isso que hoje lhe falo sobre as sementes de sésamo.

A semente de sésamo vem de uma planta proveniente da Ásia e do leste de África. Contém um dos maiores teores de óleo encontrados na natureza e é por isso que o óleo de sésamo é muito popular na culinária dessas regiões. Além disso, a semente de sésamo é amplamente utilizada para dar mais sabor e nutrientes a vários pratos. Este superalimento tem vários nutrientes e propriedades que o enriquecem, tais como vitaminas, cálcio, zinco, magnésio, fósforo e ferro.

Por trazer diversos benefícios à saúde, a semente de sésamo ganhou muita popularidade em todo o mundo.

 

 

1 – Contêm um alto teor de proteína vegetal

As sementes de sésamo possuem proteína de alta qualidade, isto são muito boas notícias para quem quer manter a boa forma todo o ano. A proteína é responsável pelo bom funcionamento dos nossos músculos.
E, para além de proteína, as sementes de sésamo possuem aminoácidos fundamentais para o crescimento, principalmente em crianças. Inclua estas sementes em saladas e pequenos-almoços.

Dicas saudáveis – sementes de sésamo

Dicas saudáveis – Benefícios das sementes de sésamo – Contêm alto teor de proteína vegetal

 

 

2 – Ajuda a combater a diabetes

Graças ao magnésio e a outros nutrientes contidos na semente de sésamo, alguns especialistas afirmam que este alimento pode ajudar a prevenir a diabetes, além de controlar os sintomas de quem já sofre desta doença. E porquê? Porque algumas propriedades das sementes de sésamo ajudam a regular os níveis de insulina e de glicose.

Dicas saudáveis – sementes de sésamo

Dicas saudáveis – Benefícios das sementes de sésamo – Ajuda a combater a diabetes | Foto: healthline

 

 

3 – Reduz a pressão arterial

Fonte de magnésio, a semente de sésamo também tem propriedades vasodilatadoras e, por isso, pode diminuir a pressão arterial. O consumo deste mineral é muito importante para quem sofre de pressão alta, já que ele poderá evitar complicações futuras.

Além disso, os óleos encontrados nas sementes de sésamo foram analisados em pesquisas recentes, que afirmam que as suas propriedades estão associadas à redução da hipertensão, diminuindo problemas no sistema cardiovascular e prevenindo doenças do coração.

Dicas saudáveis – sementes de sésamo

Dicas saudáveis – Benefícios das sementes de sésamo – Reduz a pressão arterial | Foto: guiadocorpo

 

 

4 – Melhora a digestão

Para manter um bom funcionamento do sistema digestivo, é fundamental consumir alimentos ricos em fibra e água. O alto teor de fibras que a semente de sésamo tem ajuda na absorção de nutrientes e contribui para um sistema digestivo saudável. Isto pode evitar quer a prisão de ventre quer a diarreia, protegendo a saúde do cólon e reduzindo a possibilidade de desenvolver doenças gastrointestinais.

Dicas saudáveis – sementes de sésamo

Dicas saudáveis – Benefícios das sementes de sésamo – Melhora a digestão | Foto: dicassobresaude

 

 

5 – Garante pele e cabelo mais saudável

Os altos níveis de zinco na composição das sementes de sésamo ajudam na formação de colágeno no nosso organismo, garantindo músculos, pele e cabelo mais resistentes e saudáveis.

Já o uso do óleo de sésamo directamente na pele pode reduzir marcas de expressão, pois contém activos antienvelhecimento, além de ser eficaz também na diminuição de marcas de queimaduras e cicatrizes.

Dicas saudáveis – sementes de sésamo

Dicas saudáveis – Benefícios das sementes de sésamo – Garante cabelo e pele mais saudáveis | Foto: freepik

 

 

6 – Tem propriedades anti-inflamatórias

Por conter grandes doses de cobre na sua composição, as sementes de sésamo podem ajudar na redução de inflamações nas articulações, ossos e músculos, reduzindo assim as dores e inchaços causados pela artrite.

Dicas saudáveis – sementes de sésamo

Dicas saudáveis – Benefícios das sementes de sésamo – Têm propriedades anti-inflamatórias | Foto: slnutrition

 

 

7 – Previnem o cancro

Alguns componentes das sementes de sésamo são considerados anticancerígenos, como é o caso do magnésio, do ácido fítico e dos fitoesteróis.

O ácido fítico é um antioxidante que reduz o impacto e os efeitos dos radicais livres, que estão associados ao surgimento de diversos tipos de cancro e doenças crónicas.

Dicas saudáveis – sementes de sésamo

Dicas saudáveis – Benefícios das sementes de sésamo – Previnem o cancro | Foto: indice

 

 

8 – Ajudam a diminuir o stress

Alguns tipos de minerais encontrados na semente de sésamo, como o magnésio e o cálcio, são conhecidos por terem propriedades antisstress.

Além disso, as sementes de sésamo contêm tiamina e triptofano, vitaminas que ajudam na produção de serotonina, substância conhecida por reduzir a dor, controlar o mau humor e melhorar a qualidade do sono.

Dicas saudáveis – sementes de sésamo

Dicas saudáveis – Benefícios das sementes de sésamo – Ajudam a diminuir o stress | Foto: psicologiadirecta

 

Experimente sementes de sésamo. Pode adicioná-las, por exemplo, às suas saladas e pequenos-almoços. Estas são as sementes de sésamo que eu recomendo. Clique na imagem e encomende-as através do site da Girassol.

SEMENTES DE SESAMO BIO 200g PROVIDA

 

Se gostou de conhecer os benefícios das sementes de sésamo, descubra também os benefícios das sementes de cânhamo e do açaí. Descubra também todos os benefícios da centelha asiática e do chá de erva príncipe. Tenha hábitos saudáveis!

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest