Benefícios das sementes de cânhamo para o nosso organismo
Todas as semanas falo-lhe dos benefícios das superalimentos mais saudáveis que existem e hoje chegou a vez das sementes de cânhamo. Comecemos pelo início: as sementes de cânhamo são a semente da planta da marijuana, mas sem THC, pelo que o seu consumo é seguro e não causa quaisquer efeitos alucinogénicos.
São cada vez os nutricionistas que as recomendam já que têm muitos benefícios para o nosso organismo. São, desde logo, ricas em proteína, o que faz delas um alimento fantástico para quem pratica desporto. Estas sementes são igualmente essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo, já que contêm aminoácidos que o nosso organismo não consegue produzir.
Conheça agora os benefícios do seu consumo e uma receita onde as pode utilizar!
1- Estimulam o nosso humor
As sementes de cânhamo são ricas em ácidos graxos essenciais ao nosso organismo, que são responsáveis pelo crescimento e vitalidade do nosso corpo e ainda estimulam o bom humor! Como o corpo não consegue produzir alguns desses ácidos gordos tão importantes, as sementes de cânhamo são um suplemento perfeito para a nossa alimentação.
2- Importante fonte de proteína
Por serem ricas em proteína as sementes de cânhamo são uma das melhores opções para quem pratica desporto já que a proteína é fundamental para a regeneração e reestruturação da massa muscular.
3- São muito ricas em fibra
As sementes de cânhamo são ricas em fibra e, por isso, podem ser excelentes aliadas no combate à prisão de ventre. E, muito importante: quando consumidas com moderação podem auxiliar na perda de peso já que a sua fibra pode ajudar a eliminar com mais facilidade as toxinas acumuladas no corpo. Além disso, melhoram o processo da digestão graças às suas enzimas.
4- Diminui os efeitos da menopausa e da TPM
A fase pré menstrual pode ser dolorosa. As hormonas ficam desreguladas e alteram o nosso estado emocional. Por outro lado, surgem as incómodas dores. Alguns especialistas afirmam que um dos ácidos do cânhamo pode ajudar a reduzir as dores, o mau humor e irritabilidade, o estado depressivo e até a retenção de líquidos.
Já em relação à menopausa, as sementes de cânhamo ajudam a diminuir as inflamações e a regular as disparidades hormonais.
5- Bom substituto da proteína animal
Saiba que as sementes de cânhamo podem ser óptimas substitutas da proteína animal. Porquê? Porque têm uma grande quantidade de proteína e menos quantidade de gordura. Deve adicioná-las às suas saladas, smoothies e iogurtes!
6- Protegem o nosso coração
As sementes de cânhamo têm propriedades que ajudam a prevenir e a reduzir os riscos de doenças cardíacas. Isto porque têm uma grande quantidade de arginina, um aminoácido que pode ajudar a regular a tensão arterial, diminuindo os valores elevados. Assim, reduz o risco de doenças relacionadas com a tensão arterial alta.
7- Melhora a saúde da nossa pele
Os componentes dos ácidos graxos das sementes de cânhamo são grandes aliados para quem sofre de problemas de pele como os eczemas. Segundo um estudo, o óleo feito a partir destas sementes, pode ajudar a reduzir os sintomas de comichão e pele seca, reduzindo assim o consumo de medicamentos.
8- Possui inúmeros minerais
Saiba que estas sementes são uma excelente fonte de minerais essenciais à nossa saúde. Contêm magnésio, fósforo, ferro e zinco! Há quem diga que 3 colheres de sopa das sementes de cânhamo equivalem à quantidade desses minerais que devemos consumir diariamente.
9- Fortalecem os nossos ossos
Por serem ricas em minerais essenciais para a nossa saúde óssea, as sementes de cânhamo ajudam a fortalecer os nossos ossos, evitando e prevenindo doenças como a osteoporose.
10- Reforçam o nosso sistema imunitário
Por serem tão ricas em fibras e minerais, as sementes de cânhamo ajudam a reforçar o nosso sistema imunitário, deixando-nos mais fortes e resistentes ao aparecimento de doenças.
Eis a receita de uma salada de agrião com manga e cânhamo
Ingredientes:
2 chávenas de chá de agrião
1 chávena de chá de couve roxa
Manga q.b
Cenoura q.b
Azeite q.b
2 Colheres de sopa de sementes de cânhamo
Modo de preparação
Lave os agriões e a couve roxa e coloque-os numa saladeira.
De seguida, rale a cenoura (com ou sem casca) e adicione-a à salada.
Lave a manga e parta-a mesmo com a casca e espalhe-a sobre a salada.
Coloque as sementes de cânhamo e tempere a gosto a sua salada!
São muitos os benefícios, verdade? Estas são as sementes de cânhamo que eu consumo. Clique na imagem e saiba como recebê-las em casa:
Se gostou de conhecer os muitos benefícios das sementes de cânhamo para o nosso organismo, conheça também os benefícios da chia, da batata doce e dos mirtilos.