Bolo do caco – Sobremesa, entrada ou acompanhamento
O bolo do caco é um pão de trigo típico da Madeira. Pode ser consumido como sobremesa, entrada ou como acompanhamento. Conheça aqui a receita tradicional:
INGREDIENTES (para dois bolos grandes e um pequeno)
1 KG DE FARINHA DE TRIGO (SEM FERMENTO)
25 GR DE FERMENTO
750 GR DE BATATA DOCE
q.b. SAL
q.b. ÁGUA MORNA
PREPARAÇÃO
Coloca-se o sal e o fermento num alguidar. Adiciona-se a farinha aos poucos juntamente com a água. Amassa-se tudo muito bem. Junta-se a batata doce cozida, descascada e cortada aos cubos. Volta-se a amassar tudo muito bem. Deixa-se levedar durante 15 minutos.
Depois corta-se a massa em porções de 250 gr cada. Coloca-se cada porção sobre uma chapa bem quente e vai-se espalhando com a mão até formar um bolo. Em cada sequência pode-se passar as mãos por farinha para a massa não pegar. Deixa-se cozer tudo em lume brando, de um lado e do outro.
Quando os bolos estiverem cozidos pode barrá-los com manteiga simples ou manteiga de alho e salsa e cortá-los às fatias. Humm… estão prontos a comer. Fica uma delícia! Saboreie o bolo do caco, de preferência, quentinho, acabadinho de sair da fornalha. É de comer e lamber os dedos por mais.
Se gostou de conhecer a receita do bolo do caco, conheça também a receita dos brigadeiros sem culpa. Saiba ainda quais as quantidades de cada alimento que deve consumir e descubra o chá de Pau D'Arco.