Adoro calor, adoro o verão e adoro sestas temperadas pela brisa amena de final de dia. A única coisa de que gosto menos são as noites tórridas em que não corre uma aragem e em que simplesmente não encontro posição confortável para cair no sono. Para mim – e, se calhar, para si também – é complicado adormecer quando estou cheinha de calor, por isso, bons truques para ajudar a dormir sempre fresco nestes dias vêm mesmo a calhar! Aqui conto-lhe como pode dormir mais fresquinho mesmo em noites tropicais! Conte aos seus amigos, eles vão agradecer ?
O primeiro passo para manter uma temperatura corporal ideal durante todo o ano é a ingestão de muita água. Portanto, no verão, ainda é mais importante não se esquecer de beber líquidos. Manter-se hidratado vai ajudá-lo a manter-se fresco também na hora de dormir.
Nas horas imediatamente antes de ir dormir a sua atividade física não deve ser intensa. Isto porque, se se exercitar antes de se deitar, a temperatura do seu corpo sobe e vai ter mais dificuldade em arrefecer quando estiver na cama. O ideal é afastar-se de aparelhos tecnológicos e começar a relaxar pelo menos 2 horas antes de ir dormir.
Um bom truque é tomar um duche antes de se deitar. Não tome banho de água fria, porque ao fazê-lo pode estar a criar o efeito inverso àquele que pretende, que é o de baixar a temperatura corporal. Mas, se tomar um duche morno ou pouco frio, vai sentir-se de imediato mais fresco e, de seguida, ao entrar nos lençóis, vai ser muito mais fácil adormecer.
Se não gosta de tomar banho à noite porque prefere tomar de manhã, pode "enganar" o seu corpo! É verdade! Resfrie apenas partes estratégicas como os pulsos, as axilas, as virilhas, a testa, os pés e as mãos. Automaticamente a temperatura do seu corpo fica regulada e vai sentir-se com menos calor.
Também aquilo que come vai influenciar as suas noites de verão. Se comer muito ao jantar, vai sentir o estômago pesado e esta sensação, aliada ao calor, vai impedi-lo de "pregar olho". Opte por algo mais leve como, por exemplo, carnes brancas e legumes.
Quanto menos roupa melhor! Roupa húmida, resultante da transpiração, colada ao corpo, poderá fazer com que se constipe. Se se sentir à vontade deite-se como veio ao mundo: nu.
Claro que trocar a roupa de cama de inverno pela de verão é fundamental, mas talvez nunca tenha ouvido falar desta ideia: usar esteiras de palha ou de bambu por cima da cama é uma óptima solução para afastar o calor do seu corpo, uma vez que este material não retém o calor! Fantástico, não é?!
Ponha a roupa de cama no frigorífico alguns minutos antes de se deitar. Parece estranho mas acredite que funciona. Durante 30 a 40 minutos terá os lençóis frescos e pode ser o tempo de que necessita para adormecer.
Não sou adepta de dormir com meias mas, se nada mais resultar, aqui fica outra dica. Calce umas meias previamente arrefecidas, tal como os lençóis! Pés frescos, corpo fresco! Já tinha ouvido?! ?
Quem tem ar condicionado no quarto tem tendência a adormecer com ele ligado, no entanto, devemos usá-lo com muita moderação. O ar condicionado retira a humidade do quarto e seca as mucosas, por isso, não é aconselhável passar a noite com ele ligado. Além disso, durante a madrugada a temperatura baixa bastante e pode apanhar um resfriado.
Opte antes por deixar as janelas fechadas durante o dia para impedir que o calor entre e abra-as já à noite por umas horas antes de se deitar. Assim renova o ar do seu quarto. Volte a fechá-las assim que se deitar. E bons sonhos!
Se gostou de conhecer estas dez dicas para lidar com o calor e dormir sempre fresco, espreite também 6 ideias para a sua casa ficar mais fresca e 6 truques para afastar as melgas. Leia mais sobre a relação entre o Feng Shui e a intimidade e conheça dicas infalíveis de limpeza. E eleja a sua almofada e cama preferidas.