Alimentos que deve comer depois de treinar
É absolutamente fundamental saber o que pode e deve comer logo após treinar. E porquê? Porque o que come após treinar tem o poder de comprometer ou não todo o exercício que foi feito e consequentemente os seus resultados. Não é uma boa ideia treinar e depois deitar tudo a perder, por não ter tido uma alimentação adequada. Fixe esta regra: os nutrientes que mais devem estar na sua alimentação pós-treino são a proteína e alguns hidratos de carbono.
Tenha claro que cada caso é um caso e que deve sempre aconselhar-se com o seu nutricionista e com o seu personal trainer. Esta é uma lista de alimentos variados e muito saudáveis para quem gosta de ir ao ginásio:
1- Batata doce
A bata doce é um dos alimentos mais ingeridos no período pós-treino. E porquê? Porque é rica em hidratos de carbono e tem um nível glicémico baixo. Ou seja, dá-lhe grande energia sem ter de consumir muitas calorias. Uma dica: se gosta de batata, prefira sempre a variante batata doce. É nutricionalmente mais rica e definitivamente mais indicada para o período pós-treino.
2- Bananas
As bananas são uma das frutas com maior teor de hidratos de carbono, por isso são muito recomendadas para ingerir depois do treino.
3- Ovos
O ovo é considerado como uma das maiores fontes de proteína. A melhor forma de comer ovo é se for cozido, pois um ovo médio com 30 gramas tem cerca de 4 gramas de proteína. Sabia que a clara do ovo é muito usada porque quem quer ganhar massa muscular?
4- Manteiga de amendoim
A manteiga de amendoim também é muito conhecida no mundo do desporto. Deve dar preferência às versões sem açúcar e às mais naturais possíveis. Pode ainda optar por fazer manteiga de amendoim em casa. Este tipo de manteiga tem um elevado teor de proteína.
5- Frutos secos
Os frutos secos também são uma óptima opção de alimento do pós-treino. São ricos em proteínas, mas atenção: como têm muitas gorduras, devemos consumi-los em pequenas quantidades. Para obter todos os seus benefícios, basta comer um punhado deles por dia.
6- Frutos vermelhos
Este tipo de frutos tem muitos antioxidantes importantíssimos para o nosso equilíbrio, já que irão bloquear a acção dos radicais livres que são produzidos pelo nosso organismo durante o exercício.
7- Água
A hidratação é muito importante quer antes do treino, quer durante, quer depois. Esta é uma regra sagrada cumprida por todos os desportistas. Sabe porquê? Porque a água irá ajudar-nos a repor os líquidos que perdemos por via da transpiração. Saiba ainda que beber muita água ajuda a evitar lesões. Por todas estas razões, mantenha-se sempre bem hidratado!
8- Papas de aveia
A aveia tem muitas vantagens! Ora leia: é um cereal muito nutritivo, rico em vitaminas, proteínas, minerais e fibra. Não contribui para o aumento de peso, ajuda a controlar os níveis de colesterol e é de fácil consumo. As papas de aveia são muito fáceis de fazer e rápidas. Por todas estas razões, são um alimento perfeito para ingerir depois do treino.
9- Iogurte skyr
O iogurte skyr tornou-se muito conhecido nos últimos tempos. Já ouviu falar? É um iogurte islandês, rico em proteínas e cálcio. Melhora a flora do intestino e é pobre em gorduras, sendo assim uma óptima opção para pós-treino.
Fotografias que acompanham o texto: Bancos de imagens
Este artigo é uma grande ajuda para manter os resultados pós-treino, verdade? Gostou de descobrir os alimentos que deve comer depois de treinar? Aqui mais grandes dicas sobre este tema. Saiba quais são os melhores alimentos para os glúteos bem definidos, para os braços mais firmes e definidos e ainda para os abdominais definidos.