Sentado ou em pé? Na posição está o segredo!

 

Olá! Hoje volto com mais um vídeo da minha rubrica “Não entra mosca nem sai asneira”, do meu Canal de Youtube “Casa da Teresa”, onde lhe conto todos as dicas, conselhos e segredos sobre comunicação! Subscreva-o já hoje!

Já reparou que os apresentadores comunicam umas vezes sentados e outras em pé? E porquê será? Serão eles próprios a optar por isso? Não! Será porque lhes apetece? Também não! O segredo são… os horários! Não acredita?! Eu explico-lhe tudo aqui!

A resposta está na diferença entre “daytime” e “prime time”! Os programas do “daytime”, podem ser tanto os programas da manhã como os da tarde. Estes programas têm uma componente muito acolhedora e de companhia relativamente aos telespetadores. Portanto, a posição que os apresentadores assumem vai de encontro a isso mesmo: estão sentados, a conversar de uma forma relaxada. E isto faz com que quem está em casa tenha uma sensação de proximidade, verdade?

E quanto aos programas de “prime time”? Isto é, os chamados programas de horário nobre. Fi-los a minha vida toda! Sabe porque é que eu, por exemplo, sempre comuniquei em pé nestes programas? Porque estes, sim, têm um caráter de urgência. Se estamos em pé, estamos em movimento, podemos deslocar-nos mais facilmente. Percebe agora a diferença? É precisamente esta!

Num jornal televisivo, por exemplo, os jornalistas estão sentados e têm à frente secretárias grandes, que é como que uma forma de distanciar o espetador. O que é que representa? Que o jornalista está apenas a veicular uma informação, da forma mais isenta que pode. Tudo em Televisão tem um porquê, já viu?

Também existem outros truques: as cadeiras são um deles! Lembro-me que a Manuela Moura Guedes puxava a cadeira toda para cima, para se fosse vista da cintura para cima e, assim, se tornasse mais elegante e graciosa, quase como se estivesse em pé! Que belo truque, não é? Acho extraordinário!

E os sofás?! Em Televisão os décores não são feitos para ser de verdade. Têm de ser pensadas para funcionar, para que as pessoas fiquem bem sentadas. Eu vou contar-lhe um segredo para ficar o mais direitinho possível: sentar-se na pontinha do sofá!
Por falar em sofás… qual foi a história que ficou famosa por causa de um sofá, qual foi?! A do “recipiciente”, claro, da minha querida Cátia Palhinha. Quem é que não se lembra?! Ficou para sempre!

Se quiser saber mais sobre este tema tão pertinente veja este vídeo. Vai gostar! Veja aqui:

E já agora veja também...