Receita de Mousse de laranja com flor de laranjeira

 

 

Mais uma sobremesa que eu sei que vai adorar. Esta mousse de laranja leva água de laranjeira, mas pode substitui-la por água aromatizada com um licor de laranja, se preferir. De qualquer modo, entendi que devia partilhar a receita tal e qual me foi oferecida. Para que possa fazer a receita completa digo também como fazer a da água de laranjeira, em casa. É muito fácil, e até pode usar, a que sobrar, na sua pele, ou para dar um cheirinho bom à sua casa. Tem aqui a receita. Agora é só fazer, e surpreender os amigos e a família.

mousse de laranja com flor de laranjeira

Mousse de laranja com flor de laranjeira. Foto de RitaE, no pixabay

 

Ingredientes

 

2 dl de sumo de laranja
4 dl de água de laranjeira
80 gramas de açúcar (pode substituir por açúcar mascavado ou amarelo)
3 gemas
2 folhas de gelatina
2 claras
170 gramas de natas

Colocar a gelatina de molho em água fria. Bater as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e juntar o sumo de laranja previamente aquecido. Levar tudo a lume brando de forma a que as gemas não cozam. Não deixe ferver! Junte as folhas de gelatina bem espremidas e deixe arrefecer. À parte, bata as claras em castelo e misture-as, com cuidado, no creme. Em seguida adicione as natas, com movimentos de baixo para cima.
Deite em taças individuais ou num taça grande. Sirva decorado com cascas de laranja cristalizada, ou gomos finos de laranja, e folhas de hortelã.

 

Água de flor de laranjeira – Como fazer em casa

 

mousse de laranja com flor de laranjeira

Mousse de laranja com flor de laranjeira. Flor seca. Foto de Siala, no pixabay

 

Pode comprar a água de flor de laranjeira, já pronta, no Celeiro ou outra loja da especialidade, ou fazer em casa. É muito fácil, basta comprar a flor já seca.

 

Ingredientes:

 

50 gramas de flor de laranjeira seca
1/2 l de água mineral ou destilada

Numa taça coloque as flores secas e cubra-as com a água. Deixe ficar de um dia para o outro, coberta com filme transparente. Depois filtre (por exemplo com um pano) e a sua água está pronta a ser usada nos seus doces.

A água de flor de laranjeira também pode ser usada como tónico facial ou para aromatizar a sua casa

 

 

O Outono já começou e é muito importante que consuma de alimentos ricos em vitamina C para prevenir as gripes e constipações típicas do tempo frio que se aproxima. Aqui tem 5 receitas caseiras para evitar as constipações  e, já agora, conheça uns truques para aliviar as típicas dores de garganta . Alimente-se bem e dê prioridade aos alimentos que fazem bem à sua saúde.

E já agora veja também...