Shares

Os tesouros mais surpreendentes de sempre.
Conheça as histórias por detrás destas descobertas incríveis.

CAVERNAS DE LASCAUX:
Este complexo de cavernas no sudoeste de França foi descoberto em 1940 por um grupo de 4 adolescentes por mero acaso. Foi aquando de um passeio por Montignac que avistaram o que parecia um buraco vulgar no chão, mas que na verdade viria a destapar este tesouro maravilhoso. Depois de explorarem sozinhos e em segredo a zona, decidiram avisar o seu antigo professor Henri Breuil, que deu seguimento à exploração, estudou e comprovou a autenticidade de todas as gravuras e pinturas. Hoje em dia sabe-se que estas pinturas rupestres datam do período paleolítico. Fascinante!

Os tesouros mais surpreendentes de sempre - CAVERNAS DE LASCAUX

Os tesouros mais surpreendentes de sempre – CAVERNAS DE LASCAUX | Foto: classconnection

Os tesouros mais surpreendentes de sempre - CAVERNAS DE LASCAUX

Os tesouros mais surpreendentes de sempre – CAVERNAS DE LASCAUX | Foto: usfspdistancelearning

Os tesouros mais surpreendentes de sempre - CAVERNAS DE LASCAUX

Os tesouros mais surpreendentes de sempre – CAVERNAS DE LASCAUX | Foto: witcombe

 

O EXÉRCITO DE TERRACOTA:
Também conhecidos por Guerreiros de Xian ou mesmo Exército do imperador Qin, este conjunto de estátuas é absolutamente impressionante.
Foi durante as escavações de um poço de água que, em 1974, um grupo de 7 agricultores locais encontrou uma estátua. O que eles não sabiam era que afinal existiam milhares delas debaixo do solo. São cerca de 8000 soldados em terracota todos diferentes, já que representam o exército do poderoso imperador Qin Shi Huang, como se veio a verificar. Têm pormenores complexos e variam de tamanho e peso. Encontraram-se também carros e cavalos em tamanho real. Estima-se que tenham sido construídos no séc III antes de Cristo e são um dos maiores tesouros arqueológicos da China.

Os tesouros mais surpreendentes de sempre - O EXÉRCITO DE TERRACOTA

Os tesouros mais surpreendentes de sempre – O EXÉRCITO DE TERRACOTA | Foto: blogspot

 

Os tesouros mais surpreendentes de sempre - O EXÉRCITO DE TERRACOTA

Os tesouros mais surpreendentes de sempre – O EXÉRCITO DE TERRACOTA | Foto: wikimedia

 

VÉNUS DE MILO:
Não é certa a história sobre como esta estátua foi encontrada, por isso, também nunca se chegou a saber como perdeu os braços. No entanto foi desenterrada perto de Milo, em 1820, pelo camponês Yorgo Kentrotas e é uma estátua grega, das mais conhecidas mundialmente, tendo sido várias vezes copiada ao longo do século XIX. Mede pouco mais de 2 metros de altura e é esculpida em mármore. Os seus pormenores sublimes e técnica soberba com que foi executada concedem-lhe uma beleza única, que poderá constatar visitando o museu do Louvre.

Os tesouros mais surpreendentes de sempre - VÉNUS DE MILO

Os tesouros mais surpreendentes de sempre – VÉNUS DE MILO | Foto: wikimedia

 

CIDADE SUBTERRÂNEA DE DERINKUYU:
A Turquia já por si é um tesouro, mas é na Capadócia que se encontra esta paisagem escondida. Foi em 1963 que um morador, ao derrubar uma parede da sua casa, se deparou com uma enorme ala com ligação a outras câmaras e túneis de pedra. Especialistas calculam que esta autêntica cidade subterrânea com lojas, poços de água doce, estábulos, templos de culto e sistema de ventilação próprio, chegue para abrigar 20.000 pessoas.
Terá sido construída por antigos moradores em 4000 antes de Cristo e a sua arquitetura faz crer os especialista que poderá ter servido de abrigo durante a era glaciar. É ou não um tesouro de valor incalculável?!

Os tesouros mais surpreendentes de sempre - CIDADE SUBTERRÂNEA DE DERINKUYU

Os tesouros mais surpreendentes de sempre – CIDADE SUBTERRÂNEA DE DERINKUYU | Foto: blogspot

 

Os tesouros mais surpreendentes de sempre - CIDADE SUBTERRÂNEA DE DERINKUYU

Os tesouros mais surpreendentes de sempre – CIDADE SUBTERRÂNEA DE DERINKUYU | Foto: turismogrecia

 

Os tesouros mais surpreendentes de sempre - CIDADE SUBTERRÂNEA DE DERINKUYU

Os tesouros mais surpreendentes de sempre – CIDADE SUBTERRÂNEA DE DERINKUYU | Foto: blogspot

NAUFRÁGIO DE ULUBURUN:
Desta vez, foi no fundo do mar Mediterrâneo que se encontrou este tesouro. Em 1982, um mergulhador deu de caras com uma embarcação de 50 metros naufragada. O navio era tão antigo que o casco já tinha desaparecido por completo, mas o melhor ainda estava para vir. 20.000 mergulhos depois, foi recuperada uma relíquia arqueológica que se traduzia em jóias, dentes de hipopótamo, presas de elefantes e um dos mais valiosos – um escaravelho egípcio em ouro com o nome da rainha Nefertiti. Calcula-se que o barco viesse em missão diplomática desde a Síria até à Grécia, tendo feito pelo menos uma paragem no Chipre, mas que se tenha afundado devido ao mau tempo nesta região.

Os tesouros mais surpreendentes de sempre - NAUFRÁGIO DE ULUBURUN

Os tesouros mais surpreendentes de sempre – NAUFRÁGIO DE ULUBURUN | Foto: tablilladecera

 

Os tesouros mais surpreendentes de sempre - NAUFRÁGIO DE ULUBURUN

Os tesouros mais surpreendentes de sempre – NAUFRÁGIO DE ULUBURUN | Foto: ancientshipwrecks

 

Se gostou de conhecer os tesouros mais surpreendentes, veja também quais são as 7 jóias mais caras de sempre e os mais belos anéis de noivado. Descubra quais são os museus e os monumentos mais fotografados do planeta. Conheça também as montanhas russas mais impressionantes e as piscinas mais fascinantes do mundo.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest