Shares

Licor de café e biscoitos de canela – Faça você mesmo

 

Licor de Café

Licor de café e biscoitos de canela - Faça você mesmo - LICOR DE CAFÉ

Licor de café e biscoitos de canela – Faça você mesmo – LICOR DE CAFÉ

 

  

INGREDIENTES (para cerca de 4 garrafinhas de 200 ml)

750 ml de vodka ou aguardente

75 g de grãos de café

350 g de açúcar

150 ml de água

 

 

PREPARAÇÃO

Coloque a vodka ou a aguardente num frasco de boca larga e junte os grãos de café. Tape bem e deixe repousar durante 15 dias a 3 semanas.

Ao fim desse tempo finalize o licor. Coloque o açúcar num tachinho com a água e deixe ferver durante 10 minutos em lume brando. Deixe arrefecer e acrescente à mistura de vodka ou aguardente com café, que entretanto deverá ter uma bonita cor acastanhada. Mexa bem para combinar.

Coloque depois o licor nas garrafinhas, que devem estar bem lavadas e secas (basta lavar na máquina de lavar antes de as utilizar ou esterilizar como faria com um frasco para compota), e feche-as bem.

 

Sugestão: Uma garrafinha de licor caseiro é sempre um presente simpático. Estamos sempre muito habituados a oferecer vinhos ou bebidas espirituosas durante o Natal, e esta é uma receita que não quebra a tradição. No mesmo cabaz coloque uma garrafinha de licor de café, umas bolachas caseiras, uma compota e uma guloseima e tem um cabaz personalizado e bem composto.

 

  

Biscoitos de Canela

Licor de café e biscoitos de canela - Faça você mesmo - BISCOITOS DE CANELA

Licor de café e biscoitos de canela – Faça você mesmo – BISCOITOS DE CANELA

 

 

INGREDIENTES (para cerca de 35 biscoitos)

125 g de manteiga

300 g de farinha

100 g de açúcar

1 ovo

Canela q.b.

 

 

PREPARAÇÃO 

Numa tigela, mistura-se o açúcar com a manteiga, o ovo e a farinha. 

Moldam-se depois pequenas bolinhas do tamanho de uma noz. Numa tacinha, coloca-se a canela rolando depois as bolinhas de modo a ficarem todas cobertas. 

Colocam-se num tabuleiro forrado com papel vegetal e vão a cozer cerca de 25 minutos, em forno médio (180 C), até alourarem. (Quando retirar os bolinhos do forno, eles ainda estarão um pouco moles, mas depois de frios endurecem. Se os colocar mais tempo no forno, ficarão demasiado rijos.)

Depois de frios, guardam-se numa caixa fechada. 

 

Sugestão: Daquelas receitas infalíveis das avós, com ingredientes que temos sempre em casa e que se fazem rapidamente para levar para casa de alguém. Muitas vezes chegam ainda mornos, pois faço-os enquanto estamos a jantar, para levar para tomarmos com o café. Com tempo, ficam lindos dentro de saquinhos de celofane ou latinhas próprias para biscoitos. Muitas lojas de artigos para a casa têm deste género de coisas a preços muito simpáticos, e tenho sempre umas quantas lá por casa para usar nestas ocasiões.

 

Conheça esta e outras receitas /sugestões de presentes de Joana Roque em http://www.esferadoslivros.pt/livros.php?id_li=550

Capa do livro Presentes com Sabor Especial

Capa do livro Presentes com Sabor Especial de Joana Roque

 

Se gostou de conhecer as receitas destes biscoitos de canela e deste licor de café,  conheça também a receita destas duas sobremesas absolutamente irresistíveis. Saiba ainda como fazer bons presentes você mesmo e espreite estas boas ideias para reciclar móveis.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest