Shares

Gavetas antigas – 10 ideias de decoração

 

Eis 10 boas oportunidades para reciclar algumas peças que tem esquecidas na arrecadação. Veja bem se tem por lá umas gavetas de algum móvel que já não usa e dê-lhes uma nova utilização. Além de poupar uns trocos e dar um ar renovado à sua casa, desenvolve a sua criatividade e ocupa o seu tempo livre de uma forma saudável. A família e os amigos vão adorar, tenho a certeza.

Gavetas antigas - 10 ideias de decoração - Redecore a sua parede

Gavetas antigas – 10 ideias de decoração – Redecore a sua parede | Foto:  blogmara

 

 

1- Estante para o quarto ou biblioteca

As suas gavetas podem transformar-se numa bela estante para a sala, para o quarto ou até mesmo para a biblioteca. Basta usar a sua imaginação e criatividade. Pegue nas gavetas, trate-as, passe a lixa e coloque umas madeirinhas como divisão no meio de cada uma. Depois decore-as ao seu gosto e de acordo com a parede onde vão ficar dispostas.

Pode usar cores diferentes, materiais vários, deste papel floral ou neutro, tecido ou cortiça. Pode também pintá-las ou envernizá-las, decalcar desenhos, colar bolas ou riscas. Use e abuse das cores. Pode colocar duas ou mais gavetas ao longo da parede, conforme o tamanho, gosto e necessidade. Não se esqueça de colocar o encaixe na parte de trás de cada gaveta para poder pendurá-la. Ah, e do encaixe na parede também.

Gavetas antigas - 10 ideias de decoração - Crie a sua estante

Gavetas antigas – 10 ideias de decoração – Crie a sua estante | Foto:  pinimg

 

 

2- Tabuleiro para o café da manhã

Já pensou em usar uma das velhas gavetas como tabuleiro? Em vez de comprar um novo, aproveite e recicle o que tem em casa. Vai poupar dinheiro e passar uns bons momentos a recriar os seus objectos.

Se a gaveta for de madeira, trate bem o material com um produto próprio de forma a evitar que o caruncho apareça ou reapareça. Envernize ou forre o fundo da gaveta com plástico autocolante. É uma das melhores opções pois será mais fácil para limpar.

Pode usar o tabuleiro em diversas ocasiões: para levar o café da manhã à cama, para servir sumos ou café às suas visitas ou até para colocar na mesa da sala com chávenas ou copos.

Gavetas antigas - 10 ideias de decoração - Recrie o seu tabuleiro

Gavetas antigas – 10 ideias de decoração – Recrie o seu tabuleiro

 

 

3- Abajur para a sala

Já alguma vez pensou em transformar as gavetas que não precisa num abajur para iluminar a sua sala?! Olhe que fica muito bonito. Pegue em duas ou três gavetas, vá colocando uma por cima da outra, na horizontal. Mas antes dê-lhes um pouco de cola para que não saiam do lugar.

As gavetas não precisam de ser todas do mesmo tamanho e não necessita de sobrepô-las de uma forma regular. Sobretudo, se as gavetas forem todas do mesmo tamanho pode colocar uma em cima da outra e de maneira a que fiquem um pouco fora do sitio, ou seja, que não coincida esquina com esquina, o que até dá um certo toque mais criativo. Depois é só encaixar o candeeiro. E já está!

Gavetas antigas - 10 ideias de decoração - Faça um abajur original

Gavetas antigas – 10 ideias de decoração – Faça um abajur original

 

 

4- Gavetas por baixo da cama

Se é daquelas pessoas que gosta e tem camas altas em casa, daquelas que permitem colocar coisas lá por baixo, pois bem, as gavetas são uma boa forma de arrumar mais umas coisinhas no seu quarto.

Para facilitar a tarefa de movimentá-las, aplique umas rodas nos quatro cantos de cada uma. Adapte as rodas ao tamanho de cada gaveta. Mas verifique, primeiro, se a gaveta cabe por baixo da cama. Desta forma, vai poder aproveitar mais um cantinho da sua casa, neste caso, para peças mais pequenas e que não tenham um uso tão frequente.

Gavetas antigas - 10 ideias de decoração

Gavetas antigas – 10 ideias de decoração – Gavetas por baixo da cama | Foto:  pinimg

 

 

5- Mesa de centro

Tem falta de uma mesa para o centro da sala, daquelas pequeninas, baixinhas e que ficam lado a lado com os sofás onde pode colocar o tabuleiro com o chá e as bolachinhas para ir petiscando enquanto vê televisão? Pois bem, pode também usar as velhas gavetas ou já sem uso para construir um móvel do género, muito útil.

Mas atenção, vai ter que investir um pouco e ter tempo para que saia tudo bem. Depois de tratada e pintada ou envernizada ao seu gosto, coloque umas rodas na gaveta e um vidro na parte de cima, de modo a que se transforme numa mesa de centro. Para tal, tire as medidas à gaveta e vá a uma loja de vidros. Depois, é só encaixar o tampo.

Gavetas antigas - 10 ideias de decoração

Gavetas antigas – 10 ideias de decoração – Tenha uma mesa original

 

 

6- Banquinho de jardim

Outra sugestão para poder aproveitar as suas gavetas é fazer delas um banquinho, seja para o interior da casa, seja para colocar no jardim, na época mais quente do ano.

Mas esta transformação requer um pouco mais de habilidade técnica. Depois de decorar a gaveta ao seu gosto, terá também que arranjar umas pernas para o banco. Se tiver madeira e souber trabalhá-la, faça as pernas da mesa em casa, senão recorra a um marceneiro. Decore-as e pregue-as à gaveta. Depois preencha o interior da mesma com espuma bem grossa e cubra tudo com um tecido bem bonito. Pode usar a madeira de outra gaveta para fazer um encosto no banco. Fica, de certo modo, mais confortável. Está pronto a ser usado. Sente-se e bom descanso.

Gavetas antigas - 10 ideias de decoração - Faça o seu banco de jardim

Gavetas antigas – 10 ideias de decoração – Faça o seu banco de jardim | Foto:  pinimg

 

 

7- Base para doces

As gavetas podem servir como excelentes bases para expôr os doces nas festas infantis. Pegue numa gaveta e decore a seu gosto com papel ou tecido bem colorido, com motivos festivos de acordo com a idade das crianças a que se destina a festa.

Depois faça duas ou três divisões na gaveta, de acordo com o tamanho da mesma e dos doces que irá colocar, recorrendo a pedacinhos de madeira ou cartão.

Esta é uma excelente forma de colocar os doces à disposição dos convidados mais novos porque além de ser uma base diferente a que estão habituados, evita, por exemplo, acidentes com a loiça de vidro ou cerâmica, que se parte facilmente.

 

 

8- Uma cama para o cão

Uma gaveta velha também pode tornar-se uma cama super original para o seu cão. Conforme a sua disponibilidade e jeito pode fazer-lhe uma pintura original com desenhos alusivos ao seu animal de estimação, um osso, por exemplo, ou o nome dele.

Depois, basta meter uma almofada dentro da gaveta ou então, se quiser investir mais algum dinheiro, coloque um pequeno colchão. O seu cão vai agradecer-lhe e fazer-lhe muitas festas depois de experimentar a sua confortável e bonita cama.

Gavetas antigas - 10 ideias de decoração - Nova cama para o cão

Gavetas antigas – 10 ideias de decoração – Nova cama para o cão

 

 

9- Um espelho de parede

Se é daquelas pessoas que adora ter espelhos em casa, porque não usar uma gaveta para ter um bem original no seu hall de entrada, no fundo do corredor ou até na casa-de-banho? E não custa muito. Se tiver um em casa, basta adaptá-lo.

Se não tiver as ferramentas adequadas para cortá-lo, vá a uma loja específica para o efeito. Evita estragar o material e, também, que ocorra algum acidente. Leve as medidas certas. Depois é só colocar o vidro no interior da gaveta e fixá-lo com uma cola própria para este tipo de material. Está pronto para ser colocado na parede.

Gavetas antigas - 10 ideias de decoração - Tenha um espelho diferente

Gavetas antigas – 10 ideias de decoração – Tenha um espelho diferente

 

 

10- Guarda-jóias

E que tal criar uma estante de parede onde possa guardar, de uma forma prática, a sua bijuteria desde anéis, colares e pulseiras? Use o mesmo método para criar uma estante mas com a particularidade desta conter uns ganchos que servirão para pendurar as suas jóias.

Para criar mini-estantes dentro da gaveta utilize pedaços de madeira ou um pouco de corda. Sobre os suportes de madeira pode colocar determinados objectos femininos, como sejam, os vernizes e a acetona. Nos suportes de corda, que também podem ser substituídos por fios grossos de metal, podem ser pendurados os fios e brincos. Tanto um material como o outro é muito prático para pendurar este e outros objectos que as mulheres tanto gostam de ter para ficarem ainda mais bonitas.

Gavetas antigas - 10 ideias de decoração - Guarda-jóias de parede

Gavetas antigas – 10 ideias de decoração – Guarda-jóias de parede | Foto:  pinimg

Espero que tenha gostado destas sugestões. Logo que possa dê uma espreitadela na sua arrecadação. Veja se tem por lá algumas gavetas perdidas e comece, desde já, a aproveitá-las e divirta-se.

Se gostou destas 10 ideias de decoração com gavetas antigas, veja mais ideias de decoração: com espelhos, papel de parede, conchas e búzios. Leia mais sobre o estilo rústico e os estilos retro e vintage.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest