Shares

Dois presentes com um sabor especial

Doce de Tomate e Maçã

Dois presentes com um sabor especial - Doce de tomate e maçã

Dois presentes com um sabor especial – Doce de tomate e maçã


INGREDIENTES (para aproximadamente 4 frascos de 200 ml)


800 g de tomate (pesado depois de pelado e bem escorrido)

400 g de maçã (pesada depois de descascada e cortada em cubos)
750 g de açúcar
1 pau de canela

 

PREPARAÇÃO

 

Numa panela, coloque o tomate arranjado e partido em pedaços, a maçã, o açúcar e o pau de canela. Misture bem e leve a lume brando mexendo de vez em quando.

Deixe o doce cozinhar até atingir o ponto de estrada (para saber se já está em ponto de estrada: coloque um pouco de doce num prato e passe-lhe com o dedo ou a ponta de uma faca. Se abrir uma “estrada” que não se feche de imediato, o doce está pronto).

Passe o doce com a varinha mágica, coloque-o, ainda quente, em frascos de vidro previamente esterilizados e bem secos e tape-os bem. Ponha-os depois de cabeça para baixo de modo a criarem um vácuo natural e assim se conservarem mais tempo. Depois de frios, guarde-os num local fresco e seco – como uma despensa ou um armário.

Sugestão: Além da etiqueta personalizada, coloque uma simples fita a decorar o frasco e junte-lhe uma pequena colher para usar na compota. Sugiro usar a compota numa tábua de queijos ou em pequenas tapas de pão com queijo da Ilha cobertas com a compota e salpicadas com frutos secos.

 

 

Nutella Caseira

Dois presentes com um sabor especial - Nutella Caseira

Dois presentes com um sabor especial – Nutella Caseira

 

INGREDIENTES (para 1 frasco)

 

75 g de avelãs
100 g de chocolate negro partido em pedaços
100 ml de leite condensado
1 colher de sopa de óleo de coco (ou óleo vegetal)
4 colheres de sopa de água quente

 

PREPARAÇÃO

 

Num robô de cozinha, triture as avelãs até ficarem com uma consistência semelhante a uma pasta.

Entretanto, derreta o chocolate com o óleo e o leite condensado em lume brando, mexendo até ficar homogéneo, e junte depois à mistura de avelãs.

Misture tudo novamente no robô de cozinha e vá adicionando a água quente até obter uma mistura consistente mas que seja possível espalhar. Coloque depois num frasco esterilizado e decore-o a gosto.

Sugestão: Para além de poder simplesmente ser comida à colher diretamente do frasco, a nutella caseira poderá ser servida com pão, para rechear bolos, fazer mousses ou sobremesas variadas ou, simplesmente, barrada entre duas bolachas.

 

Conheça esta e outras receitas /sugestões de presentes de Joana Roque em http://www.esferadoslivros.pt/livros.php?id_li=550

Capa do livro Presentes com Sabor Especial de Joana Roque

Capa do livro Presentes com Sabor Especial de Joana Roque

 

Se gostou de conhecer estes dois presentes com um sabor especial, conheça ainda outros presentes sem custos. Experimente ainda as receitas destas sobremesas doces para todos e saiba quantas calorias pode gastar em sua casa.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest