A famosa teoria de que os opostos se atraem também pode ser aplicada à decoração de interiores. Surpreenda-se com as melhores dicas.

Rústico + Contemporâneo
O estilo de decoração rústico é associado a casas antigas de campo, já que este mobiliário costuma ser rural com marcas do tempo. Os materiais mais utilizados para dar um ar rústico são a madeira crua e o ferro e, nas paredes, é comum haver pedra ou tijolo ou então uma simples tinta branca ou de tons pastel. As cores aparecem apenas em apontamentos decorativos vintage, florais ou com padrões geométricos.
Já o estilo contemporâneo caracteriza-se por ser mais prático, simples e limpo, com ambientes fáceis de usar no dia a dia. Recorre a linhas direitas e materiais pouco trabalhados.
Os dois estilos encontram-se em alguns pontos comuns: na utilização de cores neutras e nas texturas que são diferentes e aconchegantes. Misturam também elementos modernos com antiguidades. O estilo contemporâneo também recorre a materiais como pedra e madeira. Por este motivo ficam tão bem juntos.

dicas de decoraçãoFoto: livejournal

dicas de decoraçãoFoto: doublek

dicas de decoraçãoFoto: designinteriores

Clássico + Moderno
O estilo clássico na decoração nunca saiu de moda. Esta estética é marcada por linhas elegantes e de origem grega e romana. O requinte e opulência são as palavras de ordem e o mobiliário que se usa nesta decoração é, por isso, antigo ou então recorrem-se às réplicas de móveis antigos cheios de ornamentos e detalhes. As cores que melhor caracterizam este estilo são o preto, o bordeaux, o azul-marinho e o verde-esmeralda. No entanto, estas cores devem ser combinadas com elementos de cor neutra ou pastel, como brancos e bejes.
É aqui que estes dois estilos decorativos encontram o seu espaço comum, já que o estilo moderno é caracterizado por uma “limpeza” a nível visual. Assim torna-se a base perfeita para receber estes ornamentos clássicos, que por sua vez adicionam alguma personalidade a um espaço que era mais minimalista. Ficam lindos juntos!

dicas de decoraçãoFoto: glbimg

dicas de decoraçãoFoto: blogdany

dicas de decoraçãoFoto: revistacasalinda

Urbano + Rústico
O estilo urbano ou industrial nasceu com os apartamentos Loft em Nova Iorque, onde os espaços comerciais e industriais eram convertidos em residências. Assim, este estilo de decoração caracteriza-se por deixar à mostra estruturas, ou mesmo tijolo e pedra. Os acessórios e os móveis nesta decoração costumam ser em couro ou madeira, mas também se utiliza muito o ferro ou o aço. É por isto que ele acaba por resultar bem com um estilo mais rústico. Na verdade, ambos partilham os mesmos tipos de materiais. Para recriar um estilo urbano pode ainda recorrer-se a posters grandes com cores vibrantes ou mesmo graffiti. Na realidade, tudo o que simule uma vida na cidade pode ser usado dentro de casa!
Depois é só ter bom gosto e bom senso ao misturar os dois. O resultado fica um máximo!

dicas de decoraçãoFoto: liderinteriores

dicas de decoraçãoFoto: lolahome
dicas de decoraçãoFoto: wixstatic

Oriental + Pop
O estilo de decoração oriental é minimalista e busca uma fusão entre os estilos japonês, chinês, asiático e indiano. Normalmente os móveis são baixos e pequenos e a sua disposição nos espaços é sempre bastante organizada, deixando-o respirar. A decoração de paredes costuma recorrer a símbolos da cultura oriental. Quanto às cores, são as mais vivas que existem, já que a inspiração vem das cores das natureza. Assim esta decoração pode combinar tanto rosas, roxos e vermelhos para um ambiente mais étnico, como pretos e dourados para um ambiente mais requintado. Ou mesmo cores neutras e tons pastel de azul ou verde para um espaço oriental mais calmo e harmonioso.
Já o estilo Pop advém de um movimento artístico da década de 50 no Reino Unido. Há neste estilo, uma mistura de elementos como fotografias e pinturas.
O estilo Pop recorre frequentemente a cores muito garridas e é aqui que os dois estilos se fundem na perfeição. O estilo Pop torna ambientes mais originais, com mais personalidade e mais joviais. Os móveis utilizados nesse tipo de decoração são normalmente peças retro, por isso vai bem com vários estilos, nomeadamente o oriental. Experimente!

dicas de decoraçãoFoto: assimeugosto

dicas de decoraçãoFoto: glbimg

dicas de decoraçãoFoto: garotadesuburbio

Se gostou destas dicas de decoração, leia mais sobre a versatilidade dos biombos; espreite estas sugestões de arrumação de livros  e tenha um closet à sua medida.

E já agora veja também...