Dentes mais brancos – cuidados diários e solução caseira
Quem é que não deseja sorrir para o mundo com dentes perfeitos e mais brancos? Para tal, manter uma boa higiene oral é essencial. É por isso que hoje lhe mostro alguns cuidados diários para ter dentes mais brancos, bem como os alimentos que deixam a boca mais limpa e fresca e uma solução caseira para dentes mais bonitos.
Manter uma boca fresca e livre de mau hálito vai muito para além da pasta de dentes e de escovar os dentes normalmente. O que é ingerido nas refeições também tem um efeito directo sobre o hálito. Uma alimentação cuidada e equilibrada e o consumo de certos alimentos e bebidas é um grande passo rumo a um hálito fresco
.
1 – Escovar os dentes após cada refeição
É necessário escovar os dentes após cada refeição, durante pelo menos 1 minuto, para evitar a formação de placa bacteriana nos dentes. Por isso, é recomendável que use escovas de dentes com cabeça pequena e cerdas macias, que devem ser trocadas a cada dois ou três meses.
2 – Utilizar fio dentário
Mesmo escovando os dentes, ainda há a possibilidade de deixar alguns resíduos de alimentos nos seus dentes. Para isso não acontecer, é recomendado que utilize o fio dentário em todas as lavagens, o que irá contribuir para uma higiene oral impecável e para deixar os seus dentes perfeitos.
3 – Evite alimentos que podem manchar os dentes
Bebidas como o vinho, o café e os refrigerantes podem promover a erosão do esmalte dos dentes, deixando-os mais susceptíveis ao escurecimento. Alguns alimentos como beterraba, açaí e cereja também podem provocar uma cor indesejável aos seus dentes.
Já o açúcar em excesso contribui para o crescimento de bactérias na boca, que irão produzir ácidos que atacam o esmalte dos dentes ou que são responsáveis pela criação de cáries. Assim sendo, uma boa opção para manter os dentes brancos é bochechar com água ou elixir após a ingestão de qualquer um destes alimentos, porque irá ajudar a fazer uma limpeza mais profunda dos dentes.
4 – Não fume
Fumar, além de trazer sérios riscos para a saúde, é responsável pela cor amarela dos dentes. Isso acontece porque as substâncias químicas do tabaco ressecam a boca e inibem a protecção que a saliva fornece.
5 – Consulte periodicamente o seu dentista
É recomendada a visita periódica ao seu dentista, porque pode prevenir problemas atempadamente, tem orientação profissional para manter os dentes perfeitos e realiza tratamentos direccionados para os seus objectivos e necessidades.
Do chá verde aos frutos vermelhos, saiba quais são os alimentos que ajudam a deixar a boca fresca e limpa.
Iogurte natural: Semidesnatado ou desnatado e sem açúcar, este alimento tem um baixo teor de carboidratos com baixo índice glicémico. Isto previne a proliferação bacteriana e combate a formação de cáries.
Chá verde: Consumido sem açúcar, o chá verde auxilia na produção da saliva, impedindo a formação de placa bacteriana na língua.
Morango: Este fruto funciona como um agente branqueador natural. Para algumas pessoas, este efeito é bastante significativo e por isso preferem aplicar o morango, passando-o diretamente nos dentes.
Cereais integrais: A manutenção da glicemia e da insulina é mais estável com o consumo de alimentos ricos em fibras e carboidratos, como pães ou arroz integral, o que evita o mau hálito. As fibras favorecem ainda uma flora intestinal saudável e combatem a prisão de ventre.
Dou-lhe também uma solução caseira para branquear os seus dentes de forma natural:
Limão
Este fruto, rico em vitamina C, é conhecido pelo poder de clarear as manchas dos dentes. Para obter o efeito pretendido, basta fazer este procedimento 2 vezes por semana. Assim, retire o sumo do limão e passe a escova de dentes sobre o mesmo. Escove levemente os dentes por alguns minutos e depois é só enxaguar com água morna.
Gostou de conhecer este artigo sobre dentes mais brancos - cuidados e solução caseira? Então leia mais sobre como ter um hálito fresco e saudável. Saiba ainda como evitar as olheiras e as varizes. Conheça ainda os usos surpreendentes do limão e do bicarbonato de sódio.