Os 8 museus mais esquisitos do mundo
Já sabe que eu adoro partilhar consigo coisas curiosas que existem neste mundo onde vivemos. Quando viajamos, seja para perto ou para longe, uma das coisas que se pode fazer é visitar os museus das cidades onde estamos.
E está você a pensar: ora museus… antiguidades, arqueologia, pintura…
Esqueça isso tudo. Vou-lhe apresentar 8 dos museus mais esquisitos, fora do comum, bizarros que existem no mundo. A temática de todos eles foge a tudo aquilo que já viu nos museus que visitou até hoje.
Aqui me tem pois, como sua guia para esta visita a estes museus que até custa a crer que existem. Mas pode acreditar. Eles são mesmo verdadeiros.
Museu do Esgoto - França
Foto: blogspot
Foto: blogspot
Paris é conhecida como a cidade do amor. Para além da famosa Torre Eiffel e do Arco do Triunfo, também tem outros tesourinhos para os turistas, como este Museu do Esgoto que leva os visitantes a conhecer a história e as origens do sistema de tratamento das águas de Paris, com um passeio pelo coração da rede de esgotos da cidade.
Um museu no mínimo diferente com um aroma muito ulala.
Museu do Cabelo - Turquia
Foto: pressabroad
Considerado como um dos mais estranhos museus do mundo, o Museu de cabelo de Avanos, na Capadócia (Turquia), é definitivamente um bom lugar para visitar se você é fã de locais turísticos bizarros.
O museu começou há 30 anos atrás, quando um dos amigos do dono teve que deixar a cidade. Para deixar-lhe algo como lembrança, a mulher do amigo cortou um pedaço do cabelo dela e ofereceu ao senhor Galip e assim começou o museu do cabelo. Desde então muitas foram as mulheres que visitaram o local, ouviram a história e deixaram uma amostra do seu cabelo. Ao longo dos anos, ele acumulou uma impressionante coleção de mais de 16.000 cabelos de cores diferentes, de mulheres de todo o mundo.
Museu das Sanitas - Índia
Foto: mondialtravel
Foto: metrouk2
Qual é a pessoa que nunca sonhou conhecer e saber mais sobre a evolução das sanitas desde 2500 A.C até aos dias de hoje? 😀
O Sulabh International Museum of Toilets em Nova Deli na Índia conta-lhe tudo e não lhe esconde nada. Conhecer este museu é uma necessidade.
Se ficou curioso visite: www.sulabhtoiletmuseum.org
Museu da Comida Queimada - Estados Unidos da América
Foto: purebreak
Foto: burntfoodmuseum
Tudo começou quando a harpista, Deborah Henson-Conant, resolveu cozinhar uma torta de maçã. De repente, ela recebeu um telefonema e saiu. Quando voltou, encontrou a sobremesa totalmente queimada. E assim nasceu o Museu da Comida Queimada. As delícias esturricadas do museu são, na sua grande maioria, cedidas por pessoas anónimas.
O site do museu pede que enviem os seus desastres culinários e o lema do museu: "deixe a chama no mínimo... e tire uma longa soneca". Depois disso, é só enviar a sua própria criação.
Se este museu lhe cheirou a esturro visite www.burntfoodmuseum.com
Museu do Arame Farpado - Estados Unidos da América
Foto: vanesaaventureira
Foto: vanesaaventureira
Sim, é verdade. Existe mesmo um museu inteiramente dedicado ao arame farpado. Fica na cidade de La Crosse, no estado americano de Kansas. Este curioso museu tenta esclarecer a função do arame farpado na colonização dos Estados Unidos com mais de 2.400 variedades do dito arame.
Se quer ver para crer sem ir aos Estados Unidos visite: www.barbwiremuseum.com
Museu Falológico - Islândia
Foto: imgur
Foto: safnabokin
O nome escolhido para este museu em Reykjavik, na Islândia, confere alguma seriedade à instituição. O Museu Islandês Falológico estuda pénis de todos os mamíferos que vivem no solo e nas águas do país. Em exposição há 215 pénis (ou partes de pénis) de baleias, ursos polares, focas, leões marinhos e, claro, homens.
Para uma visita virtual: phallus.is/es
Museu do Saleiro e Pimenteiro - Estados Unidos da América
Foto: blogspot
A antropóloga Andrea Ludden é tão apaixonada por saleiros e pimenteiros que resolveu expor sua coleção pessoal e assim nasceu este museu, localizado na cidade de Gatlinburg, no estado de Tennessee, nos Estados Unidos. São mais de 20 mil saleiros e pimenteiros vindos de todo o mundo. Como diria Fernado Pessa: e esta hein?
Museu da Banana - Estados Unidos da América
Foto: blogspot
Só mesmo os norte americanos para terem uma ideia destas. É na Califórnia que pode visitar o International Banana Museum (Museu Internacional da Banana). O local oferece os mais variados itens com a temática banana, indo de simples canecas e porta-chaves até um gira discos no formato da fruta. No total são 20 mil objetos. Depois da visita, pode ir até ao Banana Bar e apreciar um batido ou um gelado de banana.
Dê uma escorregadela até ao site do museu: www.internationalbananamuseum.com
Se se divertiu com estas imagens, veja também os prédios e as invenções mais loucas do mundo. Surpreenda-se com estes recordes do Guiness que são portugueses e com estas ideias de reciclagem. E, se tiver jeito para os trabalhos manuais, veja como ter um jardim de sonho e tome nota destas ideias sem custos para vasos.