Shares

10 alimentos que não deve dar ao seu gato

 

 

Sejam bebés ou adultos, os gatos necessitam de uma alimentação equilibrada que cumpra as suas necessidades nutricionais. Existem, no entanto, alguns alimentos que são verdadeiros venenos para os felinos e, que por isso, devemos evitar dar-lhes. Assim, na altura de alimentarmos os nossos gatinhos temos de ter atenção redobrada. Por isso, reuni os 10 alimentos que não deve dar ao seu gato já que podem fazer mal à saúde. Temos que resistir àqueles olhos grandes e dizer que não a certas guloseimas para o bem deles!

 

 

1 – Atum

Este deve ser um dos pratos preferidos do seu felino! Dar ao seu gato atum de vez em quando não é muito perigoso, mas quando se torna rotineiro o seu animal irá ter uma alimentação deficiente. Isto porque o atum não tem os nutrientes suficientes que os gatos necessitam. Além disso, se for ingerido em demasia, o atum pode causar envenenamento por mercúrio.

10 alimentos que não deve dar ao seu gato

10 alimentos que não deve dar ao seu gato – Atum | Foto: meusanimais

 

 

2 – Café

Dar café em grandes quantidades ao seu gato pode ser mesmo fatal. Eu sei que os gatos não costumam beber café, mas podem querer experimentar uma ou outra vez e aí terá que dizer que não. O café pode mesmo provocar respiração acelerada, palpitações e tremores musculares ao seu gato. Saiba que a cafeína não está apenas presente no café e no chá, mas também no cacau, no chocolate, na coca cola e nas bebidas energéticas.

10 alimentos que não deve dar ao seu gato

10 alimentos que não deve dar ao seu gato – Café | Foto: catracalive

 

 

3 – Leite

Penso que todos nós já demos uma taça de leite a um gato pequenino. No entanto, vim a saber que temos de repensar esta atitude. É verdade que os gatos devem beber leite até aos seus 45 dias de vida. Depois disso, a lactase, a enzima que digere a lactose do leite torna-se inactiva. Logo, os gatos ao ingerirem leite podem ter diarreia e vómitos porque o seu sistema digestivo não processa produtos lácteos, como iogurtes e queijos. O leite, por ser rico em cálcio, contribui ainda para a formação de pedras nos rins.

10 alimentos que não deve dar ao seu gato

10 alimentos que não deve dar ao seu gato – Leite | Foto: meusanimais

 

 

4 – Doces 

Os gatos podem ser bastante gulosos e querer comer doces. É completamente proibido! O “mau da fita” aqui é o xilitol, um componente que pode ser encontrado em doces, pastilhas elásticas e pasta de dentes. Este componente pode causar um aumento da insulina que circula no corpo dos gatos e levar à falência hepática. As guloseimas também causam nos gatos obesidade e diabetes.

10 alimentos que não deve dar ao seu gato

10 alimentos que não deve dar ao seu gato – Doces | Foto: petmag

 

 

5 – Fígado

A ingestão em quantidades exageradas de fígado pode levar a doses tóxicas de vitamina A no sangue, um problema que pode afectar os ossos do seu gatinho. Pode causar deformação, osteoporose e crescimento de mais ossos nos cotovelos e na espinha.

10 alimentos que não deve dar ao seu gato

10 alimentos que não deve dar ao seu gato – Fígado | Foto: farejapet

 

 

6 – Comida de cão

Às vezes caímos no erro de achar que a ração dos cães é semelhante às dos gatos. É um erro! Apesar de terem ingredientes semelhantes, a alimentação dos cães não é tão direccionada para as necessidades que os gatos têm. As rações dos gatos contêm vitaminas, proteínas específicas e necessárias para a saúde destes animas e estes podem ficar mal nutridos se se alimentarem apenas de ração para cães.

10 alimentos que não deve dar ao seu gato

10 alimentos que não deve dar ao seu gato – Comida de cão | Foto: estadao

 

 

7 – Medicamentos

Eu sei que os medicamentos não são alimentos, mas esta é uma questão demasiada importante para ser deixada de lado. Dar medicamentos ao seu gato é uma das maiores causas de envenenamento. Por isso, tem de tratá-los como verdadeiras crianças, ou seja, deixar fora do alcance deles os medicamentos. Nunca medique o seu gato sem consultar um veterinário e não dê medicamentos que para nós são inofensivos, mas que para eles podem ser mortais (por exemplo, o ibuprofeno).

10 alimentos que não deve dar ao seu gato

10 alimentos que não deve dar ao seu gato – Medicamentos | Foto: copermed

 

 

8 – Tomate cru

O tomate pode proporcionar graves riscos à saúde dos gatos. Isto porque o tomate cru contém solanina, um poderoso alcaloide, que pode causar ao seu gato sintomas gastrointestinais graves. Lembre-se: mesmo ingerido em pequenas quantidades, o tomate pode chegar a ser fatal para os gatos.

10 alimentos que não deve dar ao seu gato

10 alimentos que não deve dar ao seu gato – Tomate cru | Foto: soloposfm

 

 

9 – Azeitonas

Os gatos adoram azeitonas não pelo seu conteúdo, mas pelo seu tempero. No entanto, estas são também prejudiciais para a saúde dos gatos, porque o sódio do tempero que é usado nas azeitonas pode provocar hipertensão e doença renal crónica.

10 alimentos que não deve dar ao seu gato

10 alimentos que não deve dar ao seu gato – Azeitonas | Foto: gateiro

 

 

10 – Gorduras e ossos

É daquelas pessoas que deixa o seu gato lamber o prato no final da refeição? Talvez não seja boa ideia. Muitas vezes, os restos que deixamos nos pratos são gorduras ou ossos, que podem causar problemas intestinais nos gatos, como vómitos e diarreia. Os gatos, tal como os cães, podem sufocar a comer os ossos e, pior ainda, estes podem partir-se em pedaços e causar uma obstrução no sistema digestivo.

10 alimentos que não deve dar ao seu gato

10 alimentos que não deve dar ao seu gato – Ossos | Foto: lalashowbil

 

 

Se achou importante conhecer estes 10 alimentos que não deve dar ao seu gato, saiba também quais são os 10 alimentos que não deve dar ao seu cão. Descubra ainda estes objectos adoráveis para os seus gatos e 11 factos muito giros sobre gatos. E, se gosta de rir e surpreender-se, espreite os prédios mais loucos do mundo e com os recordes do Guiness mesmo muito loucos.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest