Ai que tenho de falar em público!

 

Bem-vindo ao segundo episódio da minha nova rubrica de comunicação “Não entra mosca, nem sai asneira”. Hoje vou dar-lhe dicas para ajudar a ultrapassar o medo de falar em público. A verdade é que, ao longo da minha vida, tenho ajudado muitas pessoas a ultrapassarem este medo tão comum. Sabia que este é efetivamente o maior medo que as pessoas têm? Imaginem que as pessoas têm mais medo de falar em público do que de morrer! E porquê será? Porque têm medo de serem criticadas e têm medo de não estar à altura deste desafio. No fundo, têm medo de falhar.

Mas, para cada problema, existe uma solução e o que devemos fazer é concentrarmo-nos na solução. É algo que eu costumo dizer, porque acredito realmente que é verdade. Eu tenho ajudado muitas pessoas a falar em público, seja, num contexto profissional, como apresentar um trabalho, seja para falar para uma plateia maior.

Hoje apresento-lhe algumas dicas para falar e ser ouvido, que isso sim é comunicar. Aqui tem cinco dicas realmente fáceis para falar e ser ouvido:

Primeiro: deve respirar e projetar a voz.

Segundo: a velocidade não é ritmo! Portanto, introduza no seu discurso: pausas, suspense, uma certa pontuação, como se fosse uma vírgula, um ponto de exclamação, um ponto de interrogação.

Terceiro: não deve ser monocórdico. Eu explico: ser monocórdico é falar sempre no mesmo tom até as pessoas ficarem enfadadas. Evite em absoluto ser monocórdico.

Quarto: sorria sempre! Enquanto fala, enquanto apresenta o seu trabalho ou fala com uma plateia, deve sorrir. Os seus interlocutores irão sorrir-lhe também.

Quinto: quando faz a sua apresentação, deve ter sempre preparada uma abertura forte. Se a sua apresentação tiver uma excelente abertura e um excelente final, todas as pessoas para quem discursou ou apresentou o seu trabalho, irão aplaudi-lo e dar-lhe os parabéns. Acredite que é verdade.

Veja o vídeo que está aqui em baixo e onde explico em pormenor estas cinco dicas e lhe dou muitas mais informações. Veja, vai gostar:

Inscreva-se na minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos e convites fantásticos feitos especialmente para si

E já agora veja também...