2 Receitas com Pó Sagrado

Camarões de Caril e Caril de Legumes

 

 

Ao contrário do que eu pensava o caril (curry) também chamado de pó sagrado, não é uma especiaria, mas sim uma mistura de especiarias originária da Índia. Na sua composição entram especiarias como a curcuma que lhe dá a cor amarela e pimentas várias, canela, gengibre, cominhos, cardamomo, noz moscada, e outras como o açafrão.
Alguns dos meus amigos já o usam em muitas das suas receitas culinárias e explicaram-me que não é por acaso que lhe chamam o pó sagrado. Fui investigar e descobri que tem uma enorme quantidade de benefícios para a saúde: reduz o colesterol, tem uma poderosa ação anti-inflamatória, anti-cancerígena e anti-oxidante, ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, reduz o risco de doença de Alzheimer e também é diurético. Como vê, boas razões para que o caril faça parte da sua alimentação. Aqui estão duas ótimas receitas feitas com o pó sagrado: camarão com caril (pode substituir o camarão por frango ou por peixe) e caril de legumes. Eu gosto de qualquer uma. E acredite que até o meu arroz branco já passou a ser, muitas vezes, arroz amarelo.

 

2 receitas: camarões de caril e caril de legumes

2 Receitas com Pó Sagrado: Camarões de Caril e Caril de Legumes.  Gengibre e curcuma. Foto no Pixabay

 

Receita de Camarões com caril

Receita de camarões com caril

2 Receitas com Pó Sagrado: Camarões de Caril e Caril de Legumes. Camarões com caril. Foto pinterest.pt

Ingredientes

2 colheres de sopa de caril em pó (ou 1 colher de sopa de caril em pasta, sabor mais intenso- foto)
1 limão
1 colher de sopa gengibre ralado
2 Cebolas
2 dentes de alho
Camarões médios ou grandes
Azeite
5 dl  leite de coco
Coentros
Sal
1 Pimento amarelo
1 Pimento vermelho
2 Tomates maduros

 

Preparação

Descasque os camarões deixando a cabeça. Frite-os em azeite bem quente e reserve os camarões. No mesmo tacho, junte ao azeite de fritar os camarões o alho e a cebola picada. Em seguida adicione os pimentos, o tomate em rodelas, o gengibre ralado, a casca do limão ralada e o caril. Deixe cozinhar um pouco. Adicione o leite de coco e deixe ferver durante 5 minutos. Junte os camarões reservados e deixe cozinhar lentamente mais um pouco. Retire do lume e adicione coentros picado e o sumo do limão. Sirva em seguida, acompanhado com arroz branco.

Receita de caril de legumes

 

2 Receitas com Pó Sagrado: Camarões de Caril e Caril de Legumes. Caril de legumes. Foto no Freeimages

 

Ingredientes

Use  o caril  em pó, para um sabor mais leve. Substitua os camarões por vegetais vários como:  cenouras descascadas e cortadas em troços; abóbora-menina cortada em pedaços de 2,5 centímetros; couve flor, brócolos; cherovias descascadas e cortadas;  cebolas descascadas e cortadas em gomos; couve lombarda ou outros. Todos os restantes ingredientes são os mesmos da receita anterior

Preparação:

Não deixe que os legumes fritem demais, para que fiquem ‘al dente’. A restante preparação é igual à da receita dos camarões com caril, mas pode acrescentar um pouco de caldo de legumes, ao leite de coco, antes de juntar os legumes previamente fritos.

 

 

Se gosta de caril com camarão e com legumes  vai querer ler o artigo sobre a importância de usar mais especiarias e menos gorduras nas nossas receitas. E se é fã de doces,  vai querer experimentar o fabuloso bolo de gengibre com canela e limão. Delicioso!

 

 

E já agora veja também...