Receita de malassadas da Madeira para comer no Carnaval
Apesar de ser muito cuidadosa com a minha alimentação, não deixo de provar as iguarias típicas de cada época. É o caso das malassadas, um doce frito tradicional da Ilha da Madeira, que é muito usual comer-se naquele arquipélago na altura do Carnaval.
As malassadas são parecidas com os sonhos, mas a massa é mais densa. Comem-se frias, regadas com mel-de-cana de açúcar regional ou simples. Mas atenção, um dia não são dias, coma sem exageros. É Carnaval ninguém leva a mal, mas depois o organismo reclama. E não faça disto um almoço, é para petiscar, não é para comer a travessa inteira de uma só vez. Ora tome nota da receita.
RECEITA DE MASSALADAS DA MADEIRA
Ingredientes:
– 1 kg de farinha de trigo integral
– 1 lt de leite magro
– 50 g de fermento de pão
– 1 colher (sobremesa) de sal
– 1 colher (sobremesa) de açúcar
– 1 chávena de água morna
– raspa de um limão
– sumo de uma laranja
– 12 ovos
– óleo para a fritura (+- 1 litro)
Preparação:
Coloque a farinha e o sal numa tigela. Desfaça o fermento numa outra tigela com água morna. Depois de bem dissolvido, deite no meio da farinha. Misture tudo muito bem. Adicione a raspa de limão e o sumo de laranja e bata novamente.
Junte os ovos, um a um, e misture. Ou, se preferir, separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo e junte à mistura com as gemas. Junte também o leite e o açúcar. A massa vai ganhar outra consistência. Por fim, vá juntando o leite até que a massa fique maleável.
Tape bem o alguidar e deixe descansar durante duas horas para que a massa possa levedar, ou seja, crescer.
Faça pequenos bolos com uma colher e leve a fritar em óleo bem quente. Coloque as malassadas numa travessa e deixe-as escorrer em papel absorvente para que saia o máximo possivel de óleo. Disponha-as numa outra travessa e regue com mel-de-cana de açúcar da Madeira. Pode também comer as malassadas simples.
Alternativas:
Existem duas outras receitas tradicionais deste doce frito: malassadas de abóbora amarela e malassadas de batata doce.
É ver qual ou quais os sabores que mais gosta e experimentar.
Atenção: Escolha o óleo mais saudável para a fritura
Os óleos mais resistentes ao calor são os alimentares (de mistura), de amendoim e de girassol. Embora seja igualmente saudável, o azeite não é aconselhável para fritar as malassadas. Use, por exemplo, o de girassol. Frite tudo de seguida, a 180º C porque os aumentos e as reduções de temperatura podem ser prejudiciais.
Se gostou da receita de malassadas da Madeira para comer no Carnaval conheça também a receita do bolo do caco e da sopa de trigo da Madeira. Saiba ainda quais as quantidades ideais de cada alimento a consumir.