Leite-creme – um clássico maravilhoso
Em épocas de reunir a família e celebrar com quem mais gosta, é normal que queira muito que as suas refeições agradem a todos. E claro que não nos podemos esquecer das sobremesas! Estas têm que ser adaptáveis e consensualmente deliciosas, verdade? Assim, hoje decidi apresentar-lhe uma receita muito simples e deliciosa… é mesmo a preferida de muitos portugueses: o leite-creme!
Este clássico está muitas vezes presente nas nossas mesas por um motivo – é irresistível! Concorda? Consultei os meus amigos mais doceiros e apresento-lhe não só uma receita descomplicada para impressionar toda a sua família, como ainda lhe apresento dois truques para que o seu leite-creme fique simplesmente perfeito… Ficou curioso? Leia o artigo até ao fim e aprenda tudo para que o seu leite-creme seja excelente… sem muito esforço!
Ingredientes:
8 gemas e ovos
8 colheres de sopa de açúcar
1 litro de leite
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 casca de limão
Açúcar para queimar
Modo de preparação:
Ferva o leite com a casca de limão, mantendo a temperatura baixa. Entretanto, bata muito bem as gemas com o açúcar e a farinha.
Quando a mistura estiver homogénea, regue com o leite fervido e leve a cozer, em lume brando, até espessar. Tenha cuidado para não fazer grumos!
Deite numa travessa e deixe que arrefeça. Depois, polvilhe com açúcar e queime com um ferro em brasa. Se não gostar desta cobertura ou preferir uma opção um pouco mais saudável, experimente polvilhar com canela. Fica igualmente delicioso.
Achava que me esquecia dos 2 truques? Claro que não! O primeiro está relacionado com os ingredientes. Deve utilizar farinha Maizena, uma vez que é mais fina do que a farinha tradicional. Depois, para que a consistência fique ideal, deve adicionar uma pitada de sal. Embora possa parecer estranho, ajuda a que o leite-creme não crie grumos.
E está pronto! Siga esta rápida receita e delicie a sua família com este tradicional doce português! Gostou desta sugestão? Então, experimente também os clássicos bolo de mel, pão de ló ou arroz doce!