Ervas aromáticas que pode cultivar em casa
São muitas as pessoas que gostam da comida com um sabor intenso e bom, e por isso tendem a abusar do sal. Não é uma boa ideia, já que em média consumimos muito mais sal do que aquele que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
Como alternativa ao sal existem diversas ervas aromáticas absolutamente deliciosas. E a boa notícia é que podemos cultivá-las até na nossa própria casa. É verdade! Como adoro partilhar consigo boas dicas, hoje trago-vos uma lista das ervas aromáticas que podemos cultivar em casa. E não é tudo! Também lhe digo qual a melhor altura do ano para fazê-lo.
1- Salsa
A salsa deve ser plantada entre os meses de Março a Agosto, mas atenção: devemos colocar o vaso à janela, do lado de dentro de casa.
Relativamente aos benefícios, a salsa é uma erva aromática que fortalece o sistema imunológico, previne a anemia e combate a retenção de líquidos.
A nível culinário, a salsa fica bem em saladas, molhos, massas, sopas e alguns peixes. Pode usá-la também para dar maior frescura aos sumos de fruta.
2- Hortelã
Os melhores meses para plantar a hortelã são Abril e Maio. Deve colocar as sementes num vaso que tenha acesso frequente a água e sol.
Relativamente aos benefícios, esta erva aromática ajuda a atenuar sintomas de cansaço e também fortalece o nosso sistema imunológico, ajuda a reduzir o colesterol, entre outros.
A hortelã pode ser usada para fazer chás, águas aromatizadas e saladas. Também pode ser usada como truque para afastar os mosquitos ou para dar um odor muito agradável a armários ou gavetas, por exemplo.
3- Manjericão
Outra das ervas que podemos plantar em casa é o manjericão. Devemos plantar entre Maio e Setembro, num vaso que fique à janela dentro de casa.
Relativamente aos benefícios, esta erva aromática melhora o nosso sistema imunológico, ajuda a aliviar o stress, melhora a saúde da boca e da pele e ajuda a aliviar dores de cabeça.
Pode ser usado em chás, saladas, sopas, molhos e algumas carnes.
4- Alecrim
A melhor altura para o cultivar é nos meses de Maio, Junho, Setembro e Outubro. Se tiver um pequeno jardim é o ideal, dado que o alecrim se dá muito bem ao ar livre, onde haja sol.
Relativamente aos benefícios, o alecrim é uma erva aromática que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, é desintoxicante, ajuda o sistema digestivo a trabalhar correctamente e ajuda no alívio de dores.
O alecrim pode ser usado para dar um sabor inconfundível a vários tipos de carne ou batatas.
5- Cebolinho
O cebolinho é outra erva aromática que podemos cultivar em casa. Devemos plantá-la nos meses de Abril e Maio, num vaso que fique à janela dentro de casa.
Relativamente aos benefícios, esta erva auxilia a digestão, ajuda a combater a acne e a reduzir o mau colesterol.
Para um melhor sabor é recomendado usar as folhas frescas e não cozinhadas. Pode picar as folhas e juntar a queijos, patés, pratos de peixe ou omeletes.
6- Orégãos
Os orégãos são das ervas aromáticas mais usadas em todo o mundo. A melhor altura para cultivar é entre os meses de Abril e Junho e entre Outubro e Novembro. Deve-se plantar no exterior, onde haja muito sol. Podem ser consumidos em folhas frescas ou secas, sendo que as secas têm o sabor mais intenso.
Relativamente aos benefícios para a saúde, os orégãos ajudam a combater bactérias, são anti-inflamatórios e ajudam a reduzir dores musculares.
Os orégãos são usados para temperar carnes, pizzas, peixes, sopas, guisados ou saladas.
7- Louro
Esta erva aromática é muito utilizada nas cozinhas portuguesas. Também convém ser cultivada no jardim de sua casa, onde haja muito sol, entre os meses de Abril e Maio.
O louro traz benefícios ao sistema digestivo, respiratório e, por exemplo, ao cabelo. É também conhecido por ser anti-inflamatório.
Pode usar as folhas de louro frescas, secas ou em pó em molhos, sopa, guisados, grelhados e caldos.
Grandes dicas! Se gostou de saber que ervas aromáticas pode cultivar em casa, saiba também como fazer um belíssimo jardim interior. Saiba ainda que chá faz bem a quê e saiba que flores deve oferecer em cada ocasião.