Feng Shui – Harmonize a sua casa com plantas e flores

No Feng Shui preocupamo-nos com a vibração de um espaço e o impacto que a mesma tem sobre a vida de quem o utiliza. Como tal, recorremos a várias ferramentas para que o espaço seja o mais adequado e equilibrado em função das necessidades de quem o utiliza.
____
Uma das formas de o fazer é reforçar a ideia de que o Homem é um ser vivo e que faz parte da natureza e, como tal, deve viver em espaços vivos, orgânicos, naturais e deve evitar espaços sintéticos, artificiais, sem energia viva.

Trazer a Natureza para perto de nós

As plantas vivas, ou qualquer outro elemento vivo, como um animal ou um dispositivo de água em movimento, são sempre bem-vindos nos nossos ambientes, mesmo que de interior. São uma forma de nos trazer um pouco de Natureza para perto de nós. Esta utilização pode ser transversal a qualquer espaço mas com as suas devidas regras ou ajustamentos. Assim, na sala de entrada de uma casa gostamos de ver uma planta imponente, grande (se houver espaço) que pode representar o guardião da casa, ou um simples arranjo de flores bonito que nos mostra a alegria das cores e dá as boas vindas a quem entra em casa.

Na sala, onde o ambiente deve ser social e de festa, queremos também alegria e, por isso, privilegiamos as flores. Quem não gosta de flores de corte pode preferir usar plantas envasadas e, neste caso, devem ser vistosas e com flores, se possível.

Na zona de refeições podemos e devemos também ter plantas e flores, mas temos de ter em atenção evitar flores com cheiro intenso. Aqui, queremos odores neutros para poder apreciar em pleno os cheiros da comida que degustamos.

Nos quartos também podemos e devemos ter plantas. Apesar das crenças de algumas pessoas que evitam as plantas nos quartos, chamo a atenção as plantas que ajudam a trazer equilíbrio e energia a um espaço, desbloqueiam energia estagnada e, por isso mesmo, devem ser usadas. Lembro que uma planta consome sempre menos oxigénio do que qualquer outro animal ou pessoa que partilhe o quarto connosco. Digo também que a ideia nunca é transformar o quarto numa estufa com muitas plantas, pois, aí sim, estamos a promover demasiado movimento e não podemos descansar em paz. Nada como o bom senso e utilizar tudo com moderação e coração.
Se tiver alergia ao pólen ou à humidade da terra dos vasos deve, então, evitar este tipo de plantas e pode sempre ter apenas uma cana da felicidade numa jarra com água.

Na casa de banho pode e deve ter plantas. Neste caso, evito as flores e prefiro plantas de folha verde (plantas que gostam de ambientes com menos luz e com humidade). Proponho fetos, avencas, canas da felicidade.

Num escritório, as plantas ajudam ao crescimento e a energia das ideias. Pode e deve utilizar plantas mais altas para ambientes criativos e plantas mais baixas para ambientes de gestão e controlo.

Numa cozinha, as plantas são sempre muito bem-vindas, pois são elas que ajudam a equilibrar e harmonizar as energias do fogo (fogão) com as energias da água (lava loiças e máquinas de lavagem).
Porque não uma floreira com plantas aromáticas perto da janela?

Generalizando, as plantas não só trazem uma vibração viva de natureza ao nosso espaço como, além disso, são também filtros que limpam o nosso ambiente.
Também muito bom é podermos passear em espaços abertos, na Natureza e desfrutar desta vibração de crescimento.
___
Alexandre Gama (Consultor de Feng Shui
www.alexandregama.com
ag@alexandregama.com

Capa revista Zen Energy

Capa revista Zen Energy

E já agora veja também...