5 estratégias para poupar dinheiro para as próximas férias
As férias devem ser um período de descanso físico e mental em que fazemos aquilo que mais nos agrada e que, por variadas razões, não conseguimos fazer ao longo do ano. Infelizmente, estar de férias significa gastar dinheiro seja no aluguer de uma casa, um hotel, almoços e jantares, combustíveis, táxis, enfim, como sabemos o dinheiro “desaparece” rapidamente nestas alturas.
É preciso dinheiro para financiar as férias e o primeiro passo é estimar o valor da despesa, ou seja, quanto vamos gastar, e aproveitar os meses de trabalho para juntar esse valor. João Morais Barbosa e Luís Miguel Alvarenga, especialistas em gestão de finanças e autores de «Viva uma reforma feliz», partilham 5 estratégias para poupar para as férias de forma simples e inteligente.
1. Crie uma conta Poupança.
Transfira o valor a poupar periodicamente para uma conta poupança exclusivamente destinada às férias. Mesmo para os mais disciplinados, a máxima “longe da vista, longe a tentação” ajuda a garantir que a poupança não é desviada para outros fins.
2. Volte ao porquinho mealheiro.
Aproveite os trocos do dia a dia para aumentar as pequenas poupanças. Por exemplo, coloque todas as moedas de 2€ no mealheiro. Se poupar 10 moedas por mês, durante 6 meses acumulou 120€. Não será com este valor que se paga a totalidade das férias, mas este hábito ajuda a criar disciplina e todos os dias vê o seu objetivo mais perto.
3. Aproveite os descontos.
Quando estiver a marcar as férias, aproveite os descontos na marcação de hotéis, nos restaurantes, etc. Planeie e procure com antecedência são importantes para conseguir os melhores descontos.
4. Marcar cedo.
Geralmente fazer marcações/reservas com bastante antecedência permite obter os melhores preços pelo que pode ser uma das melhores estratégias para cumprir o orçamento.
5. Aproveite a época baixa.
Esta é provavelmente uma das melhores opções, dado que o alojamento é mais barato. No entanto, implica disponibilidade profissional e pessoal para viajar fora dos períodos de férias tradicionais.
Fazer umas férias à medida do nosso bolso é meio caminho para melhor se desfrutar deste período. Não caia na tentação de financiar férias com recurso a crédito, trabalhar durante o ano sob peso e exigência de pagar férias que já passaram contribui para aumentar o stress e os encargos no dia-a-dia.
Autoria: João Morais Barbosa e Luís Miguel Alvarenga são especialistas em gestão de finanças, e autores do livro «Viva uma reforma feliz» (Manuscrito).
Saiba mais em: www.presenca.pt/livro/viva-uma-reforma-feliz
Se gostou de conhecer estas 5 estratégias de poupança, conheça também 10 dicas para poupar mais e melhor. Atreva-se também a sonhar com 10 dos resorts e com as ilhas mais paradisíacas do mundo.