Shares

Decoração com cores – 7 grandes ideias para a sua casa

Ter uma casa colorida é ter uma vida colorida… e toda a gente prefere uma vida colorida a uma vida cinzenta! É ou não é? De facto, as cores têm a capacidade de influenciar o nosso estado de espírito e o nosso humor, logo fazer as escolhas certas na hora de decorar tem muito que se lhe diga! É que fazer uma conjugação errada pode até tornar o nosso espaço em casa mais pequeno, visualmente falando… Por outro lado podemos expressar a nossa personalidade através das escolhas que fazemos e usar o nosso gosto pessoal. Inspire-se com estas decorações coloridas!

Estas são as cores primárias, secundárias e terciárias. Na ultima roda pode ver quais são as que se complementam, ao procurar a cor que está em perfeita oposição à outra. Por exemplo, o amarelo alaranjado complementa-se com o azul violeta.

Decoração com cores

Decoração com cores | Foto: stageonenews

Depois de se inspirar para ver que tons vão bem com quais, pode dar largas à sua imaginação e começar a decorar as divisões de sua casa.

 

Há quem goste de combinar muitas cores no mesmo espaço, sem grande critério. No entanto, mesmo sem saberem, estão a utilizar a técnica da policromia e, no final, a junção confere à casa um look mais harmonioso do que se supunha.

Decoração com cores - policromia

Decoração com cores – policromia | Foto: hbu

 

Outra ideia de decoração que resulta lindamente é a de decorar tudo com a mesma cor mas em tons diferentes. Como pode ver no espectro em cima, cada uma das cores tem vários tons mais claros ao longo do círculo. Poderá brincar com isso a seu gosto e garantir decorações monocromáticas super fashion.

Decoração com cores - uma só cor, tons diferentes

Decoração com cores – uma só cor, tons diferentes | Foto: hbu

 

Também há quem opte por uma combinação de cores análogas, ou seja, cores que, no círculo, ficam lado a lado. Por exemplo na zona dos rosas e roxos, o vermelho violeta, o violeta e o azul violeta são cores análogas e resultam numa decoração linda. Veja o exemplo desta sala.

Decoração com cores - cores análogas

Decoração com cores – cores análogas | Foto: hbu

 

Quando usamos a expressão “os opostos atraem-se” precisamos de saber o que é que isso realmente significa quando falamos de cores… É que as cores que se complementam são precisamente as que se opõem na roda! Por exemplo, o azul e o laranja, quando juntos, resultam muito bem. Tornam o ambiente não muito frio mas também não muito quente, por isso a junção de ambos fica perfeita e super confortável.

Decoração com cores - complementares

Decoração com cores – cores complementares | Foto: feelinginteriores

 

A intensidade das cores que escolhemos também é importante. Podemos ter uma casa colorida, mas caso seja de dimensões reduzidas, devemos optar pelas cores nos seus tons mais pálidos. Assim não perdemos sensação de espaço nem prescindimos das cores que adoramos.

Decoração com cores - intensidade das cores

Decoração com cores – intensidade das cores | Foto: pinimg

 

Optar por manter uma paleta de cores neutras como base e depois acrescentar pontos de cor fortes é uma grande ideia! Aqui as cores primárias (amarelo, vermelho e azul) resultam muito bem e são o suficiente para dar um ar jovem e divertido ao espaço, sem que corra o risco de cansar-se rapidamente da decoração. O que lhe parece?

Decoração com cores - base de cores neutras com apontamentos de cores fortes

Decoração com cores – base de cores neutras com apontamentos de cores fortes | Foto: blogspot

 

Manter um fundo branco e colorir com peças especificas é mais uma opção. Permite que vá variando nas cores, uma vez que só terá de trocar esta almofada por aquela, esta manta por aquela, e por aí fora. O seu gosto e disposição é que ditam as regras!

Decoração com cores - fundo branco com cor em peças específicas

Decoração com cores – fundo branco com cor em peças específicas | Fotos: decoracaowwwdotcoisasdcasadotcom e  ideiasdefimdesemana

 

Se gostou de conhecer estas ideias de decoração com cores, conheça também ideias de decoração com papel de parede. Descubra também tudo o que os aparadores e os biombos poderão fazer pela decoração de sua casa.

 

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest