Curiosidades – 10 esculturas que só podem ser vistas debaixo de água
O que está debaixo das águas desde sempre inspirou e intrigou o Homem. Afinal o fundo dos oceanos é, apesar de tudo o que já sabemos, um mundo misterioso e mágico por descobrir. Hoje mostro-lhe esculturas incríveis, que estão submersas nestas águas. Observe estas imagens e fique também a conhecer algumas das maravilhas que se escondem da vista, mas que brilham nos confins dos mares e oceanos.
Esta magnifica escultura é uma obra de Jason deCaires Taylor e chama-se Vicissitudes. É no Grenade Underwater Sculpture Park, a primeira galeria subaquática do mundo, que a podemos observar. É uma das mais conhecidas obras deste artista que se tem dedicado à criação de um verdadeiro museu debaixo de água.
O trabalho de Taylor é, de facto, impressionante. A escultura que aqui pode ver é a maior algum dia submersa. Pesa 60 toneladas e simboliza, segundo o escultor, a necessidade de preservar e cuidar dos nossos oceanos. A mulher agachada, carrega o peso dos oceanos nos seus ombros.
Se há criaturas que são tão misteriosas como o fundo dos mares são sem dúvida as míticas sereias. Que boa ideia fazer uma estátua destas, tão linda, e deixá-la embelezar as águas! A boa noticia é que a sereia fica somente a 15 metros de profundidade, e a mais ou menos 50 metros da costa, o que faz com que, mesmo para quem não é profissional, seja relativamente fácil conseguir alcançá-la.
Este é o Cristo do Abismo. Foi erguido em homenagem ao mergulhador Dario Gonzatti no mesmo local em que este perdeu a vida, em 1947. A estátua é feita em bronze e mede cerca de 2,5 metros. Como fica a 17 metros de profundidade também é um local muito visitado por curiosos ou por outros mergulhadores profissionais que querem ver de perto a obra de arte.
São mais de 500 estátuas enormes que aqui se encontram e têm todas o tamanho de pessoas reais. Esta instalação de arte lindíssima fica no México, em Cancún, por isso, se um dia lá for, ganhe coragem e faça um mergulho para descobrir estas e outras maravilhas!
Uma das mais belas estátuas submersas é esta! Parece tão frágil! Chama-se Resurrection e é mais uma das obras de Jason deCaires Taylor. Esta figura angelical tem asas feitas com pedaços verdadeiros de coral. É linda, não acha?
A estátua chama-se Inertia, que é como quem diz Inércia. Percebe-se bem porquê, não é? Quando se olha para ela, repara-se logo em como parece preguiçoso e acomodado o homem ali sentado. Em frente uma televisão, no colo, um prato com 'fast food. Representa bem os dias de hoje, infelizmente! É um trabalho realmente impressionante. Concorda?
Acredita-se que que esta pode ser uma das mais antigas estruturas no mundo. Foi encontrada há poucos anos no Japão e os arqueólogos pensam que pode ter sido uma cidade de uma civilização anterior à Idade da Pedra. Quão fantástico é isto?! Adoro mistérios!
Mais uma escultura que merece ser visitada. Aqui Jason deCaires Taylor sensibiliza-nos para o tema dos refugiados, representando-os moribundos, numa embarcação de borracha sobrelotada. A estátua torna-se ainda mais marcante, com outra que representa duas pessoas a tirar uma selfie junto ao barco. Que forte!
Os carochas fazem vibrar o nosso coração, não acha? Mas este é especial. A escultura dá pelo nome de Anthropocene e tem pormenores espetaculares. Os pneus do carro, por exemplo, são hiper-realistas. O mais fantástico é que o objetivo desta escultura e das outras neste museu aquático é servir de casa para milhares de espécies de peixes, corais e plantas marinhas.
Se gostou de conhecer estas 10 esculturas que podem ser vistas debaixo de água, conheça também os tesouros mais surpreendentes de sempre e 12 lugares santos em Portugal. Descubra ainda dicas de decoração e bricolage em madeira.