Na poupança para a reforma há vários pequenos passos e dicas a seguir de forma a aumentar a probabilidade de vivermos a reforma dos nossos sonhos.
- Organize as finanças pessoais: faça um orçamento
Organize as suas poupanças pessoais, quais os rendimentos? Quais as despesas? Tenho o nível de vida ajustado aos rendimentos? É possível reduzir as despesas sem diminuir a qualidade de vida? É possível aumentar os rendimentos? As respostas a estas perguntas vão ajudar a aumentar o valor disponível para poupar.
- Comece hoje a poupar
O melhor momento para poupar é sempre o actual. Para a maioria das pessoas, a reforma é uma preocupação distante no tempo, pelo que adiam os primeiros passos para começar a construir uma reforma feliz. Comece hoje, quanto mais cedo menor será o esforço.
- Pague as dívidas
Uma das melhores formas de começar a poupar é diminuir o valor das dívidas, a poupança com juros pode ser muito significativa ao longo dos anos. Comece por pagar os empréstimos com as taxas de juro mais elevadas. Uma reforma sem dívidas aumenta a liberdade financeira e pessoal.
- Reformar-se para quê? Defina objectivos
Definir para que é que nos reformamos é uma das melhores formas de nos motivar e disciplinar a poupança. O que queremos fazer na nossa reforma? Viajar? Estudar? Ter um negócio? Financiar estes desejos é um dos objectivosda poupança para a reforma.
- Trace um plano.
Escrever é uma das melhores formas de concretizar ideias. Quais são os objectivos? Quanto custam? Quanto, e durante quanto tempo, tenho que poupar para os financiar? Os objectivos mudam ao longo do tempo pelo que o plano deverá ser revisto ao longo dos anos.
- Compreenda os conceitos básicos dos investimentos.
Procure compreender alguns dos conceitos básicos do mundo dos investimentos para analisar os riscos das diferentes aplicações financeiras. O mundo dos produtos de poupança é complicado, a maioria das pessoas deverá aconselhar-se junto de profissionais ou pessoas da sua confiança.
- Faça perguntas
As poupanças são suas, a responsabilidades é sua, a reforma é sua. Se tem dúvidas, se não compreende a explicação, faça perguntas. Não tenha vergonha de fazer perguntas e insistir até obter a informação que pretende.
- Aplique as poupanças para o longo prazo
Quanto mais distante o momento da reforma maior terá que ser o horizonte de investimento. Poupar para o longo prazo significa evitar que o ruído e receios do dia a dia interfiram numa plano, que se pretende, a vários anos.
- Não esquecer a regra número 8
A regra 8 é fácil na teoria mas muitas vezes difícil na prática. Seja disciplinada. No tema da reforma longo prazo significa 10, 20, 30 anos. Deixe o dinheiro “trabalhar” por si.
- A reforma não é só dinheiro
O dinheiro é uma parte da reforma, é a forma como se financia os sonhos que temos para esta fase da vida. A felicidade na reforma obtém-se através da concretização de sonhos e aspirações, o dinheiro só é importante na medida em que os ajude a concretizar.
João Morais Barbosa e Luís Alvarenga são especialistas em gestão de poupanças. São autores do livro Viva uma reforma feliz (Manuscrito).