10 alimentos que não deve guardar no frigorífico
O frigorífico é fundamental para guardamos a fruta e os vegetais frescos e alguns alimentos no congelador, como a carne e o peixe. Mas atenção que o frio não faz bem a todos os alimentos.
Há os que podem ser congelados apenas uma única vez, depois de descongelados devem ser consumidos o mais rapidamente possível. Outros há que quanto maior percentagem de água têm na sua composição, mais sujeitos estão a alterações no contacto com o frio. Dou-lhe a conhecer 10 alimentos que não deve guardar no frigorífico porque perdem o sabor, a textura e as propriedades nutricionais:
1- Tomate
Este alimento não deve ser guardado no frigorífico quando é para ser consumido em saladas, porque perde o sabor. O ar frio do frigorífico também faz com que o tomate não amadureça, por isso, se estiver verde, não o guarde no frio, além de que irá perder o sabor original e as propriedades antioxidantes. Solução: colocar o tomate numa tigela ou numa cesta em cima do balcão da cozinha.
2- Manjericão
Se colocar o manjericão no frigorífico murcha e seca mais rapidamente. O paladar também irá alterar-se porque esta erva aromática absorve o cheiro de outros alimentos ou mesmo refeições já confeccionadas que estejam ao redor.
Solução: deve colocá-lo dentro de um copo com água fresca, fora do frigorífico. Se quer guardar o manjericão por mais tempo, o melhor é fervê-lo e congelá-lo.
3- Batata
Se guardar as batatas no frigorífico o amido vai transformar-se em açúcar mais rapidamente. Vai acabar por ficar com batatas doces mas duras. Por isso, coloque-as num saco de papel num local fresco, com uma temperatura amena. Deve evitar guardá-las em sacos de plástico porque estas embalagens não deixam as batatas respirarem e acabam por apodrecer mais rapidamente. Estas recomendações aplicam-se, também, à batata doce.
4- Cebola
Na maioria das situações, na confecção de um prato, só utilizamos metade da cebola. O hábito é pegar na metade que sobra e colocar no frigorífico. Depois de cortada, a cebola aguenta dois dias com boa apresentação. No entanto, do ponto de vista nutricional, pode já não estar aceitável. Se guardar a cebola cortada no frigorífico, a humidade vai deixá-la macia e a cheirar a mofo. Por isso, o melhor é colocá-la num lugar fresco e seco. As cebolas devem ser mantidas separadas das batatas, senão acabam por estragar-se mais depressa.
5- Abacate
Quando o abacate está verde não o coloque no frigorífico. Faça-o apenas se o fruto estiver maduro e não o quiser comer de imediato. Tal como a banana, se puser o abacate no frigorífico ainda verde, o fruto acaba por não amadurecer como deve ser, ou seja, com a textura, sabor e aroma desejados. Quando os compra verdes, deixe-os ficar num local seco, escuro e fresco. Para que amadureçam mais depressa, pode embrulhá-los em papel de jornal.
6- Bananas, pêssegos e ameixas
Há muita gente que já sabe, por experiência própria, que a banana, quando é guardada no frigorífico, perde as propriedades nutritivas porque fica escura, pastosa e com um sabor diferente. Tal acontece porque facilmente absorve a humidade que, devido ao frio, impede o amadurecimento natural. Quanto aos pêssegos e às ameixas ficam com uma textura mais seca e pastosa e podem, também, adquirir uma pele rugosa.
7- Pão
Se puser o pão no frigorífico ele vai ficar seco mais depressa. Deixe-o à temperatura ambiente, dentro de um saco plástico. O pão que irá comer no dia-a-dia pode ser mantido à temperatura ambiente durante quatro dias. O restante deverá ser congelado e bem envolvido para manter a humidade. Ao tirar do congelador, deve deixá-lo descongelar lentamente, e por completo, antes de comê-lo.
8- Azeite
O azeite deve ser guardado num local fresco e escuro, mas nunca no frigorífico, onde fica duro, quase como a manteiga. Com o frio, esta gordura solidifica e fica com um aspecto pastoso, igual ao da manteiga. Apesar das suas características nutricionais não sofrerem alteração no frio, a gordura acaba por absorver os cheiros ao redor, perdendo assim o que tanto define o azeite, o seu sabor.
9- Limão
Depois de aberto, o limão não deve ser colocado mo frigorífico. Além de oxidar rapidamente e de perder as vitaminas, o limão absorve os cheiros do interior do frigorífico, assim como os gases que existem neste electrodoméstico. Quando precisar de guardar um limão cortado, envolva-o em película aderente, coloque-o dentro de um recipiente de vidro fechado e consuma-o o mais breve possível, até seis horas, no máximo, após ter sido aberto.
10- Mel
O mel não precisa de ser guardado no frigorífico para ficar mais bem conservado. Basta que esteja num frasco bem fechado, em ambiente seco, protegido do calor e da luz solar. Se o colocar no frigorífico pode vir a cristalizar, além de que o frio vai provocar alterações nesta iguaria. O frio faz com que o açúcar cristalize, de maneira que o mel vai ganhar uma textura rija e vai ser mais difícil utilizá-lo.
Se gostou de saber quais são os 10 alimentos que não deve guardar no frigorífico, saiba também quais são os alimentos que não deve reaquecer. Saiba ainda onde ficam os mais belos jardins, os mais belos moinhos e os mais belos faróis. E descubra os sapatos e os vernizes que a farão brilhar.