Shares

Carnaval de Veneza – Beleza e História

 

O Carnaval de Veneza é considerado um dos mais famosos, belos e antigos do mundo. Destaca-se, sobretudo, pelas máscaras e figurinos que procuram recriar o estilo dos nobres dos séculos XVII e XVIII, ou as representações teatrais que eternizaram personagens como os pierrots, colombinas e arlequins.

Os primeiros registos do Carnaval de Veneza datam de 1094, contudo, reapareceu em força a partir do século XVI, altura em que a nobreza se disfarçava para sair à rua e misturar-se com o povo. As máscaras tornaram-se o elemento mais importante.

Carnaval de Veneza - Beleza e história - Uma tradição italiana

Carnaval de Veneza – Beleza e história – Uma tradição italiana | Foto: wikipedia

 

 

As ruas da cidade ficam apinhadas de gente mas é na Praça de São Marcos que desfilam as máscaras mais bonitas e decorrem as iniciativas de maior destaque. Para os menos precavidos, há bancos de venda ao longo das ruas onde podem comprar, quase até à última da hora, máscaras e disfarces ao estilo veneziano.

Carnaval de Veneza - Beleza e história - Máscaras

Carnaval de Veneza – Beleza e história – Máscaras | Foto: tripatlas

 

 

As famosas máscaras

 

Esta festa atrai, todos os anos, milhares de pessoas que se concentram nos arredores da Praça São Marcos. Os festejos decorrem, normalmente, durante dez dias, promovidos pela elite financeira e cultural.

As máscaras são, normalmente, muito caras, mas existem alternativas acessíveis a cada carteira, assim como a possibilidade de alugar um traje. A máscara mais comum é a bauta, é branca com o formato de um bico, e é acompanhada por um chapéu de três pontas, um enorme casaco e uma capa preta de seda, qual nobre de Veneza!

Carnaval de Veneza - Beleza e história - Tradição

Carnaval de Veneza – Beleza e história – Tradição | Foto: pinimg

 

 

Dias e dias de festa

 

Esta festa quase desapareceu no século XIX. Mas da década de 80 para cá, tem merecido o incentivo do Estado. A Praça de São Marcos enche-se de plebeus e turistas, enquanto a elite vai para as mansões, castelos do Gran Canale ou para os luxuosos hotéis onde decorrem várias festas ao som de valsas, tarantelas e, mais recentemente, ao som do samba.

Ora tome nota: o Corteo Acqueo (Desfile na Água) aconteceu no dia 12. Neste dia, às 11h parte da Punta della Dogana, um desfile de barcos atravessou todo o Canal Grande até chegar ao famoso Rio de Cannareggio. Com a chegada dos barcos, abriram-se os stands eno-gastronómicos com especialidades típicas de Veneza, os famosos “cicheti” e os doces da tradição de carnaval do território como “le fritole” e “galani”.

Contudo, é o Volo dell’Angelo (voo do anjo) que abre oficialmente o Carnaval. Uma colombina (interpretada, normalmente, pela “Maria” eleita no carnaval anterior) desce “voando” o Campanile di San Marco em direcção ao pátio do Palazzo Ducale. Na mão leva um ceptro, que é entregue ao Doge (assim se chamava o dirigente máximo da República de Veneza entre 697 e 1797).

Outra das atracções é a remiazione della Maria (Coroação de Maria). Trata-se da coroação da “rainha do carnaval” de Veneza. A selecção é feita uns dias antes por um júri composto por 10 pessoas. São escolhidas 12 raparigas com idades entre os 18 e 26 anos que depois irão no desfile das Marias. Elas representam o sequestro e a libertação das 12 donzelas prometidas como esposa do Doge de 1039, Pietro Candiano III.

No penúltimo dia de cada Carnaval, durante o Gran Gala em Ca’ Vendramin Calergi, é escolhida a rapariga mais bonita, a Maria do Carnaval. A coroação acontece no último dia das festividades, assim como a selecção das fantasias mais bonitas para o Concurso “La Maschera più bella”.

Carnaval de Veneza - Beleza e história - Eleição da máscara mais bela

Carnaval de Veneza – Beleza e história – Eleição da máscara mais bela | Foto: pinimg

 

Em cada desfile participam três companhias com espectáculos de teatro de rua, música e dança. A praça é animada com música e coreografias inspiradas na natureza e na tradição.

 

E claro, também você poderá participar no desfile de Carnaval de Veneza, sozinho ou em grupo, com ou sem coreografia. E ir ao Carnaval de Veneza sem traje, é como ir a Roma e não ver o Papa. Ou quase…

Carnaval de Veneza - Beleza e história - Público

Carnaval de Veneza – Beleza e história – Público | Foto: dreamdiscoveritalia

 

Se gostou de conhecer toda a beleza e História do Carnaval de Veneza, espreite onde ficam os belos parques temáticos e as mais espectaculares pontes do mundo. Surpreenda-se com estas escadas impressionantes.

 

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest