Se vive ou tem familiares a viver num estúdio ou numa casa de dimensões reduzidas, saiba que há vários truques que pode pôr em prática na hora de a decorar! Para não perder espaço desnecessariamente e ainda ganhar toda a inspiração de que necessita, veja estas dicas imperdíveis!
Caso precise de delimitar os diferentes espaços consoante as suas funções: dormir; cozinhar; conviver ou trabalhar, use soluções como estantes, biombos, cómodas… ou mesmo cortinas.
Foto: impressiveinteriordesign
Defina quais são as zonas da casa que são mais importantes para si. Se trabalha em casa, quererá ter uma zona de trabalho com dimensões adequadas. Caso goste de receber amigos em casa, a zona de estar terá que ser bastante agradável. Poderá preferir eleger uma cama espaçosa… Assim saberá qual das zonas merece a sua melhor atenção na hora de a decorar.
Foto: insurhouse
Uma excelente maneira de poupar espaço nos estúdios é optar por móveis retráteis. Por exemplo, uma mesa que só abre quando a for utilizar ou um sofá que também pode ser cama.
Foto: tha
É fundamental que escolha mobiliário multifunções. Por exemplo, bancos que tenham uma parte de dentro oca, onde poderá guardar coisas; mesas de apoio que também possam servir de bancos ou mesmo uma cama com gavetas por baixo, onde pode guardar roupa de cama.
Foto: westwing
Opte por encostar a cama a uma parede, já que as camas no meio do quarto fazem o espaço parecer ainda menor. Pode colocar a cama paralela ou perpendicular à parede.
Foto: novateasesora
Use e abuse de espelhos, quer seja um espelho grande ou vários espelhos pequenos... Eles vão fazer com que a casa pareça muito maior, já que dão sensação de profundidade.
Foto: emobile
Escolha um esquema de cores maioritariamente neutro. As cores claras refletem a luz e fazem o espaço parecer mais amplo e iluminado. Mas tenha sempre em conta a influência que as cores têm no seu estado de espírito e humor e, claro, o seu estilo pessoal. Uma parede mais escura no meio das restantes brancas também pode funcionar bem e ajudar a diferenciar uma zona da outra.
Foto: ytimg
Use a cor e as texturas em apontamentos como almofadas ou pequenos elementos decorativos, para dar personalidade ao espaço.
Foto: popsugar
Foto: detalhesmagicos
Não bloqueie a luz com cortinas muito densas, tudo o que escureça o seu apartamento vai fazê-lo parecer mais pequeno.
Foto: freshome
Crie um foco na decoração com uma peça chave. Por exemplo, uma mesa design, um sofá original, um quadro grande, uma poltrona com uma cor mais intensa.. Seja qual for a peça que escolher, o importante é que ela atraia as atenções e que confira algum dinamismo ao todo. Além disso, desviará a atenção da dimensão reduzida do espaço.
Foto: imguol
Dê primazia à mobilidade dentro do seu apartamento e, por isso, não o deixe atolado de mobiliário. Use apenas o essencial. Não se esqueça que pode usar móveis de parede para desimpedir o chão.
Foto: wakecares
Se gostou destas dicas, veja também tudo o que pode fazer com umas placas de arrumação; divirta-se com estas almofadas incríveis e impressione-se com estas dicas de arrumação de livros.