A ordem certa para aplicar os cremes de rosto (olhos, serum, hidratante…)
É uma das perguntas de beleza mais comuns. Antigamente não havia tantos e tudo era mais fácil. Agora cada um tem a sua função, têm também uma ordem para aplicar e todos são importantes no combate ao envelhecimento precoce. Antes de mais, não esqueça de limpar bem a sua pele, de manhã e à noite, para que os produtos e os seus princípios ativos, normalmente numa concentração elevada, penetrem perfeitamente e atuem de forma a alcançar o objetivo desejado.
A ordem certa para aplicar os cremes
1- Creme de olhos
Quase todos os cremes faciais estão pensados para que os possa usar à volta dos olhos. No entanto, sabemos que a pele desta zona é muito mais fina do que a do rosto o que significa que os princípios ativos dos cremes a podem mais facilmente irritar e inflamar. Os especialistas, recomendam que, a partir dos 35 anos, se deve usar um creme específico para esta zona. Para evitar as tais irritações, começo sempre por aplicar o creme de olhos com muita suavidade e carinho.
Como aplicar
Não esfregue! Com o dedo anelar, aplique, debaixo do olho, logo acima das maças do rosto, e abaixo das sobrancelhas. Sempre, o mais possível, afastada da zona do ocular. Massaje ligeiramente, do ângulo interno, do olho, para o externo, em baixo e em cima. Termine com pequenas ‘pancadinhas’, como se estivesse a tocar piano, com as pontas dos dedos, para ativar a circulação. Estas ‘pancadinhas’ ajudam a evitar os papos e as olheiras, ao fazerem como que uma pequena drenagem nessa zona.
2- Serum
Este é o produto com maior concentração de produtos ativos e possui uma textura mais aquosa, ou sob a forma de óleo, para que penetre mais facilmente na pele. É muito importante que seja aplicado numa pele perfeitamente limpa, e antes de qualquer creme. Seja qual for a sua função: hidratação, anti – rugas, anti-manchas é considerado um tratamento de reforço quando a pele o exige, e deve ser usado independentemente da idade.
Como aplicar
Aplique umas gotas no rosto, de acordo com a sugestão da marca. Espalhe suavemente, com movimentos circulares, ascendentes e de dentro para fora, em todo o rosto, pescoço e colo.
3- Creme hidratante ou de tratamento
Termine com o seu creme de dia, ou de noite, indicado para o seu tipo de pele, ou para o problema que está a querer resolver. Não se esqueça que, durante o dia, a pele está sujeita a muitas agressões e é preciso protegê-la com antioxidantes e protecção solar, e à noite precisa de hidratação e substâncias reparadoras. Esta informação é importante quando for comprar os seus cremes.
Como aplicar
Não use excesso de produto, em especial à noite. Aplique uma pequena quantidade e massage suavemente com movimentos circulares ascendentes, e de dentro para fora, em todo o rosto, pescoço e colo.
Truque (para quem não tem máscara de rosto): Uma vez por semana, pode usá-lo como máscara facial: aplique uma boa camada, deixe atuar por 30 minutos. Retire o excesso com um lenço de papel.
4- Protector solar
Como estamos no Verão, convém lembrar que o sol é o grande responsável pelas manchas do rosto e pelo envelhecimento precoce da pele. Não se esqueça da aplicar protecção solar e, mesmo assim, evitar uma prolongada exposição ao sol.
Como aplicar
O protector solar deve ser o último produto a ser aplicado no seu rosto. O fator de proteção não deve ser nunca inferior a 15, no dia-a-dia, e 30 em caso de exposição solar. Na praia, reaplique, pelo menos, de hora a hora.
Penso que também poderá ser útil, em férias, o artigo que a ajudará a tratar dos seus pés. Importante também é saber o que fazer se por acaso apanhar um escaldão ou conhecer dicas úteis para dar um melhor uso ao seu pareo. Boas Férias!
Beijinhos