Roteiro de 2 dias maravilhosos no Douro
Hoje escrevo acerca de uma das regiões mais bonitas de Portugal: o Douro. Certamente já ouviu que o Douro está classificado como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO e que são cada vez mais as pessoas que visitam esta região. É fácil de perceber porquê: o Douro possui uma paisagem única e excepcional, enorme hospitalidade e uma gastronomia irresistível!
Aproveite este roteiro e marque já um fim de semana na região. Descubra as minhas sugestões:
Dia 1
Como não podia deixar de ser, o Porto é a primeira paragem neste roteiro. Caso não conheça ainda, deve começar por andar pela Baixa e pela Ribeira da cidade. Caso conheça, é sempre bom repetir este passeio.
Atravesse a Ponte Dão Luís e aproveite para visitar as famosas caves do vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia. As caves mais visitadas são a Ferreira, Taylor’s e Graham’s.
De volta ao Porto, pode e deve ainda visitar a Livraria Lello, o Café Majestic, a Igreja e Torre dos Clérigos, passear pela Avenida dos Aliados e ainda visitar a Estação de São Bento.
Mas não são só os monumentos que fazem do Porto uma boa cidade para se visitar: aproveite para provar as típicas e únicas francesinhas do Porto. São uma delícia!
Depois de percorrer as ruas e monumentos da cidade do Porto, chegou a hora de começar a subir o Douro e ir até ao Pinhão. Pode fazê-lo de comboio, carro ou de barco. No entanto, se quiser aproveitar e ficar a dormir nalgum hotel da região do Douro, a viagem de barco não é a mais indicada porque, normalmente, inclui o regresso ao Porto.
Se for de carro aproveite para fazer uma paragem na cidade de Marco de Canaveses ou na Régua. A estrada nacional 222 que liga a cidade da Régua ao Pinhão, foi considerada a melhor estrada do mundo para se conduzir e o seu cenário é incrível com vinhas a perder de vista e o singular rio Douro a acompanhar.
Pode aproveitar a ida por esta maravilhosa estrada para passar pelo restaurante Doc, do chef Rui Paula.
Ao chegar ao Pinhão, visite a sua Estação de Comboios e contemple os seus painéis de azulejos.
Dia 2
Para começar bem o dia, visite uma das quintas produtoras de vinho da região, como por exemplo a Quinta do Seixo que tem uma das melhores vistas sobre o Douro.
Depois do almoço pode fazer uma curta viagem de barco a partir do Pinhão. Se não apreciar este tipo de viagens, pode ir até um dos miradouros mais conhecidos e apreciados da região: o miradouro de São Leonardo, Galafura. Está a 640 metros de altura e foi um dos locais mais estimado pelo escritor Miguel Torga.
Se ainda tiver tempo, pode sair do miradouro em direcção a Vila Real e visitar o Palácio de Mateus, onde pode encontrar uma biblioteca com cerca de 6000 livros, incluindo algumas preciosidades, como a edição ilustrada dos Lusíadas.
Gostou das minhas sugestões? Visite esta região, vai AMAR.